As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.
ATENÇÃO: POR FALTA DE TEMPO SÓ RESPONDEREI PERGUNTAS INÉDITAS. NÃO RESPONDO NO WHATSAPP.
PESQUISE "assunto"+"mario persona" NO GOOGLE PARA VER SE JÁ EXISTE RESPOSTA.

Pesquisar este blog

Deus é autor do mal?



https://youtu.be/lrfLPYoj8tQ

Isaías 45.7 ‑ A palavra "mal" na versão Almeida é "ra" no original hebraico, e tem o significado de tristeza, miséria, adversidade, aflição, mas nunca significa "pecado". Deus cria o mal, ou seja, Ele traz miséria, aflição ou tristeza quando assim julga necessário para cumprir os seus justos desígnios. O mal que Deus terá que trazer sobre o pecador que não crê em Cristo é um exemplo disto.

É possível congregar com desprendimento denominacional?



https://youtu.be/_i_IJ5MBhJw

Você falou em congregar com "desprendimento denominacional" e eu acrescentaria que não existe uma desprendimento denominacional na prática se não houver uma separação do sistema denominacional para se estar reunido SOMENTE ao nome do Senhor Jesus Cristo, o Nome tão digno ao Pai que é, infelizmente, muitas vezes, considerado por nós de somenos importância.

A Bíblia proíbe transfusão de sangue?



https://youtu.be/G72o5mvw7fE

Não há nada na Bíblia que proíba a transfusão de sangue, ao contrário do que prega a seita chamada "testemunhas de Jeová". No Antigo Testamento era vedado comer sangue, pois o sangue é a vida do corpo e, ao comer o sangue, você estaria se alimentando da vida de outro ser. E era o sangue de algum ser que havia sido morto, o que não acontece em uma transfusão.

Jesus tinha irmãos?



https://youtu.be/Ki1S8hVVW4M

Temos o costume de colocar em dúvida o que lemos na Bíblia, que está muitas vezes tão claro, só porque alguém traz alguma teoria de que não seja assim. O que lemos na Bíblia?

"Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele." Marcos 6:3

Como um cristão deve se vestir?



https://youtu.be/XmGRVu9JD70

Pelo que escreveu, você está sendo obrigada a vestir calças compridas em seu novo trabalho, por ser mais adequado às atividades que exerce. Sua dúvida, creio eu, vem de uma aplicação errada das Escrituras. Assim como você, concordo que a mulher não deve se vestir com roupas de homens, mas isto evidentemente não é uma lei para o crente, mesmo porque está condicionada aos costumes do país. Saia é roupa de homem? Na Escócia é.

É possível ver a Deus?



https://youtu.be/8q7MLRLN_Nk

João 1.18 (e 1 Jo 4.12) deixa claro que ninguém jamais viu a Deus, nem mesmo Moisés. O que Moisés pôde contemplar foi a glória de Deus, mas não a Sua face. Creio que não poderemos ver a Deus mesmo depois de nossa partida deste mundo. Vamos ver a Cristo, Deus feito homem, mas nunca poderemos contemplar a face de Deus fora de Cristo. Deus se manifestou, na Pessoa de Cristo, fazendo‑se homem. Jesus Cristo é Deus e nEle habita a plenitude da divindade.

O que significa a palavra Igreja?



https://youtu.be/6-6x7O-69j4

Na Bíblia a palavra "igreja" nunca se refere a um edifício. Não existe tal idéia na Bíblia. Igreja significa simplesmente assembléia ou a reunião das pessoas. Aí está o fato de não nos entendermos, pois você considera o significado da palavra igreja como sendo duas coisas: um edifício ou uma denominação. Tanto um significado como outro são estranhos à Palavra de Deus. Os homens os usam, mas não foram dados por Deus, uma vez que Ele não indicou aos cristãos que construíssem qualquer edifício (além daquele que é a própria casa de Deus, que é construído com pedras vivas ‑ Ef. 2:20‑22), e Ele tampouco criou alguma denominação; muito pelo contrário, o apóstolo Paulo denuncia como carnalidade levar qualquer outro nome além do nome do Senhor Jesus (I Cor. 3:4).

O que significa o remendo novo e o odre novo?



https://youtu.be/YZ6hkdrVa0w

Você perguntou sobre Marcos 2.21,22. Um remendo de um pano novo e resistente sobre um tecido já enfraquecido, fatalmente causará um rombo maior. Odres são peles (de porco, carneiro ou outro animal) confeccionadas na forma de um saco para reter líquidos. Ainda hoje é usado de diferentes maneiras em diversas regiões do mundo. Por exemplo, há lugares na China onde é usado para fazer manteiga, enchendo‑o de nata e jogando‑o no chão continuamente até que a nata fique bem batida e se transforme em manteiga.

Noé realmente se embriagou?



https://youtu.be/Y1rG_RxcXAA

Quanto à sua dúvida em Gênesis 9.20‑29, o que aconteceu realmente foi o que está registrado na Bíblia. Noé se embriagou, numa clara indicação de que o novo começo que Deus havia permitido já começava indicando que iria acabar em ruína. Aquele que havia achado graça aos olhos de Deus, Noé, foi o primeiro a proceder mal na nova ordem de coisas.

Que significado tem o sábado para o cristão?



https://youtu.be/UJsZsaP7FvA

A primeira vez em que o Sábado é especificamente mencionado nas Escrituras é em Êxodo 16:23, depois que o maná foi dado dos céus; mas fica evidente que o Sábado teve sua origem na santificação e bênção do sétimo dia após os seis dias de trabalho da criação. Aparentemente existia uma divisão semanal de dias até a época do dilúvio, pois isto é mencionado em conexão com Noé. Também vemos em Marcos 2:27 que o Sábado foi feito para o homem. Era uma instituição que expressava a misericordiosa consideração de Deus para com o homem.

Um cristão pode dançar?



https://youtu.be/ce8d2J_CV20

Sua dúvida é se o crente pode dançar ou não. Antes é preciso saber o que é um crente. Será que é alguém que se filia a uma denominação evangélica, põe uma Bíblia debaixo do braço e uma gravata no pescoço, ou, se for mulher, não corta o cabelo e não raspa a perna? Algumas pessoas pensam que ser crente é adotar tais costumes.

Qual sua opinião sobre folhetos evangelísticos?



https://youtu.be/8ytNdbsEDjg

Os folhetos são instrumentos maravilhosos principalmente em nossa época quando muitos não dispõe de tempo para parar e ouvir uma pregação. O folheto vai junto com a pessoa até que ela terá que esperar por algo como ônibus, médico, etc, e se lembrará do folheto em seu bolso. Ali Deus poderá falar com a pessoa. Creio que isto é um grande auxílio para a dificuldade que você tem de conversar com as pessoas ou mesmo de pregar em público.

O que significa dispensação?



https://youtu.be/fw8_5v438tU

A palavra grega significa literalmente "administração de uma casa", e "economia" sendo, portanto, uma certa maneira de Deus tratar com o homem, na administração variada dos Seus desígnios em diferentes épocas. Ao revermos as diferentes administrações de Deus para com o homem, podemos notar o estado de inocência no Éden, embora isto não se enquadre bem no caráter de uma dispensação. Uma lei apenas foi dada a Adão e Eva, e exigia‑se obediência, tendo sido anunciada uma pena para o caso de falharem.

O que significa 'reunir-se ao nome do Senhor'?



https://youtu.be/A9HM1eZEqUw

Espero conseguir esclarecer sua dúvida quanto ao fato de eu e outros cristãos não estarmos ligados a qualquer grupo denominacional, ao modo como nos reunimos, se possuímos casas de reunião, se não possuímos organização hierárquica, etc.

O que faz um evangelista?



https://youtu.be/vV4PS1-uvhE

Evangelização não é a atividade da igreja. Deixe‑me explicar melhor antes que você me entenda mal. O fato da igreja estar no mundo evidentemente leva os homens a conhecerem a conhecerem o Evangelho e faz até mesmo com que os anjos conheçam a multiforme sabedoria de Deus. Porém o trabalho de pregar o evangelho é dos crentes individualmente. Cada cristão é responsável por testemunhar de Cristo e esta responsabilidade é dada numa medida especial àqueles que receberam o dom de evangelista.

Como os dons se manifestam na igreja?



https://youtu.be/GNfiv2RrqTI

Você tem conhecimento de que Deus distribuiu dons aos membros da Igreja que é o Corpo de Cristo (1 Co 12.28), mas cada membro não possui TODOS os dons (1 Co 12.4,7‑11, 28,29) e no mesmo capítulo encontramos várias indicações de que os membros do Corpo de Cristo precisam uns dos outros. Os dons são utilizados pelo Espírito Santo na edificação do Corpo de Cristo, e de uma maneira especial quando os crentes se reúnem (Ef 4.11‑16; 1 Co 14.26‑40).

Qual o verdadeiro lugar de adoração?



https://youtu.be/g1zdqAhBzok

Vivemos hoje o dia do homem, onde a vontade humana é que manda. É mais ou menos como na época de juízes, um dos livros mais tristes da Bíblia: "Naqueles dias não havia rei em Israel; porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos" (Jz 21.25). Como chegamos a tal ponto? Deixando a sujeição à autoridade do Senhor e assumindo as rédeas do testemunho de Cristo na Terra. O resultado é ruína.

Quem deve liderar nas reuniões da igreja?



https://youtu.be/_EiaPxk8PGI

Uma das coisas que mais intrigam aqueles com quem converso acerca de reunir‑se somente ao nome do Senhor é o fato das Escrituras não apresentarem nada parecido com o que encontramos hoje, ou seja, um homem liderando uma congregação e dando a ela ensino, exortação, consolo, além de determinar a ordem das reuniões.

Devemos usar instrumentos musicais na adoração?



https://youtu.be/mMCFJFcwvoU

Para compreender, não somente o assunto acerca de instrumentos musicais, como também a respeito do dízimo e de outros temas de igual importância, é necessário que você entenda o que é o Antigo Testamento, e o que é o Novo Testamento. É necessário compreender o que é o povo terrenal de Deus (Israel) e o que é o povo celestial de Deus (Igreja). Se isto não for compreendido, haverá uma grande confusão com respeito à Palavra de Deus. Aliás, creio que não haveria tantas divisões entre o povo de Deus se estas diferenças fossem compreendidas.

Como posso servir mais ao Senhor?



https://youtu.be/SuRBVray3Q4

Vejo que o seu desejo é de conhecer ao Senhor Jesus para melhor serví‑lo. A melhor escola para isso é ficar aos Seus pés. Não pense também que trabalhar para o Senhor é o mais importante. Marta estava trabalhando muito para servir o Senhor, e Ele chamou sua atenção por estar ocupada COM O TRABALHO, enquanto elogiou Maria que estava ocupada COM SUA PESSOA.

Você já pertenceu a alguma denominação?



https://youtu.be/puX16SvoFE0

Eu me converti quando estava imerso em filosofias orientais, tendo escutado o puro evangelho de um colega de faculdade. Como nosso contato ficou interrompido e eu nada sabia sobre igrejas ou denominações, voltei ao catolicismo (origem de todo bom brasileiro) e me apliquei ao estudo da Bíblia e da doutrina católica.

Qual a diferença entre 'pecado' e 'pecados'?



https://youtu.be/OENtNlFD6rU

Pecado é o que temos por natureza. Em 1 Joõ 3.4 diz que o pecado é iniquidade. Algumas traduções dizem que o pecado é a transgressão da lei. Essas traduções estão erradas, pois se assim fosse, não teria havido pecado antes da Lei. A tradução correta é que o pecado é a ausência do princípio da lei, ou do princípio de sujeição a Deus. Quando Adão pecou, ele não se submeteu à ordem de Deus. Essa insubordinação que temos por natureza é o princípio ativo do pecado em nós. Isto é o pecado.

Qual o significado da Besta e do 666 em Apocalipse?



https://youtu.be/thRYM479PGQ

demontrar a ignorância do homem (Salmos 73:22), agindo como uma criatura irracional. isto é, sem consciência diante de Deus. No original, é a mesma palavra que aparece traduzida de forma diferente em Salmos 94:8; Jeremias 10:8,14,21; 51:17.

Não é presunção você dizer que está salvo?



https://youtu.be/3QwPgaTIcsQ

Não creio que seja uma presunção afirmar que estou salvo. Se a salvação é pela fé somente, sem obras, não é presunção se afirmar salvo. Deus me diz que se eu crer em Cristo eu tenho a vida eterna; não entrarei em condenação. Eu creio em Cristo. Devo, a partir de então, duvidar da promessa de Deus para aquele que crê? De modo algum.

Quando um cristão se torna santo?



https://youtu.be/c5EcsjftSQM

Somos santos pois Deus nos tornou santos. O termo "santificação" tem três significados.

João Batista era Elias?



https://youtu.be/jvdts_SfuEk

Geralmente esta pergunta é feita tendo em vista alguns que utilizam a idéia para fundamentar crenças reencarnacionistas. Primeiro, é importante lembrar que Elias não morreu. Ele foi levado para o céu em um evento milagroso, um redemoinho descrito em II Reis 2:1-13

Existem profetas hoje?



https://youtu.be/x8ccXKI_WjY

Quanto à existência de profetas nos dias de hoje, creio que em Efésios 2.20 temos uma evidência de que eles não mais existem. Pelo menos no sentido de profetas do Novo Testamento, que supriam uma necessidade que não temos hoje. Eles não tinham ainda a Bíblia completa como nós temos, a completa revelação de Deus. Era um período de transição e recebiam a Palavra diretamente de Deus.

O que significa o lava-pés?



https://youtu.be/zny8WMpOrgk

O lava‑pés é, em sua essência, um costume tipicamente judaico, que está ligado à purificação. Para nós, cristãos, que já estamos purificados totalmente (Jo 13.10), basta lavar os pés. Mas pessoalmente não creio que seja no sentido de passar águas nos pés, mas em dois sentidos principais. Primeiro, no sentido de servirmos, nos considerando menores do que nossos irmãos (Jo 13.15‑17; Rm 12.10).

O que é ósculo?



https://youtu.be/65-z7jXAEwk

A palavra "ósculo" que você encontra na Bíblia significa "beijo". A saudação fraternal é algo encontrado em quase todas as epístolas. Eram cartas enviadas pelo que escrevia, bem como pelos que estavam com ele, a outros cristãos em outros lugares. Há ainda o pedido para que se saudassem uns aos outros com ósculo, ou beijo santo. O ósculo já era a forma usual de saudação tanto entre homens como entre mulheres no Oriente Médio, e ainda é hoje em alguns países. O detalhe estava em que tal ósculo praticado entre irmãos fosse "santo" (Romanos 16.5‑23; 1 Tessalonicenses 5.26; Tito 3.15).

Quem deve celebrar o casamento?



https://youtu.be/utkpBrpdIzA

É interessante lembrar que os cristãos são muito influenciados pelos costumes deste mundo, onde existe um ministro, seja padre ou pastor, que celebra uma cerimônia, unindo os noivos em nome de Deus. Isso não existe na Palavra de Deus.

O cristão pode beber vinho?



https://youtu.be/7ePfoDP2oFQ

É importante compreendermos que o cristão não está debaixo da lei, no sentido de faça isto, não faça aquilo (Col. 2:20,21). Sabemos que todas as coisas são lícitas àquele que crê, mas nem tudo convém (I Coríntios 6:12).

Em que templo devo adorar?



https://youtu.be/r9denO6Cz5s

Em Deuteronomio 14, a partir do vers. 22 vemos que havia um lugar para o Senhor fazer habitar o nome, onde os israelitas deveriam trazer seus sacrifícios, ofertas e dízimos. Este assunto é detalhado mais no capítulo 12 onde o Senhor mostra que haveria um lugar, e um só lugar, onde os judeus deveriam adorar, e para onde deveriam trazer seus dízimos, ofertas e sacrifícios. O lugar seria Jerusalém, reconhecido por Deus e onde Ele colocaria o Seu nome. A esse lugar eram dirigidas até mesmo as orações (Dn 6.10). Ali seria construído o templo por Salomão; um lugar físico de adoração.

Qual religião pode me salvar?



https://youtu.be/akqx1jA_4Tc

Nenhuma. E para mostrar a você que a salvação nada tem a ver com alguma religião da qual a pessoa se faça membro, gostaria de lembrar que Deus é o Criador de todas as coisas, e sem Ele seria impossível nós existirmos. Dependemos dEle continuamente. E o mais maravilhoso de tudo é que Deus, sendo nosso Criador, desejou ter comunhão com as Suas criaturas.

O que significa a Mesa do Senhor?



https://youtu.be/Zzl_azIG_J4

Como tenho afirmado muitas vezes, nunca o Senhor disse que um cristão deve filiar‑se a alguma religião ou denominação. Portanto, a mesa do Senhor não diz respeito a alguma mesa estabelecida por homens ou por alguma denominação religiosa. É a mesa DO SENHOR e não desta ou daquela religião.

Como enfrentar as aflições?



https://youtu.be/laxJ19PiuZ8

Deus nunca prometeu uma vida fácil aqui neste mundo. Nosso lar está no céu e este mundo é apenas o lugar de peregrinação do cristão, assim como o deserto era o lugar de peregrinação dos israelitas após terem sidos salvos do Egito. O Senhor disse: "no mundo tereis aflições" (Jo 16.33). Ele não prometeu que estaríamos livres de problemas, desemprego, enfermidades, enfim, toda a sorte de aflições.

Existe alguma condição para falar línguas estranhas?



https://youtu.be/Du6OTaMr4Bw

A Palavra de Deus, escrita pela inspiração do Espírito Santo, apresenta pelo menos cinco condições para se falar em línguas estranhas, ou estrangeiras, que é a tradução mais correta por se tratar de idiomas. Se forem atendidas menos do que as cinco, não poderei crer que se trate de uma manifestação do Espírito, pois se Ele Se manifestasse de uma maneira diferente daquela que ordenou, já não poderíamos mais confiar na Palavra escrita.

A Bíblia considera a mulher inferior ao homem?



https://youtu.be/MUrUYLrFbDw

De maneira nenhuma. A mulher tem um papel importantíssimo no próprio relato bíblico. É importante, porém, entender questões de ordem, coisas com as quais convivemos diariamente e que começaram com Deus. Você encontrará mulheres na Bíblia testemunhando eficazmente de Cristo (a avó e a mãe de Timóteo, por exemplo). Há, portanto, uma esfera de ação que é apropriada para as mulheres e foi Deus Quem colocou os limites, que devem ser respeitados.

Devo divulgar denominação?



https://youtu.be/LXnzZ-CeHhU

Chamou minha atenção o fato de você citar em sua carta que concorda com nossa maneira de agir, ou seja, não divulgar alguma denominação mas só o Evangelho de Cristo. Você escreveu ainda que não citou o nome da sua denominação, pelo mesmo motivo.

Como celebrar a Ceia do Senhor?



https://youtu.be/M2nJqbZn6bE

O texto Você Parte o Pão? Por Que, Quando, Onde e Como? escrito por E. H. Chater apresenta o fundamento necessário à parte doutrinária. No seu aspecto prático, a Ceia do Senhor é celebrada na Mesa do Senhor (1 Co 10.21) que é, por sua vez, cuidada por homens comuns e fracos como nós, mas que o fazem com a autoridade dada pelo próprio Senhor.

Por que há tantas denominações?



https://youtu.be/hwKe7hQMCZk

A resposta é que toda essa confusão de igrejas, denominações e seitas que vemos no cristianismo é fruto da desobediência do homem. Cristo só tem uma Igreja, que é aquela que Ele comprou com Seu precioso sangue. E dela fazem parte todos os que verdadeiramente crêem. mas o homem decidiu separar os crentes por nomes, doutrinas, líderes e costumes, criando suas próprias "igrejas" que são apenas para tristeza de Deus e escândalo para o mundo.

Como enfrentar as tentações?



https://youtu.be/412NpzsjmfA

Enquanto estivermos neste mundo estaremos sujeitos à carne, a qual sempre foi má e nunca poderá ser melhorada. Quando uma pessoa crê no Senhor Jesus Cristo, ela não melhora sua carne, e nem a Bíblia diz que devamos fazer isto. A pessoa recebe uma nova natureza, nascida de Deus, e deve, isto sim, mortificar a carne, ou seja, considerá‑la morta (Romanos 8.13, Colossenses 3.5).

Como conviver com o vazio e a tristeza?



https://youtu.be/6ZUPCyixUuY

Há muitos que passam por tristezas e angústias, e estes sentimentos são compartilhados por todas as pessoas, algumas em um grau maior, e outras em um grau menor. Mas todos reconhecem possuir dentro de si um imenso vazio.

O que significa o Batismo?



https://youtu.be/-wo5ymwyJMA

Quando falamos sobre batismo, é importante entender alguns aspectos. Existem três esferas às quais pode pertencer uma pessoa. Em Efésios 4.4‑6 vemos:

Qual o significado de "dois dias" de Oséias 6:1-3?

O período cíclico, ou seja, do ciclo em que estão as dispensações, é considerado como sendo de aproximadamente 7.000 anos. Desde a criação do homem até a vinda do Senhor Jesus passaram‑se cerca de 4.000 anos. Do Senhor Jesus até nossos dias já se vão quase 2.000 anos.

Sabemos que o milênio durará 1.000 anos, o que, somado, dá 7.000 anos. Oséias 6.1‑3 diz que depois de dois dias o Senhor daria vida a Israel e no terceiro dia os ressuscitaria. Sabemos que Deus parou de tratar com Israel quando rejeitaram seu Messias, e já fazem quase dois mil anos (dois dias) que isso aconteceu.

Sabemos também que depois da partida da Igreja, Israel voltará a ser o povo a testemunhar de Deus sobre esta terra, na tribulação, após o que Israel será salvo para entrar no Milênio (terceiro dia). Evidentemente tudo isso vemos em figura, baseados, como sabemos, que para o Senhor um dia é como mil anos (2 Pedro 3.8; Salmo 90.4).

O fato da Bíblia ter sido escrita em um espaço de 1.600 anos não muda nada. Ela não começou a ser escrita por Adão, e sim por Moisés, mais de dois mil anos depois da Criação. Veja abaixo:

Em anos:
Adão ao Dilúvio................................... 1.656
Dilúvio ao chamado de Abrão......................... 427
Do chamado de Abrão ao Êxodo........................ 430
Êxodo ao início da construção do Templo............. 479
Templo (início) à divisão do reino................... 37
Da divisão à destruição de Jerusalém ............... 388
Da destruição da cidade ao retorno do cativeiro...... 52
1º ano Ciro -> 20º de Artaxerxes (iníc. 70a. sem.Dn.) 81
20º ano de Artaxerxes ao nascimento de Cristo....... 454
________

Total anos : 4.004

O cristão deve ir à guerra?

Nosso Senhor Jesus Cristo deixou‑nos um exemplo para que seguíssemos as Suas pegadas. Poderíamos nós seguir as suas pegadas em um campo de batalha? Somos chamados a andar como Ele andou. Será que ir à guerra é andar como Ele andou? Oh! Falhamos em muitas coisas; mas se nos perguntam se é correto um cristão ir à guerra, podemos responder apenas fazendo referência a Cristo. Como Ele procedeu? Acaso Ele veio para destruir vidas humanas? Não foi Ele Quem disse que "os que lançarem mão da espada à espada morrerão"? (Mt 26.52.) Ele também disse, "não resistais ao mal" (Mt 5.39). Como podemos conciliar tais palavras com a ida à guerra?

Mas alguém poderá dizer: ‑ O que seria de nós se todos adotassem tais princípios? A isto respondemos que se todos adotássemos tais pricípios celestiais não haveria mais guerra e, portanto, não precisaríamos mais lutar. Mas não é nossa responsabilidade ficar debatendo a respeito dos resultados da obediência. Temos apenas que obedecer à Palavra de nosso bendito Senhor e andar nas Suas pegadas; e se o fizermos, com toda certeza jamais deveremos ser vistos indo à guerra.

Há aqueles que citam o versículo da Palavra de Deus, "o que não tem espada, venda o seu vestido e compre‑a", como sendo uma permissão para se ir à guerra (Lc 22.36). Mas qualquer mente simples pode ver que este versículo nada tem a ver com a questão. Ele se refere a uma alterada ordem de coisas e na qual os discípulos teriam que entrar quando o Senhor fosse levado. Enquanto Ele estava com eles, nada lhes faltara; mas agora eles teriam que enfrentar a Sua ausência, o pleno embate com a oposição do mundo. Em resumo, estas palavras tinham uma aplicação totalmente espiritual.

Muito se procura usar o fato de o centurião de Atos 10 não ter sido aconselhado a renunciar a seu cargo. Não é do feitio do Espírito de Deus colocar as pessoas sob um jugo. Ele não diz ao recém convertido: ‑‑ Deixe isto e aquilo. A graça de Deus vai ao encontro de um homem onde ele está, com uma salvação completa, e então o ensina como andar de modo a apresentar as palavras e os modos de Cristo em todo o seu poder formativo e santificador.

Porém, ainda há alguns que costumam dizer: ‑ Acaso o apóstolo, em 1 Coríntios 7, não nos diz para permanecermos no estado em que formos chamados? Sim; porém com esta poderosa cláusula classificatória: "diante de Deus". Isto faz uma diferença substancial. Suponha que um carrasco se converta; poderia ele continuar no seu estado? Talvez alguém diga que este é um caso extremo. Certamente, mas é o caso em questão, e prova quão falho é argumentar utilizando 1 Coríntios 7. Isto prova que há estados em que uma pessoa não poderia permanecer "diante de Deus".

Finalmente, no que se refere à sua pergunta, querido amigo, temos que simplesmente perguntar: ‑‑ Acaso ir à guerra é permanecer diante de Deus ou andar nas pegadas de Cristo? Se for, então deixemos que os cristãos façam isso; mas se não for, então o que fazer? (extraído de C.H.Mackintosh ‑ "Things New and Old" Vol.19, pg.55, Fev.1876)

Há diferença entre inferno, lago de fogo, hades, sheol e geena?



https://youtu.be/1Ru64pasIcg

Nas línguas originais da Bíblia, o inferno é chamado de Geena, havendo outra palavra, Hades, que diz respeito a outra coisa. Infelizmente em nossa tradução se usa indistintamente inferno para Geena e para Hades. Hades é diferente do inferno (ou Geena). O inferno é o lugar onde serão lançados os mortos após o juízo final do grande Trono Branco, e esse lugar não foi preparado para os homens e sim para o Diabo e seus anjos. Deus não destinou o homem para a perdição, mas este, caindo em pecado e não aceitando a graça salvadora que enviou Cristo até a cruz para nos remir, será lançado no lago de fogo que arde eternamente, junto com os anjos caídos.

Onde celebrar a ceia do Senhor?



https://youtu.be/biv0UU64FMA

Onde devemos celebrar a Ceia do Senhor? Esta pergunta, que muitos fazem, traz à tona a tristeza causada pela ruína do testemunho do Corpo de Cristo, que é a Igreja. Mas, antes mesmo da existência da Igreja (por ocasião da última ceia a Igreja ainda não havia sido formada; isto aconteceu somente em Pentecostes – Atos 2), encontramos esta pergunta sendo feita em Lucas 22 do versículo 7 em diante. Ali encontramos o Senhor ordenando aos Seus discípulos: "Ide, preparai‑nos a páscoa para que a comamos". E eles fizeram a mesma pergunta: "Onde queres que a preparemos?". Esta é a pergunta de uma alma submissa ao Senhor, que deseja fazer a vontade dEle acima de tudo. Sabemos que esta seria a última ceia do Senhor com Seus discípulos, antes de morrer numa cruz. E foi nessa ocasião que Ele pediu que fizessem isso em memória de Si, comissão essa dada posteriormente a Paulo (1 Co 11), já no caráter de uma ordenança àqueles que faziam parte da Igreja.

Com quem se casou Caim?



https://youtu.be/p8SStEgNo0E

Caim foi o primeiro filho de Adão. Em Gênesis 4.2 encontramos Caim como lavrador, ou seja, já como homem adulto. Então ele matou seu irmão e saiu da face do Senhor (versículo 16), indo habitar na terra de Nodeversículo (evidentemente ela deveria ter este nome quando Moisés escreveu o Gênesis e significa "nômade" ou "errante"). Não nos é dito quanto tempo se passou do versículo 16 até o versículo 17, quando Caim encontra uma esposa. A Bíblia não nos diz e só podemos nos basear em conjecturas. Mas são conjecturas perfeitamente possíveis e nada têm de estranho.

Qual é o pecado sem perdão?



https://youtu.be/ovJsK0Huou0

Não há como Deus salvar alguém que blasfeme contra o Espírito. Mas o que significa blasfemar contra o Espírito Santo? A rigor, a primeira aplicação diz respeito ao tempo em que o Senhor Jesus estava aqui e era acusado de fazer seus milagres pelo poder de Satanás, e não pelo poder do Espírito.

O que é batismo do Espírito Santo?



https://youtu.be/jUQ2RFdWcGo

Existe hoje muita confusão a respeito do batismo do Espírito Santo, principalmente por aqueles que pensam que "batismo do Espírito" significa alguma experiência de êxtase sobrenatural. Mas na Bíblia não encontramos isto.

Quem são os anjos caídos?



https://youtu.be/6LDkP1xVVdU

Creio que Gênesis 6.2 nos fala de anjos (veja também "filhos de Deus" com o mesmo sentido em Jó 8.4‑7), os quais deixaram sua habitação (Judas 6) e são guardados em prisões até o juízo. Deus não perdoou os anjos que pecaram (2 Pedro 2.4) e como em Judas é feita menção a Sodoma, pode ser que a natureza do seu pecado aponte para Gênesis 6.2, ou seja, a concupiscência e insubordinação (2 Pedro 2.10; Judas 6‑8).

Pode explicar espírito, alma e corpo?



https://youtu.be/8r8eN2g7l8Q

O homem é composto de alma e corpo, embora em certos casos o termo "espírito" seja acrescentado. Tanto a alma com o espírito são colocados em contraste ao corpo para significar a parte incorpórea do homem. Existe, porém, uma distinção entre alma e espírito. A alma é empregada para expressar a imortal parcela moral do ser humano, e é usada algumas vezes para significar "pessoa", como no versículo em Gênesis 46.26 que diz: "Todas as almas que vieram com Jacó ao Egito". "Oito almas se salvaram" (1 Pedro 3.20). "A alma que pecar, essa morrerá" (Ez 18.4).

O que significa Abba?



https://youtu.be/CoJj8If4ABk

"Abba Pai" são na realidade duas palavras iguais expressas em diferentes línguas. Elas aparecem três vezes no Novo Testamento e têm o mesmo significado. "Abba" significa "Pai" em hebraico. Portanto, no Novo Testamento original está "Abba", em hebraico, seguido do seu equivalente em grego, que foi traduzido para o português sem que a palavra hebraica o tivesse sido. Se ambas as palavras tivessem sido traduzidas, nosso Novo Testamento traria "Pai, Pai".

Mais acessadas da semana