As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.

Pesquisar este blog

Carregando...

Por que Elias precisou responder duas vezes?



https://youtu.be/_dGduhcAJlg

Sua dúvida é se existe mais alguém além do Senhor fazendo perguntas a Elias em 1 Reis 19:9-18, uma vez que a mesma pergunta é repetida duas vezes e ele precisa repetir também sua resposta.

1Rs 19:9-10 E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias? E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.

Entendo que é o Senhor quem pergunta duas vezes a Elias porque ele estava se vangloriando de ser o único que permaneceu fiel a Deus. Era como se Deus lhe desse outra chance e dissesse "Ok, Elias, vou tentar de novo. Vamos ver como você responde desta vez":

1Rs 19:13 E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?

Mas Elias repete sua afirmação de autoconfiança e ainda se considera único.

1Rs 19:14 E ele disse: Eu tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei; e buscam a minha vida para ma tirarem.

A pretensão de Elias se achar único e insubstituível pode ter lhe custado o privilégio de continuar executando a obra de Deus. Veja que é aqui que Deus diz que ele terá um substituto, Eliseu, além de ordenar a ele que escolha um rei gentio e um rei de Israel para continuarem cumprindo os desígnios de Deus.

Sempre que nos achamos alguma coisa na obra do Senhor, Deus mostra que não somos insubstituíveis chamando outros para fazer o trabalho.

1Rs 19:15-16 E o SENHOR lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.

Além disso Deus diz a ele claramente que Elias não é o único fiel que restou:

1Rs 19:18 Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou.

Apesar de o Senhor ter designado Elias para ungir Hazael rei da Síria, aparentemente ele não fez isso, pois é Eliseu quem acaba anunciando isso a Hazael:

2Rs 8:13 E disse Hazael: Pois, que é teu servo, que não é mais do que um cão, para fazer tão grande coisa? E disse Eliseu: O SENHOR me tem mostrado que tu hás de ser rei da Síria.


(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Mais acessadas da semana