fonte

Jesus poderia ter desobedecido o Pai?



https://youtu.be/sqH2lR_7Aq8

Nunca. A desobediência é fruto do pecado e Jesus não veio da descendência de Adão e seu pai não foi um homem, mas na sua forma humana ele foi gerado pelo Espírito Santo, portanto sem pecado. Além disso, como ele poderia fazer algo contrário à vontade do Pai, sendo tão Deus quanto o Pai, ou seja, um com Ele?

Quando andou aqui Jesus fez questão de mostrar que tudo o que fazia não era de sua própria vontade, mas era a vontade do Pai que, obviamente, seria coincidente com sua própria vontade se ele quisesse agir por si mesmo. Sua natureza era totalmente divina e ele não tinha a velha natureza caída que herdamos de Adão. Se ele tivesse em si o pecado com que todos nascemos, e que nos leva a pecar, não serviria para ser o sacrifício sem mancha que Deus exigia.

Quando o Espírito o levou para ser tentado no deserto por Satanás, não foi para ver se ele resistiria à tentação, mas apenas para provar que Jesus era quem o Pai afirmava ser: o Filho de Deus, sem mancha, o Cordeiro que tiraria o pecado do mundo. Poderíamos dizer que ele foi "testado" no sentido de provar que era perfeito, como se testa o ouro ou a prata, e não "tentado" no sentido em que somos.

Heb_4:15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.

Ao contrário do que dizem algumas traduções que trazem "sem pecar", aí não se trata do "pecar", que é o fruto do "pecado", mas do pecado mesmo, como o gerador dos pecados, com o qual todos os seres humanos nascem por descenderem de Adão. No original este versículo termina assim: "em tudo foi tentado, pecado à parte". Veja outras traduções:

Porque não temos nele um pontífice incapaz de compadecer-se das nossas fraquezas. Ao contrário, passou pelas mesmas provações que nós, com exceção do pecado.

(Darby) For we have not a high priest not able to sympathise with our infirmities, but tempted in all things in like manner, sin apart.

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça