fonte

Quem nasce de novo ja' esta batizado?



https://youtu.be/2VpRD6OBy04

Você escutou uma pregação que fiz sobre Nicodemos e ficou com dúvidas quanto ao batismo. Talvez minha mensagem não tenha sido clara e isso fez você pensar que uma pessoa nascida de novo estaria automaticamente batizada, dispensando assim o batismo nas águas.

Na verdade o que eu quis dizer é que em sua conversa com Nicodemos o Senhor não está falando de batismo. Batismo não é o assunto ali, e sim o novo nascimento. A grande maioria dos cristãos interpreta a passagem como se Jesus estivesse dizendo a Nicodemos que, para nascer de novo, ele precisaria ser batizado nas águas.

Minha explicação fez você pensar em outra possibilidade (que não era minha intenção), isto é, a de que ao receber a Palavra a pessoa estaria sendo "batizada" pela Palavra, assumindo esta o lugar das águas. Sinceramente, nem eu achei que alguém poderia ter interpretado minha mensagem assim, o que mostra a responsabilidade de quem prega. Como dizia um especialista em publicidade, "comunicação não é o que você diz, mas o que as pessoas entendem" (Olgivy).

Mas o assunto na pregação que escutou em mp3 não é batismo e a água no texto de João 3 não é água literal, mas a Palavra de Deus. O assunto ali com Nicodemos (e que foi o tema de minha pregação) é que o novo nascimento só vem pela Palavra de Deus que é derramada na alma e se transforma em vida, uma obra divina e não humana.

Batismo é outra coisa, é uma ordenança que devemos cumprir, mas que não tem o poder de salvar ou transformar uma pessoa. O batismo apenas a coloca numa nova posição de quem agora tem responsabilidades para com o nome de Cristo, que agora leva sobre si o nome de Cristo. Usando uma expressão popular, o batismo é vestir a camisa do time, mesmo que isso não faça de você um jogador. Uma pessoa batizada não significa uma pessoa salva, mas uma pessoa nascida de novo sim. A obra completa é:

(1) Você escuta a Palavra (a "água" em João 3) > (2) Deus transforma essa Palavra em vida (como Jesus transformou água em vinho em João 2) fazendo você nascer de novo (ou do alto) > (3) Você crê no Evangelho (alguém espiritualmente morto seria incapaz de crer) > (4) Você é selado com o Espírito Santo (o batismo do Espírito é outra coisa que só aconteceu uma vez há 2 mil anos para formar a Igreja) e é feito (por Deus) membro do corpo de Cristo, que é a Igreja.

O batismo nas águas poderá ter acontecido antes (se foi batizado antes de crer) ou acontecer depois disso, mas o batismo não tem o poder de salvar, a não ser no que diz respeito a dar a você uma nova consciência de responsabilidade.  É uma situação parecida com a santificação da qual o apóstolo Paulo fala, ao dizer que o marido incrédulo é santificado pela esposa crente, ou que os filhos são santos:

1Co 7:14  Porque o marido incrédulo é santificado pela mulher, e a mulher incrédula é santificada pelo marido crente; de outro modo, os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.

Você perguntou: "É lendo a palavra (as escrituras) que Jesus me faz crer nele e a partir do momento que eu creio, ele me batiza com o espírito santo sem precisar de águas?"

Sim e não. Sim, é pela Palavra de Deus que nos é revelada a Verdade, e só nascemos de novo quando esta penetra em nossa alma por uma obra de Deus. Não, isto não é um batismo com o Espírito Santo e não tem nada a ver com o batismo nas águas. O batismo com o Espírito é outra coisa que só aconteceu uma vez no dia de Pentecostes (Atos 2). O selo do Espírito é ainda outra coisa, e acontece depois que uma pessoa ouve a Palavra e crê em Jesus. Quem não tem o Espírito nem sequer é salvo.

Efs 1:13 em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;

Rom 8:9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

Você perguntou também: "Precisamos de alguém (humano) para nós batizar?"

Sim, pois o batismo é uma ordenança dada por Jesus, mas não ao que é batizado, e sim ao que batiza. Em nenhum lugar diz "ide e sede batizados", mas "ide e batizai".

Você entenderá melhor lendo estes links:

http://www.respondi.com.br/2005/06/o-que-novo-nascimento.html
http://www.respondi.com.br/2005/05/o-que-significa-o-batismo.html
http://www.respondi.com.br/2009/10/o-batismo-nos-torna-membros-da-igreja.html
http://www.respondi.com.br/2009/06/o-batismo-salva.html
http://www.respondi.com.br/2009/10/qual-idade-minima-para-ser-batizado.html
http://www.respondi.com.br/2009/01/quem-pode-batizar-uma-pessoa.html
http://www.respondi.com.br/2007/10/so-posso-ser-batizado-se-estiver.html
http://www.respondi.com.br/2009/05/por-que-voce-nao-gostou-do-livro-de-c-s.html

Falo também do assunto aqui:
http://www.3minutos.net/2009/06/140-nicodemos.html
http://www.3minutos.net/2009/06/141-agua-e-espirito.html

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça