As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.

Pesquisar este blog

O que aconteceu após sua conversão?



https://youtu.be/EDRmfKqw_uI

Em 1976 eu estava profundamente envolvido com Macrobiótica, filosofias orientais e toda sorte de espiritualismo. Era frequentador assíduo da Associação Macrobiótica de Santos e do restaurante da Dona Rosa, no centro da cidade, além de ser presença constante em todos os cursos esotéricos, filosóficos e coisas afins. Cheguei a fazer um curso na Nova Acrópole em Santos. E começava a desenvolver o gosto pela ideia de uma vida alternativa.

É possível chegar à fé pela razão?



https://youtu.be/6-CIEUS241A

Não há como eu incutir em você a crença de que a Bíblia seja divina, pois quando aqui não se trata de "acreditar" no sentido de uma asserção quanto à existência, mas de crer como quem crê que um cirurgião é bom, por ter sido salvo por ele.

O que devo fazer para ser "mais e mais" cristão?



https://youtu.be/H8cp4gXUp-w

Não há como ser "mais e mais" cristão. Vejo que ainda associa cristianismo a uma evolução espiritual. Não é isso o que a Bíblia ensina. Obviamente existe a cristandade, que vive segundo uma série de regras e conceitos baseados nos evangelhos, mas não é disto que estou falando. Alguém definiu cristianismo como a neve pura que desce do céu, e cristandade como a lama que ela produz ao entrar em contato com o chão (o mundo).

O que acha do livro "Ismael - Um Romance da Condição Humana"?



https://youtu.be/htY074dmq4U

Já tinha lido alguns comentários de Ismael e procurei ler mais algumas resenhas que há na Web em inglês. É uma obra de ficção que tenta passar uma mensagem, pelo que entendi, como fez um autor do qual li todos os livros em minha juventude. Era Lobsang Rampa, nome que um jornalista britânico adotou por se achar a reencarnação de um Lama do Tibete. Os livros eram cativantes, mas não passavam de pano de fundo para ele disseminar suas crenças (além de ganhar dinheiro).

A Bíblia tem base científica?



https://youtu.be/Qacf1EM0elk

A pergunta é interessante, mas é importante notar que a Bíblia não é um livro de ciência (se fosse, estaria desatualizada), mas a revelação dada por Deus daquilo que Ele decidiu que deveríamos conhecer, e não daquilo que a curiosidade humana possa querer perscrutar. Portanto...

"As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam." 1 Co 2:9 e... "O homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." 1 Co 2:14

Deus pode usar um falso cristão para pregar a Verdade?



https://youtu.be/NERHSDji1lg

É claro que tudo pode ser usado por Deus para os Seus propósitos, mas o fato de algo ser usado não significa que seja bom. Deus usou uma mula para falar com Balaão, mas não acredito que isto signifique que os cristãos podem parar de falar da parte de Deus já que Ele poderia usar mulas para isso.

O que é a "Teologia do Domínio"?



https://youtu.be/V2BGj6FzY5U

Um livro que trata bem do assunto da retomada do antisemitismo é "The Road to Holocaust" de Hal Lindsay (embora não concorde com o autor em outras questões). O livro mostra como, ao longo da história, justificaram a perseguição dos judeus usando uma interpretação equivocada da Bíblia. O livro explica também a "Teologia do Domínio", muito em voga hoje, porém nem sempre chamada assim.

O que significa a parábola das dez virgens?



https://youtu.be/dNr6oGHXwU8

Creio que o numero cinco na Bíblia nos fala de responsabilidade humana. Pelo menos ele aparece muito associado a isso. São cinco os livros dados a Moisés de todas as coisas que os homens deveriam cumprir. São dez os mandamentos: Cinco da responsabilidade para com Deus e cinco para com o próximo. (Leia meu comentário posterior a respeito desta divisão em grupos de 5, e não 4 e 6 como alguns costumam dividir os dez mandamentos).

Por que o Senhor repreendeu os espíritos que O reconheceram?



https://youtu.be/D69Gojos6XE

"E os espíritos imundos vendo-o, prostravam-se diante dele, e clamavam, dizendo: Tu és o Filho de Deus. E ele os ameaçava muito, para que não o manifestassem." Acredito que os demônios aqui não tinham a intenção de glorificá-Lo, mas de atrapalhar Sua obra. Por isso Ele os repreende. Chegaria o momento certo para as pessoas certas dizerem o mesmo.

Existe vida em outros planetas?



https://youtu.be/p_q1ywvgmzQ

A questão é extremamente complexa, principalmente quando consideramos que um desequilíbrio qualquer e nosso próprio planeta pode ficar morto. Hoje, por exemplo, já se sabe que a vida na Terra não teria se desenvolvido ou ao menos permanecido se não fosse nossa proximidade com o imenso Júpiter.

Existe reencarnação?



https://youtu.be/f7N_C_usWzI

A ideia da reencarnação é tirar de Deus a glória pela salvação e transferi-la para o homem. Se for se esforçando para evoluir nas várias supostas vidas que você chega a um lugar melhor (céu, nirvana, etc.), palmas para você. Se a salvação for aceita como obra e graça de Deus, palmas para Deus. Mas não é isso que quer nem o homem natural, nem Satanás. Daí a reencarnação.

Satanás está no inferno?



https://youtu.be/_8iRRfafHs0

Pelo que escreveu, disse que leu um livro no qual a autora, Mary Baxter, conta ter sido arrebatada ao inferno onde passou quarenta dias e ficou frente-a-frente com Satanás.

O Senhor avisou que veríamos falsos profetas. É óbvio que o relato da autora não resiste a uma análise à luz das Escrituras. Ela viu Satanás no inferno? Deve ter lido gibi demais. Satanás não está no inferno. Satanás está no céu, quando não passeia pela Terra.

O cristão pode fazer tatuagem?



https://youtu.be/ENWcNKULKRo

A tatuagem pode ser vista como uma intervenção cirúrgica para melhorar a aparência, algo como uma plástica. Mas, será que é só isso?

A palavra "tattoo" aparece na versão inglesa: Lev 19:28: "You shall not make any cuttings in your flesh for the dead, nor tattoo any marks on you: I am the LORD. " (NKJV)

Em português na NVI: "Não façam cortes no corpo por causa dos mortos, nem tatuagens em si mesmos. Eu sou o Senhor".

Pelo sentido, as tatuagens tinham sua origem nos cultos pagãos. Acho que a pergunta hoje não é se um cristão pode fazer tatuagens, mas se o Senhor as faria e com qual objetivo. Será para a glória de Deus?

Jesus era casado com Maria Madalena?



https://youtu.be/5R7TZlIkdCk

Antes de minha conversão fui da turma do "me engana que eu gosto". Tudo o que tinha cheiro de novidade, mistério e conspiração, me atraía. Mesmo que fosse absurdo, forjado e inverossímil. Na época lia e acreditava em tudo o que Erich von Däniken escrevia sobre deuses e astronautas, e podia jurar que era verdade a fantasia literária de Charles Berlitz sobre o Triângulo das Bermudas.

Qual o significado do fermento em Mt. 13:33?



https://youtu.be/pJ2hbklCsb8

"Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado."

Em caso de dúvida, pergunte para a Bíblia. O que é fermento na Bíblia? Tem algum outro lugar que explica o que é fermento? (1CO 5:6) - Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? Em TODAS as vezes que aparece, "fermento" tem uma conotação de mal e pecado. Interpretar diferente aqui é dar ocasião ao erro.

O que é um clérigo?



https://youtu.be/EOQlFn-J3KI

Entendo como clérigo alguém que seja membro de um clero. Como clero, entendo ser uma ordem superior de homens dentro de uma religião. Havia um clero no Antigo Testamento e voltamos a encontrá-lo nos Evangelhos. Era instituído por Deus. Os clérigos eram sacerdotes e levitas, como adoradores. E havia Moisés como autoridade no AT. No NT diz: "Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus" Mt 23.2,3, o que o próprio Senhor reconheceu como detentores de autoridade para serem obedecidos no que diziam (não no que faziam).

Deus poderia salvar a TODOS?



https://youtu.be/llgwCvUdf7s

TODOS estavam perdidos. Deus salvou alguns. Não é injustiça. Não houve merecimento dos salvos. Houve favor. E Deus é glorificado nisto. Alguém poderia perguntar: Por que não salva a TODOS? E eu perguntaria: Por que salva alguns? Ele não precisaria salvar ninguém. Cristo morreu por TODOS. Mas não diz que levou o pecado de TODOS. "O Meu Servo, o Justo, justificará a MUITOS: porque as iniquidades deles levará sobre Si. ... mas Ele levou sobre Si o pecado de MUITOS" Is 53.11,12

A Bíblia fala algo sobre eleição?



https://youtu.be/882yUEsoK2Q
  • "NOS ESCOLHEU antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis" Ef 1.4
  • "Ele NOS PREDESTINOU para sermos Seus filhos adotivos por Jesus Cristo, conforme a decisão da SUA VONTADE" Ef 1.5
  • "Nele, PREDESTINADOS pela decisão dAquele que tudo opera segundo o conselho da SUA VONTADE, fomos feitos Sua herança" Ef 1.11

Existe livre arbítrio?



https://youtu.be/vr0myaDGu8k

A idéia de livre-arbítrio é estranha na Palavra de Deus. Somente Deus tem o livre-arbítrio. O homem não. Arbítrio é uma vontade gerada por uma determinada escolha. Você ama bananas e detesta abacate. Coloco diante de você uma cesta com bananas e outra com abacates. Qual você escolhe? As bananas, e' claro. Nem lhe passara' pela cabeça os abacates. Você os detesta. Sua boca enche de saliva quando vê as bananas.

Quem nunca ouviu o evangelho pode ser salvo?



https://youtu.be/ujjzAino_2Q

A melhor maneira de lidar com esta questão é afirmar certas verdades em que as Escrituras são bem francas. A Bíblia é muito clara quando diz que ninguém pode ir ao Pai senão através de Jesus Cristo. Jesus disse: "Ninguém vem ao pai senão por mim" (João 14:6; ARA). A única base para o perdão do pecado e vida eterna é o caminho feito por Jesus. Muitas pessoas pensam que isto implica na condenação automática daqueles que nunca ouviram falar de Jesus. Contudo, nós não sabemos com certeza se este é o caso.

Pessoas esclarecidas crêem na Bíblia?



https://youtu.be/KrL5lFUxD9A

Não diria que pessoas esclarecidas crêem na Bíblia. É preciso ser louco para crer no que ela diz. Eu, por exemplo, me incluo entre os loucos e pouco esclarecidos que creem. Explico: é a própria Bíblia que diz que ela não é para ser crida pelos mais esclarecidos ou sábios. Se ler os capítulos 1 e 2 de 1a. Coríntios irá encontrar, no cap. 1, este trecho:

O que é Teologia do Domínio?



https://youtu.be/V2BGj6FzY5U

O livro "The Road to Holocaust" (Hal Lindsay" mostra como, ao longo da história, cristãos justificaram a perseguição dos judeus usando uma interpretação equivocada da Bíblia. O livro explica também a "Teologia do Domínio", muito em voga hoje, porém nem sempre chamada assim.

Qual reza ou oração pode resolver meus problemas?



https://youtu.be/FIR6_IHYins

Seu pedido de rezas é para resolver um problema espiritual que acredita ser originário de macumba ou opressão demoníaca, além de soluções de âmbito sentimental e financeiro. Arrisco-me a dizer que você pensa pequeno. Tudo o que pede é para se sentir melhor nesta vida.

Devemos esperar a igreja voltar ao que era no início?



https://youtu.be/3qz-_KUgzMY

Compreendo sua preocupação com o rumo atual da cristandade. Sabemos muito bem que, conforme chegassem os últimos dias, a apostasia iria tomando conta da igreja professa. E isso que observamos ao redor é apenas o começo.

Você acredita em discos voadores?



https://youtu.be/2rgD62iN3Rc

Quanto aos discos voadores, eles existem pois eu mesmo os vi por duas ocasiões diferentes. Mas não são nem discos e nem de outro planeta. Posso dizer com toda a certeza de que se tratam de manifestações demoníacas.

O que significa galardão?



https://youtu.be/p1whZH6OvsQ

Você perguntou o que é galardão. O Novo Testamento fala, com frequência, de galardões futuros reservados para o cristão. Trata‑se de recompensas ou prêmios, e estão disponíveis a todos. Um copo de água fria dado a um discípulo só pelo fato de este pertencer a Cristo será motivo de galardão (Marcos 9.41); e o Senhor avisou que voltará, e que com Ele estará o galardão para ser dado a cada um segundo as suas obras (Apocalipse 22.12). Aquele que trabalha na obra de Cristo, caso o seu trabalho permaneça, receberá o seu galardão (1 Coríntios 3.8‑14). Do mesmo modo, aquele que faz o mal será recompensado também, só que de acordo com o mal que praticou (2 Samuel 3.39).

Por que o cego foi expulso pelos judeus em João 9?



https://youtu.be/liCH-y6V3qc

Os religiosos de sua época não podiam entender como é que o Senhor podia fazer tal milagre fora do sistema que eles tanto prezavam. O cego também não entendia muita coisa a princípio, mas de uma coisa ele tinha certeza: ele era cego, mas agora enxergava. Seus pais, por prezarem mais a religião exterior do que a verdadeira obra que Deus estava fazendo, não querem ficar mal com os sacerdotes e fariseus, e nada dizem. Muitas vezes não encontramos apoio para nossa fé nem mesmo entre os familiares.

Devo procurar a paz dentro de mim?



https://youtu.be/Z8ozfLAjKIs

Enquanto todas as religiões e filosofias humanas mandam que o homem procure conhecer‑se a si mesmo, e procurar uma tal de paz interior, a Bíblia deixa bem claro que não há nada de bom no homem. "Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum" (Rm 7.18). "Porque do INTERIOR do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem" (Mc 7.21,22).

Epilepsia é possessão demoníaca?



https://youtu.be/o8dgfxIN3P8

Quanto à sua pergunta, a epilepsia é uma doença e não possessão demoníaca. Existe a possessão, conforme encontramos na Bíblia, que é algo espiritual e não físico. Um espírito maligno se apodera do corpo de alguém (nunca de um crente) e faz o que quer. Segundo a Bíblia, uma pessoa que diz incorporar o espírito de um morto pode ser na verdade uma forma de histerismo sem qualquer conotação espiritual, como pode ser também uma possessão demoníaca. Neste caso o suposto espírito é, na verdade, um anjo caído ou demônio que incorpora no médium, que acredita estar sendo incorporado pelo espírito de um morto.

O que você acha dos testemunhos?



https://youtu.be/GEQ_RbQ4Ids

Todo testemunho que leva as pessoas a olharem para Cristo é válido, como vemos nos testemunhos de conversão dos primeiros cristãos. Todavia hoje em dia está muito em voga um tipo de testemunho que não traz nenhuma glória para Deus e que só serve para expor as obras da carne e glorificar o homem. Refiro‑me a alguns pregadores e programas de rádio e TV que comercializam os testemunhos. Quanto mais horríveis forem as experiências passadas, maior audiência conseguirão.

É Pedro a "pedra" à qual Jesus se refere?



https://youtu.be/FkIFOdW1_cA

Mateus 16.15‑19 mostra claramente que o Senhor iria estabelecer a Sua Igreja, como realmente o fez. Mas não sobre Pedro ou qualquer outro apóstolo. Quando perguntou aos discípulos quem era Ele, Pedro, inspirado pelo Espírito Santo afirmou: "Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo". Temos então um problema de tradução em algumas versões, pois a palavra usada para Pedro e para pedra são diferentes. Pedro, sim, está no sentido de pedra. "Sobre esta Pedra" é no sentido de rocha.

A Bíblia fala da transubstanciação?



https://youtu.be/EPx9gqpsMG0

Não existe na Bíblia a idéia de que ocorra uma transubstanciação durante a ceia, ou seja, que o pão transforma‑se em corpo de Cristo e o vinho em sangue. Ver Deus em objetos é costume pagão e em todos os lugares onde encontramos objetos com referência ao Senhor, na Bíblia, sempre são apenas representações ou exemplos da realidade. O Senhor Jesus disse "Eu sou a Porta", "Eu sou o Caminho", "Eu sou a Videira verdadeira", o "Pão que desceu do céu", etc.. Acerca dEle foi dito que é o "Cordeiro", a "Resplandecente Estrela da manhã", etc. E mesmo assim todos entendem que sempre falou no sentido figurado, pois jamais alguém iria adorar uma porta, uma estrada ou uma videira. A idéia transubstanciação surgiu inicialmente nos escritos de um tal de Pascácio Radberto, em 818, tendo depois sido tornado um dogma no concílio de Latrão em 1200.

Como deve ser o clero na igreja?



https://youtu.be/ptZY5R0uVzQ

Não existe clero no Novo Testamento, a não ser quando se fala da obra dos nicolaítas (Apocalipse 2.6) e de sua doutrina (Apocalipse 2.15). A palavra vem de "nikao", que significa "conquistar", e "laos", que significa "povo" ou "laico" = "leigo". Segundo alguns pesquisadores a palavra se refere à idéia de uma ordem sacerdotal, ou clero, que mais tarde acabou fazendo distinção entre sacerdotes e leigos. 1 Pedro 2.5 ensina que todos os que creem formam um sacerdócio, tendo todos igual privilégio de entrar na presença de Deus.

O que significa "fogo estranho"?



https://youtu.be/Nob8kEreYgo

Nadabe e Abiú foram mortos por terem entrado na presença de Deus com "fogo estranho" em seus incensários. O que seria o "fogo estranho"? Simplesmente as suas próprias obras. O incensário devia ser aceso, usando‑se para isso brasas tiradas do próprio altar do sacrifício. Nadabe e Abiú acenderam seus incensários com fogo que eles mesmos produziram, e foram mortos. O acesso à presença de Deus só pode ser através do altar; através do sacrifício de Cristo.

O que é revelação?



https://youtu.be/oXIp-2YID_o

Revelação é o que temos na Palavra de Deus. Deus escolheu homens e revelou TUDO O QUE QUIS REVELAR, tendo sido Paulo o último a escrever, colocando assim um fecho na revelação divina. Se quisermos saber qualquer assunto, ele está revelado para nós na Palavra de Deus. Evidentemente talvez não enxerguemos isto lá, seja por falta de comunhão, oração ou dependência de Deus, ou então porque Deus não achou ser ainda a hora apropriada para vermos aquilo. Mas está tudo lá, pronto e terminado.

O que é novo nascimento?



https://youtu.be/DRKqRKQqC_Q

A tradução literal de Young diz: "Jesus answered and said to him, `Verily, verily, I say to thee, If any one may not be born from above, he is not able to see the reign of God" João 3

O "nascer de novo" da maioria das traduções em português é, literalmente, "nascer do alto" ou de Deus. É um nascimento espiritual, como o Senhor explica depois: "O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito" vers. 6. Veja que é "nascido do Espírito" com maiúscula, ou seja, um nascimento espiritual, do alto ou de Deus, por obra do Espírito Santo (o "vento" no vers. 8).

O que acha da música gospel?



https://youtu.be/tzOHRHEv3lM

Quanto à música, o assunto já se torna um pouco mais difícil, pois há tantas vozes hoje que acabamos confusos. Na minha opinião pessoal, uma música de amor, com uma letra limpa, é menos prejudicial do que os rocks evangélicos que são tocados por aí.

Um cristão não pode praticar esportes?



https://youtu.be/w9RYUcm7eyI

Recebi sua carta e quero tranquilizá‑lo quanto aos esportes. O exercício físico, segundo a Palavra de Deus, para pouco é proveitoso (1 Tm 4.8), ou seja, para o físico, para o bem estar do corpo humano. Mas isto não o invalida e nem o condena. É bom que se pratique algum esporte pois é benéfico à saude de nosso corpo, que é o templo do Espírito. Usar do exercício físico, como determinadas posturas, movimentos, etc (como a yoga, por exemplo) como um meio de elevação espiritual é algo que Deus não aprova. Ou, no caso de algum esporte, quando este começa a interferir na vida de comunhão com Deus, obviamente precisa ser controlado. Aliás, não é só o esporte, mas tudo em nossa vida deve ser controlado para não interferir em nossa comunhão.

O que significa "cânon"?



https://youtu.be/SpnXInk7bns

Para responder sua pergunta, vou traduzir o que encontro no Concise Bible Dictionary:

A palavra "cânon" vem do grego e significa uma "régua" ou "norma" pela qual as coisas são testadas. Ela é usada por Paulo em Gálatas 6.16 e Filipenses 3.16 (traduzida "regra" em nossa versão). No que se refere às Escrituras, o termo expressa quais os livros que deveriam ser incluídos. É por esta razão que costuma‑se usar a expressão "o cânon das Escrituras", falando‑se ainda de "livros canônicos" e "livros não canônicos". Felizmente a maioria dos cristãos não estão preocupados com tais questões. Na simplicidade cristã crêem que, na Bíblia, nada mais há do que aquilo que Deus quis que fosse escrito, e que ela contém tudo o que Ele intentou fazer parte do Seu livro. Todavia, como todas as coisas costumam ser questionadas, seria bom que examinássemos um pouco este assunto.

O que a Bíblia diz sobre o homossexualismo e o homosexual?



https://youtu.be/Yz0utdCU3aU

Esta é a última pergunta de sua carta. Geralmente deixamos para o fim o que queremos perguntar primeiro. Como você lê a Bíblia, acredito que não esteja querendo saber minha opinião sobre o homesexualismo, mas o que Deus fala de tal prática na Bíblia. A opinião das pessoas podem até ser respeitadas, mas há momentos quando precisamos decidir se obedecemos a opinião das pessoas ou a Palavra de Deus. E entendi que é esta que é a opinião importante para você.

Como você vê a volta dos judeus à Israel?



https://youtu.be/DHMNrxR7XDo

No caso dos judeus, a Palavra de Deus é clara em mostrar que eles devem voltar a Israel no tempo oportuno. A volta dos judeus agora não é a mesma coisa. Eles não estão voltando crendo, porém com os corações endurecidos pela incredulidade. Você já conversou com um judeu ortodoxo? Você já ouviu o que eles pensam do Senhor Jesus Cristo? Não queira ouvir. No coração do povo judeu existe um ódio tremendo àquele que veio para eles e foi por eles crucificado.

Como foi sua conversão?



https://youtu.be/wsVs_UlH108

Além do que você pode ler em meu testemunho, não tive o privilégio de conhecer o caminho em minha infância. É claro que ouvia falar de Jesus na missa e minha mãe sempre procurou me guiar dentro daquilo que ela conhecia, ou seja, o catolicismol. Hoje ela também é convertida e reúne‑se ao nome do Senhor. [Esta carta foi escrita há alguns anos. Minha mãe faleceu em 2005].

O mundo está realmente perdido?



https://youtu.be/ZcCZvD7QN2o

Vou direto ao assunto: Sua opinião é que o mundo ainda não está perdido e que Deus preparou algo de bom para o globo terreste. A verdade é que a nossa opinião não tem nenhum valor nas coisas concernentes ao futuro, pois este só Deus conhece. Posso embarcar em um avião confiando plenamente que, por ser tão bonito e moderno, ele não vá cair, mas você sabe que pode bem acontecer. No entanto, isto é apenas uma conjectura pois ninguém disse se o avião irá cair ou não. Mas no caso deste mundo, Deus deixou avisado na Bíblia o que vai acontecer. E as profecias bíblicas tem uma margem de acerto de 100%, pois muitas das coisas profetizadas no Antigo Testamento já se cumpriram exatamente como preditas. Vou dar um exemplo.

Como pregar o evangelho?



https://youtu.be/PP0UZe268Zs

Recebi sua carta e me alegro por seu interesse de pregar a Palavra de Deus. Não existe, por assim dizer, uma técnica para se pregar a Palavra de Deus, pois quando a apresentamos, é o Espírito Santo que faz tudo. Ele convence o pecador do pecado e o leva a crêr. Nós não podemos convencer ninguém, mas podemos ao menos não atrapalhar e evitar que nossos ouvintes durmam. E para este aspecto existem algumas técnicas.

O que significa a Rosa de Sarom?



https://youtu.be/JWaMTAqzdpw

"Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales. Qual o lírio entre os espinhos, tal é a minha amada entre as filhas. Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os filhos; com grande gozo sentei-me à sua sombra; e o seu fruto era doce ao meu paladar. Levou-me à sala do banquete, e o seu estandarte sobre mim era o amor". Cantares 2:1-4

O "Dia de Cristo" é o arrebatamento?



https://youtu.be/PQLxXcO-k_8

Para entender melhor a passagem a que você se referiu (2 Tessalonicenses 2), é preciso entender a diferença entre a primeira e a segunda epístolas. A primeira fala, de forma geral, da vinda de Cristo em conexão com a Igreja.

É possível reconhecer quem é crente pelas roupas?



https://youtu.be/amJKBF9f-nQ

Vou contar uma história para que entenda a que estou me referindo. Conta‑se que, na Índia, um príncipe vivia vestido em ricos trajes e morava em um grande palácio. Todos os dias ele era visitado pelo "guru" (uma espécie de sábio indiano que vive com monge), o qual fazia longos sermões ao príncipe dizendo que ele estava muito ligado às coisas materiais, que tinha muitas riquezas, que sua roupa era muito luxuosa, que precisava se desligar das coisas materiais, etc. O príncipe escutava tudo pacientemente. Ao contrário do príncipe que tinha muitas riquezas, tudo o que o guru possuía era um manto.

O que é o Livro da Vida?



https://youtu.be/L1cFL7-SX2o

Sua pegunta sobre o "Livro da Vida" tem a ver com a ideia comum de que ser riscados do "Livro da Vida" significa perder a salvação. Não é bem assim, mas você sabe que diferentes palavras têm diferentes significados dependendo do contexto. Se você chamar alguém de "cabra", dependendo de onde o sujeito mora ele vai achar que está sendo chamado de mulher do bode. No nordeste o cara vai entender que significa simplesmente "homem" ou "rapaz". Diga que o "inverno" chegou e seu amigo do sul vai sair de casa com agasalho. Seu amigo do norte vai levar o guarda-chuva.

Se for à padaria na Baixada Santista peça "média", em Ribeirão Preto não vão mandar você para a fila maior se pedir "filão", mas no Ceará se pedir "carioquinha" não vai sair de braços dados com uma garota do Rio de Janeiro. No Rio Grande do Sul pode pedir "cassetinho" sem medo, em Sergipe "pão jacó" e no Pará "pão careca", mas isso não garante que ele virá sem cabelo. Numa padaria de Uruguaiana pedi "biscoito de polvilho", que é como chamam aqui aquele parecido com o Globo vendido nas praias do Rio, e me deram um treco duro e sólido, nada parecido com o isopor que comemos aqui.

Escrevi tudo isso para você nunca mais se esquecer de que na Bíblia existem palavras ou expressões que têm diferentes significados dependendo do contexto, o que faz muita gente se confundir. Já disseram a você que existe a possibilidade de seu nome ser riscado do "Livro da Vida" e você perder a salvação? Então é bom compreender que "Livro da Vida" é uma expressão com diferentes significados na Bíblia e salvação é algo que não perdemos porque não conquistamos por nossos méritos e esforços: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Ef 2:8-9). Ela nos é dada pelo "Deus que justifica o ímpio" (Rm 4:5), não o bom, quando cremos no Salvador Jesus. E NUNCA nos é tirada e NINGUÉM poderá fazê-lo (nem nós mesmos), como Jesus mesmo garantiu:

"E dou-lhes a vida eterna, e NUNCA hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão." (Jo 10:28)

"Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e NINGUÉM pode arrebatá-las da mão de meu Pai." (Jo 10:29)

Segundo o dicionário bíblico, "Livro da Vida" tem vários significados. "Trata‑se do registro dos nomes das pessoas como estando vivas. Um livro, também chamado simplesmente de livro de Deus, pode ser um livro daqueles que tão somente tem um nome para viver, cujos nomes podem, consequentemente, ser apagados (Êxodo 32.32,33; Salmo 69.28; Apocalipse 3.5; 22.19). Outro aspecto que o livro da vida assume é o de um livro dos salvos, do qual ninguém será apagado (Filipenses 4.3; Apocalipse 3.8; 17.8; 20.12,15; 21.27). Um terceiro livro, simplesmente chamado de "o livro" contém os nomes do remanescente de Israel"(Daniel 12.1)." (Concise Bible Dictionary)

Veja mais sobre a CERTEZA da salvação:

http://www.respondi.com.br/2016/05/como-ter-seguranca-certeza-e-alegria-da.html
http://www.respondi.com.br/2016/05/o-fogo-nunca-se-apaga-o-salvo-nunca-se.html
http://www.respondi.com.br/2012/02/15-passagens-que-dizem-que-podemos.html
http://www.respondi.com.br/2011/09/estas-passagens-afirmam-que-podemos.html
http://www.respondi.com.br/2013/09/cair-da-graca-desviar-e-naufragar-na-fe.html
http://www.respondi.com.br/2014/01/se-eu-perder-fe-perco-salvacao.html
http://www.respondi.com.br/2012/02/extinguir-o-espirito-significa-perder.html
http://www.respondi.com.br/2011/02/voce-diz-que-salvacao-esta-garantida.html
http://www.respondi.com.br/2011/09/paulo-nao-tinha-certeza-da-salvacao.html
http://www.respondi.com.br/2008/10/podemos-perder-salvacao.html
http://www.respondi.com.br/2011/04/seguranca-da-salvacao-depende-de-mim.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/qual-diferenca-entre-o-batismo-e-o-selo.html
http://www.respondi.com.br/2010/04/um-crente-pode-perder-sua-salvacao.html
http://www.respondi.com.br/2014/01/quem-morre-no-ato-do-adulterio-perde.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/afastei-me-de-jesus-o-que-fazer.html
http://www.respondi.com.br/2007/05/possvel-ter-certeza-de-ir-para-o-ceu.html
http://www.respondi.com.br/2007/12/salvao-e-pela-graca-somente.html
http://www.respondi.com.br/2010/02/posso-ser-cortado-depois-de-crer.html
http://www.respondi.com.br/2010/04/um-crente-pode-perder-sua-salvacao.html
http://www.respondi.com.br/2010/02/para-ser-salvo-preciso-ir-frente-orar.html
http://www.respondi.com.br/2008/06/o-que-fazer-quando-nao-sinto-presenca.html
http://www.respondi.com.br/2008/01/e-pecado-considerar-se-salvo.html
http://www.respondi.com.br/2005/05/no-presuno-voc-dizer-que-est-salvo.html

As pessoas viviam mais no princípio?



https://youtu.be/cKBGiEHw17A

Quanto à sua outra pergunta, não sei exatamente que calendário os homens usavam no princípio, mas os anos sempre foram anos, ou seja, com igual período de tempo, uma vez que estavam condicionados às fases da lua e ao ciclo solar (que rege as estações). É provável que o inicio do ano fosse diferente para diferentes povos. Os anos que encontramos no princípio da Bíblia, mostrando idades de centenas de anos para as pessoas do mundo ante‑diluviano, são períodos de tempo como temos hoje.

Por que os animais sofrem e morrem?



https://youtu.be/vmzo2iKB5Lo

"O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor" (Rm 6.23). Baseada neste versículo você queria saber sobre os animais, por que eles morrem, etc. A resposta à sua pergunta está em Romanos 8.18‑30, especialmente nos versículos 19,20,21 e 22.

O que significa o "arraial" de Hebreus 13?



https://youtu.be/M5bnnVZAJ-0

Hebreus 13:13 está fazendo referência ao arraial ou sistema religioso judaico, com o qual os cristãos nada mais tinham a ver. "Saiamos pois a ele fora do arraial, levando o seu opróbrio." A carta aos cristãos hebreus os exorta a saírem fora de todo aquele sistema que, mesmo que no passado tivesse sido estabelecido por Deus, já não tinha nenhum sentido, pois Cristo fora colocado fora dele.

O que é ser "mais que vencedor"?



https://youtu.be/8P65e2G5sPg

Recebi sua carta de 14 de janeiro e fiquei contente por saber que você tem vencido as dificuldades pelas quais estava passando. O nosso Deus é realmente poderoso e capaz de nos livrar, desde que confiemos a Ele todo o nosso ser.

É pecado usar anéis, pulseiras e colares?



https://youtu.be/6eUM74VRnFM

Isaías 3.18‑24 O contexto todo fala de Israel ("filhas de Sião") que havia abandonado o caminho do Senhor. Sendo assim, o Senhor tiraria de Israel todo adorno (enfeite) e daria a ela justamente o oposto. "Em lugar de cheiro suave haverá fedor, e por cinto uma corda; e em lugar de encrespadura de cabelos, calvície, e em lugar de veste larga, cilício; e queimadura em lugar de formosura" (vers.24). Se você ler o contexto todo verá que aqui não se trata de uma lista de enfeites que Deus desaprova. "Enfeite das ligas" eram anéis colocados nos tornozelos. "Redezinhas" eram pequenas redes de metal precioso colocadas sobre a testa. "Luetas" eram enfeites de metal em forma de lua. "Pendentes" eram brincos; "manilhas" eram pulseiras; "diademas" eram pequenas coroas de jóias; "enfeites dos braços" eram pulseiras colocados no ante‑braço; "cadeias" eram correntes de ouro. E assim por diante, tudo aqui descreve enfeites preciosos.

A mulher que ora sem véu ou sem cobrir a cabeça está salva?



https://youtu.be/CL3JxS3ZzUw

O uso de um véu ou cobertura para as mulheres não tem qualquer ligação com sua salvação ou mesmo com sua comunhão. A salvação é pela fé em Cristo e no Seu sacrifício consumado no Calvário. Dentro da ordem que Deus estabeleceu, o homem que cobre a cabeça quando ora desonra sua cabeça, que é Cristo. A mulher que não cobre sua cabeça quando ora desonra sua cabeça que é o homem (1 Coríntios 11.3‑5).

O que é "comer indignamente" na ceia?



https://youtu.be/3iMVGTCzUTQ

Como saberemos que o nosso comer e o beber é indigno? (1 Co 11). Os Coríntios estavam celebrando a ceia apenas como uma refeição qualquer (v.20), fazendo dela uma ocasião para comer e beber (v.21,22). O apóstolo tem que trazer à memória deles a origem da ordenança e a solene ocasião em que foi instituída ("na noite em que foi traído") para mostrar que não era algo banal. Ele ainda mostra que a celebração é em memória de Cristo morto, do corpo e do sangue do Senhor (v.25,26).

Como é o jejum que a Bíblia ensina?



https://youtu.be/JRCW-Otupng

Um dos versículos mais claros acerca do jejum está na pergunta que o Senhor faz aos judeus: "Quando jejuastes e pranteastes no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos, jejuastes vós para mim, mesmo para mim?" (Zc 7.5).

Como deve ser a saudação entre irmãos?


https://youtu.be/m7sp-hr5zeM

"A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." Romanos 1.7.

O que significa "inferno"?



https://youtu.be/BdTqO-ZZdsA

Atendendo à sua quarta pergunta, a palavra "inferno" que temos em nossa tradução derivam de diferentes palavras do original:

O que significa "entregar a Satanás"?



https://youtu.be/PcGNB82uqh0

A passagem de 1 Coríntios 5.5 fala de um poder dado aos apóstolos somente. Eles tinham poder para entregar uma pessoa à morte (do corpo apenas) como foi feito com Ananias e Safira. A igreja estava no início e no auge do seu poder. O pecado que comprometesse o testemunho recebia um juízo imediato por mão dos apóstolos.

Como enfrentar a morte de quem amamos?



https://youtu.be/hp9b19M_g8k

Antes de mais nada, sentimos muito pela morte de seu irmão. Há muitas coisas difíceis de se aceitar, mas acho que a morte é a pior delas. Deus não pede que "sejamos fortes", que "procuremos esquecer", que "não choremos", pois Ele mesmo sentiu todas essas coisas. Diante do túmulo de Lázaro, Jesus chorou, demonstrando que o sentimento de tristeza é bem apropriado para o ser humano.

Cometer suicídio não seria uma solução?



https://youtu.be/4PuI08IuUbQ

Recebi sua carta de 18 de fevereiro e compreendo que esteja passando por dificuldades. Embora você diga ter problemas mentais, e isso pode atrapalhar muito a vida de uma pessoa, acredito que o seu problema maior não é mental, e sim espiritual. Problemas mentais são, em geral, decorrentes de uma lesão no cérebro ou até mesmo de uma disfunção no processo químico do mesmo.

Satanás pode influenciar um crente?



https://youtu.be/_DCVXpRTBMM

O diabo pode influenciar o pensamento de um crente, mas não pode possuí‑lo. É nossa mente carnal, o velho homem em nós, que está sempre receptiva às artimanhas do diabo. Por isso é preciso vivermos como manda Gálatas 5.16.

Um cristão pode tirar e ter retratos ou imagens de pessoas?



https://youtu.be/jMFPlegaivY

Li seus comentários sobre o assunto das esculturas e imagens e creio que, da maneira como coloca o assunto, a compreensão do segundo mandamento poderia tornar‑se algo extremamente polêmico, gerando as mais diversas interpretações.

Mateus 24:40, 41 fala do arrebatamento?



https://youtu.be/zam7eU8kVSo

Mateus 24 trata do remanescente judeu que testemunhará durante a tribulação. O termo "levado" que aparece nos versículos 40 e 41 nada tem a ver com o arrebatamento. Muitos usam estes versículos como sendo o arrebatamento, mas isso é tirá‑los de seu contexto. O contexto é o assunto sobre o qual o Senhor vem Se referindo antes, ou seja, o dilúvio (vers. 39) que "LEVOU a todos", ou seja, foi um ato judicial, foi a morte ceifando vidas. Da mesma forma, quando Cristo vier para reinar (no final da grande tribulação), a morte passará ceifando a muitos; levando a muitos. Os vivos entrarão no milênio. Mas não são cristãos como os conhecemos hoje; serão judeus (ou gentios convertidos) que se converterão durante a tribulação e que NUNCA ESCUTARAM O EVANGELHO ANTES.

Deus responde a TODAS orações?



https://youtu.be/m9xQEH8F3yM

Sim, porém para algumas a resposta é "não". A oração, é o canal de comunicação que temos com Deus. E está sempre aberto à nossa espera. Mas o segredo todo da oração está em nossa comunhão com Deus e no reconhecimento de nossa incapacidade.

Qual é a hierarquia na igreja?



https://youtu.be/twq8eDDX5oQ

Você perguntou a respeito de uma organização hierárquica. Uma das coisas que mais intrigam aqueles com quem converso acerca de reunir‑se somente ao nome do Senhor é o fato das Escrituras não apresentarem nada parecido com o que encontramos hoje, ou seja, um homem liderando uma congregação e dando a ela ensino, exortação, consolo, além de determinar a ordem das reuniões.

Devemos obedecer aos pastores?



https://youtu.be/MzZNR9wOego

Sua terceira pergunta é acerca de obedecer à autoridade e faz referência a Hebreus 13.17. Mas eu pergunto: o que é um pastor? Alguém mais apressado poderia responder que se trata de um homem que estuda em uma faculdade de teologia, tira um diploma e é ordenado por uma determinada igreja ou denominação, recebendo assim uma congregação para pastorear, onde ele será o líder e os demais serão os membros. De certa maneira, a mesma resposta poderia descrever tanto um pastor protestante como um padre católico. Mas será que encontramos isso nas Escrituras?

É errado deixar de congregar?



https://youtu.be/AWX92QzACeI

Sua pergunta é sobre Hebreus 10.25: "Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando‑nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele dia". Quando falamos de sair do sistema denominacional, isto não significa sairmos para ficar sozinhos, porém para nos reunirmos da maneira que a Bíblia nos mostra, ou seja, somente ao nome do Senhor e sobre o fundamento de que há um só corpo (e não muitos corpos divididos por diferentes nomes).

Qual a ordem dos acontecimentos proféticos?



https://youtu.be/C6YUaCVchSs

Quanto à suas dúvidas acerca das coisas que ainda irão acontecer, a ordem dos acontecimentos é mais ou menos a seguinte:

Acontecerá o arrebatamento da Igreja (1 Ts 4.17) a qualquer momento, isto é, Cristo volta (mas não chega até a terra e nem é visto por todos) e arrebata para Si todos os salvos desde o princípio do mundo. Os que estiverem mortos ressuscitarão; os que estiverem vivos serão transformados e subirão.

Quem deve testemunhar de Cristo?



https://youtu.be/gYDwOpO8VHU

É uma grande responsabilidade de cada crente no Senhor Jesus Cristo, a de levar a outros irmãos aquilo que o Senhor nos tem dado conhecer. Deus não apenas quer que os homens sejam salvos. Ele "quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade" (1 Tm 2.4). Como você mesmo escreveu, depois de salvos temos muito a aprender da preciosa Palavra de Deus. E foi para isto que o Senhor deu dons aos homens, "querendo o aperfeiçoamento dos santos" (Ef 3.12).

O que são as Testemunhas de Jeová?



https://youtu.be/S92kT6ki-2Y

"Testemunhas de Jeová" é uma religião que usa a Bíblia de forma deliberadamente equivocada enganando seus adeptos. Suas doutrinas procuram diminuir o Nome que está acima de todo nome, o Senhor Jesus Cristo. Eles negam que Cristo seja Deus e não dão honra ao filho como ao Pai (ver João 5.23). A estes devemos tratar como está escrito em 2 João versículos 7 ao 11, pois são inimigos de Deus.

O que é uma seita?



https://youtu.be/qsDXHHiAYgk

Quanto à sua pergunta, a palavra "seita" significa facção ou divisão. Os que usam esta palavra para designar religiões demoníacas estão usando a palavra errada. Na Bíblia ela aparece em Atos 5.17; 15.5; e 26.5 sempre se referindo a uma divisão dentro da religião judaica. Nada tinha de religião falsa ou demoníaca, pois o judaísmo foi instituído por Deus. Em Atos 24.5 e 28.22 a palavra seita é usada para se referir aos cristãos, que no princípio eram confundidos com alguma divisão existente no judaísmo, como eram os fariseus, saduceus e essênios. Portanto, está errado usar a palavra "seita" para se referir a alguma religião pagã ou não cristã.

Como expulsar demônios?



https://youtu.be/gtKkvU6jnKM

Tenho reparado em suas cartas uma excessiva preocupação com Satanás, o que poderá ser um tropeço para sua vida cristã. Evidentemente estamos em luta constante contra ele que é nosso inimigo, porém esta luta se dá nos lugares celestiais, onde chegamos em oração. Nossas armas não são carnais, mas poderosas em Deus, portanto, embora devemos estar sempre alertas, não devemos nos ocupar com o mal. Preocupar‑se com o mal é tão ruim quanto estar envolvido no mal. Devemos nos manter olhando para o Senhor, bebendo da Sua Palavra, ocupando o nosso pensamento com as coisas que são de cima onde Cristo está. Assim seremos vitoriosos e daremos um testemunho de que a vida cristã é uma vida ocupada com Cristo e não com o diabo.

O que é a Trindade?



https://youtu.be/Lp5s9pCkuMw

Geralmente costumamos usar a palavra "Trindade" para dar a idéia de pluradidade de Pessoas da Divindade. A palavra não está na Bíblia, mas para a mente guiada pelo Espírito fica fácil perceber sua existência.

Um cristão pode usar crucifixos?



https://youtu.be/UVwMWur_MQU

A Bíblia afirma que maldito era aquele que fosse suspenso no madeiro (cruz), e devemos aceitar isso. Os homens deturparam a mensagem da cruz, fazendo suas pequenas (ou grandes) cruzes como se fossem amuletos para dar boa sorte, proteção, identificação (de que são cristãos), etc.
Porém os significados da cruz na Bíblia são diferentes daqueles que o homem inventou. A cruz era, em princípio, os pedaços de madeira onde criminosos eram mortos. Jesus morreu numa cruz, portanto a cruz passou a ser um emblema da morte de Cristo (leia Fp 2.8; Cl 1.20; 1 Co 1.18). É também um emblema de vergonha e rejeição (Lc 9.23).

A Bíblia condena o sexo antes do casamento?



https://youtu.be/iOQk6zwejjE

Quanto à questão de sexo, a Bíblia é bastante clara no sentido de mostrar que Deus criou o homem e a mulher para que se unissem em matrimônio se tornando um só, e abençoou o ato sexual ordenando que o ser humano se multiplicasse. A única coisa que parecia "incompleta" na Criação era o fato de Adão estar só, por isso Deus lhe deu uma esposa, não para satisfazer suas necessidades, para que não estivesse só e também para que os dois procriassem.

Posso me casar com uma incrédula?



https://youtu.be/cF9ufy8EZII

Recebi sua carta de 1 de setembro e vejo que têm passado por dificuldades quanto às questões que costumam afligir a todo jovem. Antes de mais nada, devo lembrar‑lhe que o verdadeiro cristão não anda segundo os seus sentimentos ou segundo os conselhos e costumes deste mundo, e nem mesmo segundo o seu próprio coração, que é enganoso, mas segundo Deus e a Sua Palavra. Você está pronto a aceitar a vontade de Deus conforme ela é mostrada na Sua Palavra? Se assim for, você será feliz, pois Ele sabe o que é melhor para nós.

Devo guardar a Lei para ser salvo?



https://youtu.be/eOSmvtc4ToU

A Bíblia deixa claro que a salvação não é pela guarda da lei (leia Gálatas). A lei tanto teve o papel de mostrar o pecado devidamente maligno (Rm 7.13) e também de servir de "aio" (ou ama) para que o homem viesse a conhecer a Cristo (Gl 3.24,25). Um irmão descreveu a lei como uma escada de madeira dentro de um poço onde está caído um homem. Essa escada é boa, só que tem os seus degraus muito longe uns dos outros, tornando impossível de ser usada por um homem.

De quantas Jerusaléns a Bíblia fala?



https://youtu.be/DJQBhWh2DJ0

Existem três Jerusaléns que não devem ser confundidas entre si:
  • Jerusalém celestial (Hb 12.22; Ap 21.10‑22.5), que é o lugar de habitação dos santos nas alturas no período do Milênio;
  • Jerusalém terrenal (Jr 3.17; 30.18; Sl 48; Ez 48.15‑20), que é o lugar de habitação do príncipe e de outros santos, provavelmente da família real de Davi durante o Milênio;
  • Nova Jerusalém (Ap 21.2), a cidade dos santos no Estado Eterno. Todas são chamadas santas (Ap 21.2,10; Jl 3.17).
(traduzido de "Outline of Prophetic Events ‑ Bruce Anstey)

    O que é o exército de 200 milhões de Apocalipse?



    https://youtu.be/zTtudAXQ50k

    Apocalipse 9:13-16: "E tocou o sexto anjo a sua trombeta, e ouvi uma voz que vinha das quatro pontas do altar de ouro, que estava diante de Deus, a qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos, que estão presos junto ao grande rio Eufrates. E foram soltos os quatro anjos, que estavam preparados para a hora, e dia, e mês, e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens. E o número dos exércitos dos cavaleiros era de duzentos milhões; e ouvi o número deles."

    O que é o "Evangelho do Reino"?



    https://youtu.be/QSvTEu9Iyak

    O evangelho do Reino não deve ser confundido com o evangelho da graça de Deus (Atos 20.24), que os cristãos estão pregando atualmente. O evangelho da graça de Deus promete justificação pela fé em Cristo e um lar com Ele no céu por toda a eternidade. O evangelho do Reino declara as boas novas da vinda do Rei que estabelecerá Seu Reino, em poder, sobre a terra. Aqueles que vierem a crer no evangelho do Reino quando for pregado, e forem preservados durante a tribulação, entrarão no Reino para usufruir de suas bênçãos sobre a terra.

    Onde as Américas se encaixam na profecia?



    https://youtu.be/k-MXhNJyVXQ

    Muitos procuram saber onde a América se encaixa na profecia. Daniel 2.43 mostra que o Império Romano, cujas raízes estão na Europa Ocidental, se misturará com "semente humana". Sem dúvida, isto se refere à imigração dos povos da Europa Ocidental para as Américas do Norte, Central e do Sul.

    O que é o Tribunal de Cristo?



    https://youtu.be/RDxJcF147X0

    Alguns poderão discordar disto, mas as Escrituras (2 Co 5.10) declaram claramente que trata‑se das ações efetuadas por meio do corpo, e não das ações praticadas após a conversão. Todos nós estávamos no corpo antes de sermos convertidos. Será necessário ter tudo manifestado na vida do crente, para mostrar que a inigualável graça do Senhor é tão grande que a tudo sobrepuja. Onde abundou o pecado a graça abundou ainda muito mais (Rm 5.20).

    Qual o caráter de Cristo como juiz?



    https://youtu.be/8evyylgURqQ

    Existem dois tipos de juiz. Cristo executará juízo no caráter de ambos. Um tipo juiz é aquele que está no caráter de alguém investido de autoridade para decretar a sentença em juízo sobre um réu culpado, por exemplo, um juiz que atua nas cortes judiciais de um país. O cristão nunca se encontrará perante Cristo neste caráter de Juiz (Jo 5.24; Rm 8.1).

    O que acontecerá com o Espírito Santo no arrebatamento?



    https://youtu.be/_KKoYUBRNT4

    Alguns poderiam perguntar: "Como podemos saber quando o Espírito será tirado?" Cremos que pelas três passagens seguintes fica evidente que isso acontecerá por ocasião do arrebatamento. Jo 14.16,17. Na noite em que foi traído, o Senhor prometeu a Seus discípulos que quando o Espírito de Deus viesse para fazer morada na Igreja (Atos 2), isto seria para sempre. Quando a Igreja for chamada para fora deste mundo, no arrebatamento, o Espírito de Deus irá junto pois o Senhor disse que Ele (o Espírito) nunca os deixaria.

    O que significa dispensação?

    Uma dispensação é a maneira como Deus trata com o homem durante um determinado período de tempo, quando o homem é provado e testado quanto à obediência a certas revelações definidas da vontade de Deus. Por exemplo, desde os dias de Moisés até Cristo o homem foi provado sob a Lei. O período atual é chamado de "dispensação da graça de Deus" (Ef 3.2). No Milênio o homem será provado sob o reinado pessoal de Cristo, sem a presença de um tentador (Satanás). É a chamada "dispensação da plenitude dos tempos" (Ef 1.10). Existem ao todo sete dispensações nas quais o homem tem sido provado: em inocência, em consciência (da expulsão do jardim do Éden ao dilúvio), em autoridade ou governo (do dilúvio a Abraão), sob a promessa (de Abraão a Lei), sob a Lei (da Lei a Cristo), sob a graça (de Cristo ao arrebatamento), sob o reinado pessoal de Cristo (da vinda de Cristo ao final do Milênio).(traduzido de "Outline of Prophetic Events ‑ Bruce Anstey)

    Qual a diferença entre o arrebatamento e a vinda de Cristo?

    É de extrema importância entender a distinção que existe nas Escrituras entre o arrebatamento e a vinda de Cristo. O arrebatamento não deve ser confundido com a vinda de Cristo. Embora o Senhor venha dos céus em ambas as ocasiões, o arrebatamento e a vinda de Cristo são eventos que diferem de forma distinta.
    • Arrebatamento é quando o Senhor vem para os Seus santos (Jo 14.2,3) ‑‑ Vinda de Cristo é quando Ele vem com os Seus santos (que foram levados à glória no arrebatamento) Jd 14; Zc 14.5.
    • O arrebatamento pode acontecer a qualquer momento ‑‑ a vinda de Cristo não acontecerá até cerca de 7 anos após o arrebatamento.
    • No arrebatamento o Senhor vem secretamente, num piscar de olhos (1 Co 15.52) ‑‑ em Sua vinda Ele vem publicamente e todo olho O verá (Ap 1.7).
    • No arrebatamento Ele vem para libertar a Igreja (1 Ts 1.10) ‑‑ em Sua vinda Ele vem para libertar Israel (Sl 6.1‑4).
    • No arrebatamento Ele vem nos ares para a Sua Igreja, pois é o Seu povo celestial (1 Ts 4.15‑18) ‑‑ em Sua vinda Ele volta à terra (no local chamado Monte das Oliveiras) para Israel que é o Seu povo terrenal (Zc 14.4,5).
    • No arrebatamento é o próprio Senhor Quem reúne os Seus santos (1 Ts 4.15‑18; 2 Ts 2.1) ‑‑ em Sua vinda Ele envia os Seus anjos para reunir os eleitos de Israel (Mt 24.30,31).
    • No arrebatamento Ele leva os crentes para fora deste mundo, deixando para trás os ímpios (Jo 14.2,3) ‑‑ em Sua vinda os ímpios são tirados do mundo para julgamento e os crentes (aqueles que tiverem se convertido por meio do evangelho do Reino que será pregado durante a tribulação) são deixados para desfrutar de bênçãos na terra (Mt 13.41‑43; 25.41).
    • No arrebatamento Ele vem para libertar os Seus santos (a Igreja) da ira vindoura (1 Ts 1.10) ‑‑ em Sua vinda Ele vem para derramar a Sua ira (Ap 19.15).
    • No arrebatamento Ele vem como o Noivo, para receber Sua noiva, a Igreja (Mt 25.6,10) ‑‑ em Sua vinda Ele vem como o Filho do Homem em juízo sobre aqueles que O rejeitaram (Mt 24.27, 28).
    • No arrebatamento Ele vem como a "Estrela da Manhã" que desponta pouco antes de raiar o dia (Ap 22.16) ‑‑ em Sua vinda Ele vem como o "Sol de Justiça", que é o próprio raiar do dia (Ml 4.2).
    • No arrebatamento Ele vem sem quaisquer sinais, pois o cristão anda por fé e não por vista (2 Co 5.7) ‑‑ já a Sua vinda será cercada de sinais pois os judeus pedem sinais (Lc 21.11,25‑27; 1 Co 1.22).
    Nas Escrituras nunca é feita referência ao arrebatamento como um "ladrão de noite". Este termo refere‑se à vinda do Senhor (1 Ts 5.2; 2 Pd 3.10; Mt 24.43; Ap 16.15; 3.3).

    Em um certo sentido há três vindas. Sua vinda para o que era Seu (Primeira Vinda Jo 1.10,11; Hb 10.7), Sua vinda para os que Lhe pertencem (Arrebatamento Jo 14.2,3; 1 Ts 4.15‑18 ‑‑ N.T.: ou "pelos que Lhe pertencem"), e Sua vinda com os que Lhe pertencem (A Vinda de Cristo Jd 14).
    (traduzido de "Outline of Prophetic Events ‑ Bruce Anstey)

    Por que no rádio oferecem lenços, azeite e outros objetos "ungidos"?



    https://youtu.be/XmY7TBbm6yA

    A questão lenços ungidos, sangue, água, xampu, etc., que são propagados pelos programas de rádio e por muitos pregadores de duvidosa idoneidade não passam de comércio. Na verdade está se cumprindo aquilo que o Senhor disse em Mateus 7.22 e também em 2 Timóteo 3.5,13; 4.3,4; 2 Pedro 2 (especialmente o versículo 3).

    Como enfrentar a doença e o sofrimento?



    https://youtu.be/l0PQO5nlSrA

    Geralmente quando alguém escreve contando um problema costumo responder dizendo que não sei o que é passar pelo que aquela pessoa está passando. Geralmente são casos de doenças, ou de escravidão por vícios, lares destruídos ou mesmo cartas de presidiários. Mas logo que li sua carta, pude dizer: Eu sei o que você está sentindo. Vou explicar.

    Como proceder em relação à "Nova Era"?



    https://youtu.be/pIPk9CTxdQo

    Recebi sua carta de 1 de julho e fico alegre por ter a oportunidade de me comunicar com você. Você perguntou sobre a "seita" denominada "Nova Era", porém, pelo que conheço, não existe uma seita com tal nome. Talvez pode até ser que alguém tenha criado alguma pequena seita com tal nome, mas a expressão "Nova Era" que está começando a ser usada cada vez mais refere‑se a um movimento que já não é novo. Existe um livro que acabou de ser lançado, se não me engano, pela Editora Betânia que é bastante esclarecedor. Nós não temos para venda, mas acredito que você poderá encontrá‑lo em alguma livraria evangélica.

    Afastei-me de Jesus. O que fazer?



    https://youtu.be/GCLDI9GFJTo

    "E Jesus lhes disse: Eu sou o Pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede. Tudo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora" João 6.35,37.

    Qual a diferença entre o batismo e o selo do Espírito?



    https://youtu.be/m-gqHgLScD4

    Em sua carta você fez referência ao assunto do batismo com o Espírito Santo ou do Espírito Santo. Na última carta que lhe enviei, inclui um texto que traduzi (O Espírito Santo) de um livreto escrito por H.E.Hayhoe, um irmão canadense, onde está explicado o assunto. Creio que aquele artigo, bem como tudo o que os irmãos que estiveram aí compartilharam com vocês, já dão a orientação necessária para você poder buscar os versículos citados e pedir ao Senhor luz acerca do assunto.

    Deus induz alguém a pecar?



    https://youtu.be/1iAMHiaJSWQ

    Você nos perguntou se Deus induz alguém ao pecado. A resposta encontra‑se em Tiago 1.13: "Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte".

    A Bíblia proíbe a mulher de cortar o cabelo?



    https://youtu.be/KVaUokqMInA

    Em sua carta você pergunta sobre corte de cabelo da mulher, modo de vestir, etc. Embora a Palavra seja clara quando diz que o cabelo é a glória da mulher e, portanto, ela deve deixá‑lo comprido, não encontro nada que a proíba de cortá‑lo. Entendo que a mulher não deve rapar a cabeça e nem cortar o cabelo curto, mas nunca vi nenhuma passagem que a proiba de aparar suas pontas. Querer afirmar isto é ir além do que está escrito.

    Posso perder minha salvação?



    https://youtu.be/5-O-lG37mCg

    Você acredita que uma pessoa salva por Cristo possa perder a salvação, ao afirmar que "...a doutrina de que uma vez salvo, sempre salvo é anti‑bíblica. Do contrário, eu poderia negar a fé quando bem entendesse." Quanto à sua idéia de que você poderá negar sua fé, devo dizer que se você realmente é nascido de Deus, Ele cuidará de você até o fim.

    Qual a diferença entre crer e acreditar?



    https://youtu.be/JyGY5G9SQ7s

    Sua dúvida diz respeito à salvação somente pela fé, ou seja, só pelo ato de crer. Quanto ao versículo que citou, conforme escutou numa rádio, ou seja, Tiago 2.19, alí não diz que o diabo é crente, mas que os demônios crêem que há um só Deus, e não só crêem como também estremecem. Mas não é o fato de crermos que há um só Deus que nos dá a salvação. Os muçulmanos (maometanos) crêem que há um só Deus e nem por isso estão salvos. Não é por crermos que há um só Deus que somos salvos, mas por crermos em Jesus Cristo; por aceitarmos que Ele é o sacrifício enviado por Deus para a remissão (retirada) de nosso pecado. E que Ele ressuscitou ao terceiro dia, tendo assim o Seu sacrifício sido aceito por Deus (Leia 1 Co 15.1‑4).

    Qual a relação de Cristo com a Lei dada a Moisés?



    https://youtu.be/EmAoOzpw0pU

    Quanto às suas dúvidas, Mateus 5.17 e Romanos 3.31, o versículo diz exatamente o que está escrito, ou seja, que Cristo veio cumprir a lei, ou seja, Ele se sujeitou debaixo da lei (Gl 4.4), viveu em perfeita obediência à lei (Jo 8.46; Mt 17.5; 1 Pd 2.21‑23); foi um ministro da lei aos judeus, limpando os erros que eles haviam introduzido (Lc 10.25‑37) e confirmando, ao mesmo tempo, as promessas feitas aos patriarcas (Rm 15.8).

    O que significa o arrebatamento?



    https://youtu.be/rDIcJKW30q0

    O arrebatamento não pode ser confundido com a vida de Cristo a este mundo pois no arrebatamento Ele não chega a descer até o mundo; somos nós que subimos e vamos encontrá‑Lo "nos ares", "nas nuvens". Então estaremos no céu para a celebração das bodas do Cordeiro (leia 1 Ts 4.17; Jo 14.2,3; Ef 5.25‑27; Ap 19.7‑9), para então virmos COM CRISTO em poder e glória em Sua vinda (Ap 19.14 ‑ compare com Ap 19.8), para reinarmos com Ele (Ap 5.10; 3.21; 20.6; 2 Tm 2.12; 1 Co 4.8; Lc 19.17,19).

    Mais acessadas da semana