As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.

Pesquisar este blog

O que é o Livro da Vida?



https://youtu.be/L1cFL7-SX2o

Sua pegunta sobre o "Livro da Vida" tem a ver com a ideia comum de que ser riscados do "Livro da Vida" significa perder a salvação. Não é bem assim, mas você sabe que diferentes palavras têm diferentes significados dependendo do contexto. Se você chamar alguém de "cabra", dependendo de onde o sujeito mora ele vai achar que está sendo chamado de mulher do bode. No nordeste o cara vai entender que significa simplesmente "homem" ou "rapaz". Diga que o "inverno" chegou e seu amigo do sul vai sair de casa com agasalho. Seu amigo do norte vai levar o guarda-chuva.

Se for à padaria na Baixada Santista peça "média", em Ribeirão Preto não vão mandar você para a fila maior se pedir "filão", mas no Ceará se pedir "carioquinha" não vai sair de braços dados com uma garota do Rio de Janeiro. No Rio Grande do Sul pode pedir "cassetinho" sem medo, em Sergipe "pão jacó" e no Pará "pão careca", mas isso não garante que ele virá sem cabelo. Numa padaria de Uruguaiana pedi "biscoito de polvilho", que é como chamam aqui aquele parecido com o Globo vendido nas praias do Rio, e me deram um treco duro e sólido, nada parecido com o isopor que comemos aqui.

Escrevi tudo isso para você nunca mais se esquecer de que na Bíblia existem palavras ou expressões que têm diferentes significados dependendo do contexto, o que faz muita gente se confundir. Já disseram a você que existe a possibilidade de seu nome ser riscado do "Livro da Vida" e você perder a salvação? Então é bom compreender que "Livro da Vida" é uma expressão com diferentes significados na Bíblia e salvação é algo que não perdemos porque não conquistamos por nossos méritos e esforços: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Ef 2:8-9). Ela nos é dada pelo "Deus que justifica o ímpio" (Rm 4:5), não o bom, quando cremos no Salvador Jesus. E NUNCA nos é tirada e NINGUÉM poderá fazê-lo (nem nós mesmos), como Jesus mesmo garantiu:

"E dou-lhes a vida eterna, e NUNCA hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão." (Jo 10:28)

"Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e NINGUÉM pode arrebatá-las da mão de meu Pai." (Jo 10:29)

Segundo o dicionário bíblico, "Livro da Vida" tem vários significados. "Trata‑se do registro dos nomes das pessoas como estando vivas. Um livro, também chamado simplesmente de livro de Deus, pode ser um livro daqueles que tão somente tem um nome para viver, cujos nomes podem, consequentemente, ser apagados (Êxodo 32.32,33; Salmo 69.28; Apocalipse 3.5; 22.19). Outro aspecto que o livro da vida assume é o de um livro dos salvos, do qual ninguém será apagado (Filipenses 4.3; Apocalipse 3.8; 17.8; 20.12,15; 21.27). Um terceiro livro, simplesmente chamado de "o livro" contém os nomes do remanescente de Israel"(Daniel 12.1)." (Concise Bible Dictionary)

Veja mais sobre a CERTEZA da salvação:

http://www.respondi.com.br/2016/05/como-ter-seguranca-certeza-e-alegria-da.html
http://www.respondi.com.br/2016/05/o-fogo-nunca-se-apaga-o-salvo-nunca-se.html
http://www.respondi.com.br/2012/02/15-passagens-que-dizem-que-podemos.html
http://www.respondi.com.br/2011/09/estas-passagens-afirmam-que-podemos.html
http://www.respondi.com.br/2013/09/cair-da-graca-desviar-e-naufragar-na-fe.html
http://www.respondi.com.br/2014/01/se-eu-perder-fe-perco-salvacao.html
http://www.respondi.com.br/2012/02/extinguir-o-espirito-significa-perder.html
http://www.respondi.com.br/2011/02/voce-diz-que-salvacao-esta-garantida.html
http://www.respondi.com.br/2011/09/paulo-nao-tinha-certeza-da-salvacao.html
http://www.respondi.com.br/2008/10/podemos-perder-salvacao.html
http://www.respondi.com.br/2011/04/seguranca-da-salvacao-depende-de-mim.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/qual-diferenca-entre-o-batismo-e-o-selo.html
http://www.respondi.com.br/2010/04/um-crente-pode-perder-sua-salvacao.html
http://www.respondi.com.br/2014/01/quem-morre-no-ato-do-adulterio-perde.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/afastei-me-de-jesus-o-que-fazer.html
http://www.respondi.com.br/2007/05/possvel-ter-certeza-de-ir-para-o-ceu.html
http://www.respondi.com.br/2007/12/salvao-e-pela-graca-somente.html
http://www.respondi.com.br/2010/02/posso-ser-cortado-depois-de-crer.html
http://www.respondi.com.br/2010/04/um-crente-pode-perder-sua-salvacao.html
http://www.respondi.com.br/2010/02/para-ser-salvo-preciso-ir-frente-orar.html
http://www.respondi.com.br/2008/06/o-que-fazer-quando-nao-sinto-presenca.html
http://www.respondi.com.br/2008/01/e-pecado-considerar-se-salvo.html
http://www.respondi.com.br/2005/05/no-presuno-voc-dizer-que-est-salvo.html

Mais acessadas da semana