fonte

O cristão pode beber vinho?



https://youtu.be/7ePfoDP2oFQ

É importante compreendermos que o cristão não está debaixo da lei, no sentido de faça isto, não faça aquilo (Col. 2:20,21). Sabemos que todas as coisas são lícitas àquele que crê, mas nem tudo convém (I Coríntios 6:12).

O primeiro milagre do Senhor foi em uma festa de casamento onde se serviu bebida alcoólica. E o milagre foi justamente produzir mais bebida! Não quero com isto dizer que o Senhor é a favor da bebedice mas também não podemos ser ingênuos como alguns que afirmam que não se tratava de vinho e sim de suco de uva. Longe de querer incentivar a bebedice, o Senhor mostrou que só Ele era capaz de trazer alegria ao coração do homem (Salmo 104:15).

Creio que em nossos dias a bebida alcoólica tomou um rumo diferente daquele nos tempos de Cristo quando tratava‑se de vinho puro de fermentação natural e fazia parte da alimentação normal, como acontece ainda em alguns países.

Hoje em dia o homem tem criado bebidas cada vez mais fortes com a intenção não de alegrar o coração do homem, mas de embebedá‑lo tornando‑o inconsciente de seus próprios atos. A bebida se tornou uma fuga e uma fonte de (falsa) coragem. Cabe, então, muito bem a passagem de Oséias 4:11 que diz que "o vinho e o mosto tiram a inteligência".

Mas como já disse, o cristão não deve ser guiado pela lei mas pelo Espírito. Costumo tomar vinho de vez em quando durante a refeição como meu pai, que era descendente de italianos, já fazia imitando as gerações que vieram antes dele. Aqueles que são italianos ou descendentes sabem que o vinho faz parte dos próprios costumes daquele país e é raro se encontrar uma refeição onde não se tome vinho. Não para se embebedar, mas apenas como bebida acompanhando a refeição.

Finalmente, creio que a posição de qualquer cristão não só em relação ao vinho, mas a qualquer fonte de alegria e prazer nesta vida, deve ser sempre a da noiva em Cantares 1:1-4:


"...melhor é o Teu amor do que o vinho... em Ti nos regozijaremos e nos alegraremos; do Teu amor nos lembraremos, mais do que do vinho."
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça