fonte

O que significa o castical em Ap 2:5?



https://youtu.be/70EdWt1MhaE

Entendo ser o castiçal também um simbolo de testemunho. Vemos a luz ser usada no mesmo sentido ("Vos sois a luz do mundo"). O castiçal do Antigo Testamento era feito de uma só peça de ouro batido. Isto nos fala de unidade. Pode haver testemunho sem unidade? "Por boca de duas testemunhas ou três testemunhas..." Dt 17.6 "Andarão dois juntos se não estiverem de acordo?" Am 3.3 "Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou Eu no meio deles" Mt. 18.20.

Não somente Éfeso (que é citada no versículo) falhou, mas o testemunho da Igreja neste mundo falhou (e continua falhando) terrivelmente. Creio sinceramente que o afastamento da simplicidade da Palavra de Deus ajudou em muito para que chegássemos a este ponto. Se eu incluir o conhecimento do mundo, ou as "armas carnais", para interpretar a Bíblia, alguém aplicará outro tipo do mesmo conhecimento em sua interpretação e não haverá jamais um acordo. Se me limito ao que diz a Palavra de Deus, o Espirito Santo terá liberdade em me guiar nesta fonte de água pura que Ele mesmo nos deixou.

Hoje é comum encontrarmos frases do tipo "essa era a opinião de Paulo", "isso era por causa dos costumes da época", "a arqueologia provou o contrário", "segundo a evolução...", "o dilúvio só foi em uma pequena região..." etc. Os homens acreditam mais na ciência do homem e na antropologia do homem do que na Palavra de Deus. Só podia dar no que deu.

"Porque a sabedoria deste mundo e' loucura diante de Deus; pois esta' escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astucia. E outra vez: o Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos" 1 Co 3.19,20

"Porque andando segundo a carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milicia não são carnais, mas sim poderosas em Deus, para destruição das fortalezas; destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, E LEVANDO CATIVO TODO O ENTENDIMENTO À OBEDIÊNCIA DE CRISTO" 2 Co 10.3-5

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça