As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.

Pesquisar este blog

Foi a guerra do Iraque uma nova cruzada?



https://youtu.be/sG0BzuSWlVE

(esta correspondência foi originalmente mantida em 2003 com um cristão norte-americano que apoiava a invasão do Iraque)

Você realmente acha? Meio forte sua afirmação, não? (Uma nova cruzada?) Essa não é a nossa guerra - a guerra do cristão - pois nossa guerra não é aqui neste mundo. Se fosse, seria meu dever ir ao Iraque, mesmo que o presidente do Brasil seja oficialmente contra (como a maioria dos países do mundo é). Mas aí eu estaria desobedecendo a autoridade que está acima de mim, o que não estaria correto. Mas se é uma guerra que mostra quem ama a cruz e quem não ama - uma espécie de divisor de águas ou identificador, como você coloca - eu deveria desobedecer a autoridade para obedecer a autoridade de Deus, como fez Daniel quando se engajou na guerra da oração, contra as ordens do rei.

Para ser cristão é preciso ser perfeito?



https://youtu.be/Ws60gCC_Oug

Entendo que existem pelo menos três significados para a palavra "perfeito". O primeiro é da perfeição aos olhos de Deus na Criação. Perfeito significava que Ele tinha atingido seus objetivos, mas não que o homem estava imune à queda. Tanto é que caiu e a imperfeição maior, o pecado, entrou na Criação.

Quem são os filhos de Deus?



https://youtu.be/PcjSaFvgocY

A expressão "filhos de Deus" é hoje usada de forma genérica, mas se formos buscar na Bíblia descobriremos que existe uma distinção entre "criaturas de Deus" e "filhos de Deus". O evangelho de João explica quem são biblicamente considerados "filhos de Deus":

A reencarnação é uma doutrina racista?



https://youtu.be/Ef2Gfp39Ltg

Sim, pelo menos na forma como Allan Kardec a coloca, o que acho que vale para a doutrina de um modo geral, já que é evolucionista em sua essência. Mas há outros problemas com a idéia de reencarnação:

A reencarnação é uma lei natural?



https://youtu.be/ie597uA_-hc

Você afirmou que a "reencarnação que é um lei natural de Deus, por ser uma lei natural de Deus esta presente em todas a religões". A afirmação é sua. Eu posso afirmar que não é uma lei natural e que o fato de estar presente em todas as religiões não prova sua validade. Aqui ficaríamos em um impasse. Quanto à questão moral, obviamente há pontos comuns em muitas religiões, porém a diferença é que no cristianismo esses pontos são o vagão, não a locomotiva; são as conseqüências de uma salvação consumada, não o meio para ela.

A doutrina espírita é baseada na Bíblia?



https://youtu.be/-Nq1uAdWkZs

Quando você diz que a doutrina espírita não é baseada na Bíblia, estamos de acordo, pois você não crê na Bíblia como a Palavra de Deus e apenas selecionará as passagens que forem convenientes, deixando de crer no todo. Mas se assim é, o espiritismo não poderia nem mesmo querer utilizar outras passagens da Bíblia para comprovar suas teorias, porque não estaria diante de um livro confiável.

Preciso ser católico para ser salvo?



https://youtu.be/IIE1xr7sxWY

Ao se referir à igreja católica romana, você escreveu que "é fundamental, e imprescindível que exista uma IGREJA, guardiã da Verdade revelada, infalível". Você disse também que é impossível que eu entenda a Bíblia a menos que seja segundo a interpretação da tradição católica.

É pecado considerar-se salvo?



https://youtu.be/xV33p1SYD4o

Você disse que eu afirmar que estou salvo é "um erro gravíssimo; um pecado mortal" e que "ninguém pode afirmar a certeza de sua salvação" pois "a Ele cabe o julgamento de acordo com Seu perfeito discernimento".

Os espíritas acreditam só nos Evangelhos?



https://youtu.be/G1qFQRXJfpA

Você disse que é espírita e, por isso, só aceita o que está nos Evangelhos, considerando o resto da Bíblia falso, alterado etc. Ok, você quer ficar só no evangelho e seguir só o que Jesus disse? Promete? Bem, então você já vai ter um problema, porque para crer nas palavras de Jesus vai precisar crer no que escreveu Moisés. E ele escreveu os cinco primeiros livros do Antigo Testamento mais algum Salmos. Veja isto:

O inferno existe ou é só uma expressão?



https://youtu.be/9nDi-k1xu0k

Você afirmou que o inferno não existe como um lugar físico, portanto não haveria de que sermos salvos. Bem, você é espírita e evidentemente não acredita no que a Palavra de Deus diz sobre inferno, lago de fogo etc. Se eu disser que o inferno é um "destino" fica de bom tamanho para você? Nossa origem é Deus, Criador. Nosso estado é caído e arruinado, por causa do pecado que entrou na Criação. Herdamos isso, e no pacote veio morte, doença, dor, tristeza... Então, você concorda que não está tudo ok conosco, né? Então algo precisava ser feito, mas por quem?

A que obras maiores o Senhor se referiu?


https://youtu.be/mhP6jQQPQGM

João 14:12: "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai".

Existem milagres?



https://youtu.be/f3D9vxUiKsc

Sim, a Bíblia está cheia deles. Os céticos ora atacam os milagres, ora tentam explicá-los com fenômenos naturais. Lembro-de ter lido um livro em minha juventude chamado "A Bíblia Tinha Razão", que nada mais era do que uma tentativa de explicar os milagres bíblicos com fenômenos naturais. Obviamente ele não explicava a coincidência dos fenômenos terem ocorrido justamente quando o povo de Deus mais precisava deles.

As coisas foram criadas a partir da luz?



https://youtu.be/AZPZmiEawtk

Sua pergunta está relacionada à idéia científica de que toda matéria é energia ou, em outras palavras, luz em diferentes espectros. Você menciona o Gênesis afirmando que a primeira coisa a ser criada foi a luz e o resto derivou disso. Não, a Bíblia não afirma que a existência material tenha se iniciado a partir da luz. A Bíblia afirma que "Pela fé entendemos que os mundos PELA PALAVRA DE DEUS foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente". Hebreus 11:3

Por que Deus cria pessoas com imperfeições?



https://youtu.be/iE4QTXlqvD8

Na verdade não é Deus quem cria imperfeições físicas, mas elas são uma conseqüência do pecado. Não da pessoa, obviamente, mas do pecado que entrou na Criação e contaminou toda a raça humana. A partir daí todas as pessoas que nascem são imperfeitas de uma forma ou de outra, algumas de forma mais visível, outras não. A mais grave das imperfeições que entraram na criação em função do pecado é a morte. Como todos morrem, podemos dizer que somos todos imperfeitos de nascença.

A fé pode ser provada pela ciência?



https://youtu.be/cn6zEb1SlnY

Não. Ciência (humana) e fé são coisas diametralmente opostas. "ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem". Hebreus 11:1 Sugiro que leia o capítulo inteiro de Hebreus 11. Se fé é o firme fundamento de coisas futuras e a prova das coisas que não vemos, obviamente a fé não está sujeita ao escrutínio e não pode ser colocada sob o microscópio. A ciência observa os fenômenos observáveis. A fé interage com outra dimensão. Daí qualquer discussão no sentido de submeter a fé a testes "científicos" será estéril.

O cristianismo não é baseado nas religiões pagãs?



https://youtu.be/TWn_djFItTI

Sua dúvida surgiu do vídeo que viu sobre "Deus Sol" e elementos do paganismo, no qual o autor afirma ser o cristianismo uma mera cópia desses elementos. Bem, se considerarmos o lado romano do cristianismo, há alguma verdade nisso, pois muitos elementos pagãos foram incorporados à adoração cristã do catolicismo romano como forma de atrair e converter os pagãos.

Qual fé é suficiente para salvar?



https://youtu.be/RCHwgEta81M

Você entende que a salvação é pela fé em Jesus e que basta crer para ser salvo. Mas parece que sua dúvida está mais na questão da qualidade dessa fé, já que nem todas as pessoas têm um entendimento claro da obra de Cristo ou da suficiência de crer para ser salvo independente de obras.

Quem morre vai ao céu ou ao paraíso?



https://youtu.be/079f9wokynU

A palavra "Paraíso" aparece em algumas traduções modernas (principalmente em inglês) referindo-se ao Jardim do Éden ou a um lugar de bênção. Por isso costumamos dizer que Adão e Eva foram expulsos do Paraíso.

Existem contradições na Bíblia?



https://youtu.be/UdDNXlguU5M

Para o cético ou incrédulo a Bíblia pode parecer cheia de contradições, mas depois de 30 anos de leitura quase diária percebo que a maioria daquilo que é apresentado como contradição não passa de falta de entendimento.

Mais acessadas da semana