fonte

Devemos buscar membros para uma reuniao?



https://youtu.be/UGocSDvTxvY

A Palavra de Deus não nos exorta a fazer prosélitos ou conquistar "membros" para algum tipo de congregação. Em Atos os discípulos pregavam o evangelho e, quando se reuniam, "perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações... E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos". At 2:42-47


Repare que é o Senhor quem acrescenta à igreja os salvos, e a igreja é o Seu corpo formado por TODOS os que creem em Jesus. Quando dois ou três estão congregados para o Senhor e em Seu nome, estão dando testemunho dessa única igreja em sua expressão local. Não estão "dando testemunho de um testemunho", como seria o caso se a "reunião" fosse alguma coisa em si mesma. Se fosse, não seria diferente de uma seita ou divisão, uma espécie de "denominação sem nome".

Por isso, não se preocupe em angariar "membros" para algum grupo. Queira apenas aquilo que Deus quer: "que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade" 1 Tm 2:4. Neste caso devemos buscar sim outros, mas para serem salvos pela fé em Jesus. A salvação vem por escutar o evangelho e crer em Jesus, por isso somos convidados a pregar o evangelho e não uma congregação.

Mas não para aí. O pleno conhecimento da verdade vem pelo aprender a Palavra. Uma vez de posse da salvação e do Espírito Santo que lhe dá entendimento, o cristão está totalmente capacitado para fazer ao Senhor a pergunta que os discípulos fizeram por ocasião da ceia: "Onde queres que a preparemos?" Lc 22.

Quando compreendemos isso, então, do mesmo modo como não temos razão para nos gloriar por termos nos convertido, por descobrirmos que foi uma ação do Espírito Santo em nós que nos levou a Cristo, também não teremos de quê nos gloriar por estarmos congregados para o Senhor, porque saberemos que foi "um homem levando um cântaro de água" (Lc 22) que nos levou até ali.

Como naquele tempo homens não levavam cântaros, e sim mulheres, e considerando ser a água uma figura da Palavra de Deus (Ef 5:26), descansamos no fato de ter sido o Espírito Santo, através da Palavra, que nos levou ao "cenáculo mobilado", isto é, a um lugar mais alto do que o nível e o sistema religioso deste mundo, o qual estava já mobilado, ou seja, preparado com tudo o que precisávamos para desfrutar da própria presença do Senhor em nosso meio.

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça