As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.

Pesquisar este blog

Voce segue a doutrina de Juan Carlos Ortiz?



https://youtu.be/Gwdz-mCHW1I

Fico contente por saber de seu desejo de adorar o Senhor livre dos sistemas criados por homens e fora da confusão em que se transformou a cristandade. Infelizmente você não encontrará multidões de irmãos congregados ao nome do Senhor somente, valorizando o nome do Senhor e a verdade de que há um só corpo.

O templo de Jerusalem era a Casa de Deus?



https://youtu.be/M01WwttG4m8

Sim, no Antigo Testamento a expressão "casa de Deus" referia-se ao Templo em Jerusalém. O templo era, ao mesmo tempo, um marco da presença de Deus entre o Seu povo (como foi o tabernáculo no deserto) e um lugar de adoração onde o povo de Deus podia entrar respeitando certos limites.

Você e' convidado para falar em igrejas e programas de TV?



https://youtu.be/eh_-vQiogl4

Sou, mas não vou. É comum eu receber pedidos de "orçamento" para pregar em "igrejas" (os que me consultam acham isso normal, pois muitos pregadores por aí cobram cachê). Procuro sempre explicar que não falo em instituições religiosas ou em eventos organizados por elas.

Que coisas os discipulos nao podiam suportar em Jo 16:12?



https://youtu.be/isjqG2xr1f8

Jo 16:12 "Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora". Creio que é no sentido de Mar 4:33 "E com muitas parábolas tais lhes dirigia a palavra, segundo o que podiam compreender". Ou seja, o conhecimento das coisas de Deus não é despejado em nós de uma vez, mas o Senhor vai dando conforme a nossa capacidade e necessidade. Eu não aprendo por aprender ou para ter uma "bagagem espiritual" da qual possa me gabar. Por isso para mim não faz o mínimo sentido alguém carregar títulos como "D.D" ou "Doutor em Divindade". Você teria coragem de dizer que, em termos de divindade, você é doutor?

Voce pertence a "igreja local"?



https://youtu.be/w7BbnqIi070

Muitas pessoas perguntam isso quando digo que estou congregado com irmãos que não têm uma denominação. Do pouco que conheço do grupo que você chama de "igreja local", sei que foi criado por Watchman Nee, continuado sob a liderança de Witness Lee, e e mais recentemente liderado por Dong Yu Lan. Porém sei também que há algumas divisões e ramificações do grupo original.

Barnabe era apostolo?



https://youtu.be/vnlfCySgCTE

Depois de ler minha última postagem sobre "apóstolos", sua dúvida foi a respeito de Barnabé: se ele não preenchia os requisitos dos doze apóstolos, como pode ser chamado de apóstolo? E se ele pode ser chamado assim, por que alguém hoje não poderia trazer o mesmo título?

O que acha da Biblia na Linguagem de Hoje?



https://youtu.be/et-eKvCyMG8

Sua dúvida surgiu ao ler a versão da Bíblia na Linguagem de Hoje, por sinal uma péssima versão. Compare 1 Co 11:5:

“E, se uma mulher não cobre a cabeça quando ora ou anuncia a mensagem de Deus nas reuniões de adoração, ela está ofendendo a honra do seu marido. Nesse caso, não há nenhuma diferença entre ela e a mulher que tem a cabeça rapada”. Bíblia na Linguagem de Hoje

"Mas toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada". Almeida Revista e Corrigida

Quantos apostolos existem?



https://youtu.be/K08sM0bEQCU

Com tanta gente hoje adotando o título "apóstolo" antes do nome, como se fosse "doutor", não é de admirar que muitos fiquem sem saber se devem ou não acreditar nesses "apóstolos". Já escrevi sobre as credenciais de um apóstolo neste link: Como saber se um apóstolo é genuíno?

Moises inventou Deus?



https://youtu.be/lLhHzj00j9o

Você argumenta que os judeus eram selvagens e, por este motivo, acreditavam que havia um Deus que controlava os trovões, chuvas etc. Esse Deus, que você diz ter sido inventado por um povo atrasado e selvagem, é o mesmo no qual os cristãos, judeus e muitos outros hoje acreditam.

A igreja nao evangeliza?



https://youtu.be/HJqXT2DfXSQ

Sua dúvida tem a ver com a comissão dada aos apóstolos em Marcos 16:15-16: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado".

Mais acessadas da semana