fonte

Com que o crente deve se ocupar. Parte 2



https://youtu.be/aVus9RRda2A

Prometi voltar a escrever para falar a respeito da ocupação do crente enquanto está neste mundo. Na outra resposta mostrei a você do perigo de se ocupar com os outros, pois isto cria em você um sentimento de superioridade e passa a olhar os outros de cima para baixo. Mas qual deve ser a ocupação do crente nesta vida? Vamos ver o que diz a Palavra de Deus.

Primeiro, a ocupação do crente nunca deve ser com homens, por mais usados que eles sejam ou tenho sido pelo Senhor. Em nossos dias vemos cristãos olhando para pregadores como se fossem seus ídolos, e isso é um erro grave. São meros servos, iguais a todos os outros. Seguir a homens causa divisões e também faz mal para aqueles que são seguidos: faz o coração deles se exaltar.

1Co 3:21 "Portanto, ninguém se glorie nos homens". Ficar louvando homens e paparicando líderes religiosos também é errado, porque não sabemos o que passa no coração deles, só Deus. 1Co 4:5 "Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor". É bom ler aqui o que escrevi sobre elogiar pessoas. http://www.respondi.com.br/2011/02/devemos-elogiar-as-pessoas.html

Continuando neste sentido de não se ocupar com homens, inclua-se na lista. Ou seja, você não deve ocupar-se consigo mesmo, "para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo" 1Tm 3:6. Eze 28:17 "Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor". Isto tem a ver com sua última correspondência, na qual parecia estar sentindo-se superior aos seus irmãos que praticam coisas que você não pratica.

Sua ocupação deve ser com Cristo, e mesmo quando pensar em algo relacionado a você mesmo, pense em si como estando em Cristo. Veja que bela a expressão de Paulo ao falar de si mesmo: "Conheço um homem em Cristo..." 2 Co 12:2. Quando no monte da transfiguração, Pedro, Tiago e João começaram a se ocupar com Moisés e Elias, Deus fez com que desaparecessem e a Palavra diz: Mar 9:8 "E, tendo olhado em redor, ninguém mais viram, senão só Jesus com eles".

Enquanto Marta estava ocupada com muitas coisas, inclusive com as tarefas de servir a Jesus, era Maria quem tinha escolhido a melhor parte, aos pés de Jesus e ocupada com ele. Fica muito fácil avaliar o que é a ocupação com Jesus se você imaginar-se apaixonado por alguém. Você dorme pensando nessa pessoa, acorda pensando nela, passa o dia com ela em seus pensamentos, veste-se do jeito que a agrada, vai a lugares que ela gostaria que fosse...

Uma pessoa apaixonada muda de vida, de atitude, de valores. Os amigos não entendem porque não estão apaixonados pela mesma pessoa. Para eles você mudou porque a paixão de sua vida o obriga a fazer isso e aquilo, mas você sabe que é voluntário, é tudo feito por amor. 2Co_5:15 "E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou".

A diferença é que, ao contrário da paixão humana, que é natural e carnal, a comunhão com o Senhor só é possível graças à nova vida que você recebeu vinda de Deus. Esta nova vida tem prazer nas coisas de Deus, e se você não se sente assim talvez seja hora de verificar a realidade da sua fé.

É claro que mesmo depois de nascido de novo e perdoado de seus pecados pela fé em Cristo, graças à sua obra na cruz, pode acontecer de você pecar. Mas isso acontece quando você não julga a si mesmo e deixa sua velha natureza (a carne, o velho homem) colocar as asas de fora e controlar a situação. 1Co 11:31-32 "Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo".

O cair em pecado é algo progressivo, ele não nos pega de surpresa, por assim dizer. Somos nós que damos ocasião à carne. Veja neste Salmo os três verbos que mostram o passo-a-passo em direção ao pecado: Andar, Parar, Sentar: Slm 1:1 "Bem-aventurado o homem que NÃO ANDA segundo o conselho dos ímpios, NEM SE DETÉM no caminho dos pecadores, NEM SE ASSENTA na roda dos escarnecedores, antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite".

Aí está. Talvez você estivesse achando que eu iria colocar aqui uma lista do tipo faça isso, não faça aquilo, mas aí eu passaria o resto da vida escrevendo e acabaria eu mesmo transgredindo em pensamento, imaginando-me fazendo as próprias coisas que diria para você não praticar. Então fique mesmo com "a melhor parte", a qual nunca lhe será tirada: JESUS.

Col 3:1-3 "Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus".

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça