fonte

Por que Deus nao fala mais por Urim?



https://youtu.be/bVyKkqP2hkM

Você encontra Urim e Tumim como algo que era colocado no peitoral de Aarão em Êxodo 28:30 e depois em Levítico 8:8. De alguma maneira Deus respondia as dúvidas do sacerdote através do Urim e Tumim (Nm 27:21; Dt 33:8; 1 Sm 28:6). Não nos é dito como eram o Urim e Tumim, só que eles existiam.

Quando os judeus voltaram do exílio na Babilônia, aqueles que se diziam sacerdotes e não podiam provar sua genealogia precisavam esperar até que surgisse um sacerdote com Urim e Tumim para dar uma resposta definitiva se eram ou não sacerdotes genuínos (Ed 2:63; Ne 7:65). Nunca mais se ouviu falar de Urim e Tumim e a forma como Deus se comunica com Seu povo celestial (a Igreja) é diferente daquela usada com Seu povo terreno (Israel).

Por isso nós não precisamos saber como isso era feito, porque hoje temos acesso direto a Deus em oração (para falar com Ele) e Ele fala conosco através da Sua Palavra, nos dando entendimento dela por meio do Espírito Santo que habita em nós. Lembre-se de que naquele tempo o povo não tinha duas coisas que temos hoje: O Espírito Santo habitando neles e a completa Palavra de Deus, a Bíblia.

Trocando em miúdos, o próprio Deus se fez homem e veio aqui falar conosco, deixando depois a Sua Palavra aos cuidados dos apóstolos e profetas do Novo Testamento.

Heb 1:1-2 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo;

Efs 3:4-5 pelo que, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, o qual em outras gerações não foi manifestado aos filhos dos homens, como se revelou agora no Espírito aos seus santos apóstolos

Efs 2:20-22 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito. (Isto significa que, por meio da Palavra inspirada a eles, os apóstolos e profetas do Novo Testamento construíram o alicerce sobre o qual a Igreja hoje é construída)


Muita gente não se contenta com uma resposta assim por achar que a Bíblia deveria nos dar TODAS as respostas. Mas esta também é uma resposta que ela nos dá, ou seja, ao deixar de falar sobre um assunto Deus está mandando a mensagem de que não precisamos saber disso. Eu nunca expliquei tudo que sabia aos meus filhos, porque ou não era necessário para eles, ou eles não entenderiam. Assim o Pai também trata conosco.

2Pe 1:2-8 Graça e paz vos sejam multiplicadas no pleno conhecimento de Deus e de Jesus nosso Senhor; visto como o seu divino poder nos tem dado TUDO O QUE DIZ RESPEITO À VIDA E À PIEDADE, pelo PLENO CONHECIMENTO DAQUELE que nos chamou por sua própria glória e virtude; pelas quais ele nos tem dado AS SUAS PRECIOSAS E GRANDÍSSIMAS PROMESSAS, para que por elas VOS TORNEIS PARTICIPANTES DA NATUREZA DIVINA, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e à perseverança a piedade, e à piedade a fraternidade, e à fraternidade o amor. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, elas não vos deixarão ociosos nem infrutíferos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.

Veja que Deus já nos deu tudo o que necessitamos para participar da natureza divina, isto é, sermos cada vez mais semelhantes a Cristo em nossa vida aqui neste mundo. Se Deus deixou alguma informação de fora é porque de nada serviria para esse propósito. O conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo é o objetivo da Palavra de Deus. É por isso que aquilo que um homem simples que crê em Jesus é capaz de entender, os maiores cientistas do mundo acharão uma bobagem.

Mat 11:25-27 Naquele tempo falou Jesus, dizendo: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

1Co 1:26-29 Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos. nem muitos os nobres que são chamados. Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são; para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus.

Por esta razão você não encontrará muitas informações na Bíblia sobre assuntos como os dinossauros ou o que está acontecendo neste momento em uma galáxia distante. Deus nos deu a Sua Palavra para o que era importante para nós, não para satisfazer nossa curiosidade. Para satisfazer a curiosidade, que é uma característica natural do ser humano, temos o Discovery Channel.

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça