As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.

Pesquisar este blog

Carregando...

O que significa o castical em Ap 2:5?

Entendo ser o castiçal também um simbolo de testemunho. Vemos a luz ser usada no mesmo sentido ("Vos sois a luz do mundo"). O castiçal do Antigo Testamento era feito de uma só peça de ouro batido. Isto nos fala de unidade. Pode haver testemunho sem unidade? "Por boca de duas testemunhas ou três testemunhas..." Dt 17.6 "Andarão dois juntos se não estiverem de acordo?" Am 3.3 "Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou Eu no meio deles" Mt. 18.20.


Não somente Éfeso (que é citada no versículo) falhou, mas o testemunho da Igreja neste mundo falhou (e continua falhando) terrivelmente. Creio sinceramente que o afastamento da simplicidade da Palavra de Deus ajudou em muito para que chegássemos a este ponto. Se eu incluir o conhecimento do mundo, ou as "armas carnais", para interpretar a Bíblia, alguém aplicará outro tipo do mesmo conhecimento em sua interpretação e não haverá jamais um acordo. Se me limito ao que diz a Palavra de Deus, o Espirito Santo terá liberdade em me guiar nesta fonte de água pura que Ele mesmo nos deixou.

Hoje é comum encontrarmos frases do tipo "essa era a opinião de Paulo", "isso era por causa dos costumes da época", "a arqueologia provou o contrário", "segundo a evolução...", "o dilúvio só foi em uma pequena região..." etc. Os homens acreditam mais na ciência do homem e na antropologia do homem do que na Palavra de Deus. Só podia dar no que deu.

"Porque a sabedoria deste mundo e' loucura diante de Deus; pois esta' escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astucia. E outra vez: o Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos" 1 Co 3.19,20

"Porque andando segundo a carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milicia não são carnais, mas sim poderosas em Deus, para destruição das fortalezas; destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, E LEVANDO CATIVO TODO O ENTENDIMENTO À OBEDIÊNCIA DE CRISTO" 2 Co 10.3-5

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Mais acessadas da semana

Loading...