fonte

O que significa a parábola das dez virgens?



https://youtu.be/dNr6oGHXwU8

Creio que o numero cinco na Bíblia nos fala de responsabilidade humana. Pelo menos ele aparece muito associado a isso. São cinco os livros dados a Moisés de todas as coisas que os homens deveriam cumprir. São dez os mandamentos: Cinco da responsabilidade para com Deus e cinco para com o próximo. (Leia meu comentário posterior a respeito desta divisão em grupos de 5, e não 4 e 6 como alguns costumam dividir os dez mandamentos).

Considerando que 'virgem' é uma figura da Igreja, creio que as cinco virgens prudentes nos falam da responsabilidade do testemunho que foi deixado nas mãos dos homens. As outras cinco nos falam do testemunho que não tem o azeite, isto é, considerando que o azeite é uma figura de unção, do Espírito Santo, trata-se da esfera de profissão cristã, dos que apenas professam ser cristãos, como a falsa noiva de Apocalipse (a meretriz).

Quando o Noivo vem, somente as que são reais entram para a Sua presença. As outras virgens recebem a sentença: Nunca vos conheci. Não penso que cinco seja o número das esposas do Cordeiro, pois há uma noiva no sentido coletivo da Igreja. Na verdade nas Escrituras o Senhor aparece como tendo duas esposas. Da primeira Ele Se divorciou por sua infidelidade (Ez 16; Jr 3.8), mas voltará a recebê-la. É Sua esposa terrenal, Israel. A outra, que Ele apresentará a Si mesmo como virgem pura somos nos, Igreja.

Cantares nos fala do amor do Senhor por Sua primeira esposa, Israel. O Salmo 45 é a profecia desse matrimônio do Senhor com Israel no futuro.

Você encontra mais comentários sobre esta parábola em "O evangelho em 3 minutos".
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça