As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.

Pesquisar este blog

Os santos podem interceder por nos?



https://youtu.be/DzZ2Tz8yHys

Sim, mas apenas enquanto os "santos" estiverem vivos. Geralmente quando alguém pergunta isso está se referindo ao que o catolicismo chama de "santos", ou seja, cristãos proeminentes que morreram e, através de uma decisão do clero, foram "canonizados" e passaram à categoria de "santos", ou seja, espíritos capazes de operar milagres em favor dos vivos. A própria definição é falha, já que a Bíblia chama de "santos" a todos os que são da fé. Por exemplo, leia o início das epístolas e verá que elas eram dirigidas "aos santos que estão na igreja tal...", ou seja, cristãos vivos, não mortos.

Para onde o crente vai quando morre?



https://youtu.be/vGXKp8Dddag

Quando eu usar a expressão "crente" aqui, entenda que não estou falando de alguém que seja membro de uma religião protestante ou evangélica, mas simplesmente daquele que crê em Jesus como seu Salvador e Senhor. Estarei me referindo à pessoa que nasceu de novo; que tem sua salvação eterna assegurada pela obra que Cristo consumou no Calvário; de alguém que foi objeto da misericórdia de Deus, não recebendo o que merecia, e da graça de Deus, recebendo o que não merecia. Estarei falando daquele que já está em Cristo, "depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa" (Ef 1:13).

Estou sob maldicao por nao ter pregado o evangelho?



https://youtu.be/puB8hUQnAHc

Você anda angustiado porque sente que devia ter pregado o evangelho a um amigo que enveredou para o crime, porém não o fez. Para piorar as coisas alguém citou a você a passagem de Ezequiel em que Deus requer o sangue do profeta caso ele não avise o ímpio de sua impiedade:

O que fazer com o ciume doentio?



https://youtu.be/jIIAQykzCYU

A Palavra de Deus deixa muito claro que o ciúme é pecado. Não falo aqui do santo ciúme que Deus tem pelos que são Seus, mas do ciúme da carne, que é uma mescla de zelo e inveja pelo risco de se perder (ou deixar de se obter) algo ou alguém.

Jesus mentiu para o ladrao na cruz?



https://youtu.be/iGczJh-E4yI

Você disse que viu um programa de TV onde um pregador adventista explicava que (a) o ladrão arrependido não morreu no mesmo dia que Jesus, (b) eles não poderiam ter se encontrado no Paraíso no mesmo dia, principalmente porque 3 dias depois Jesus diria a Maria Madalena que ainda não tinha subido ao Pai.

Qual o significado espiritual das coisas e circunstancias?



https://youtu.be/PlKPPcvywao

Esta é praticamente uma continuação ao meu email anterior quando demonstrei minha alegria por você estar em comunhão à mesa do Senhor. Foi, por assim dizer, um "intervalo" nesse meu compartilhar com você das coisas que tenho aprendido da Palavra de Deus. O versículo de Atos 18 me vem à mente:

Por que Jesus e' chamado de Filho do Homem?



https://youtu.be/o_DXA-OgrYs

A expressão "Filho do homem" mostra a humanidade de Jesus, Sua identificação com Suas criaturas de maneira universal. Talvez seja por isso que esse título não seja achado nas epístolas, pois estas são endereçadas à Igreja e não à humanidade em geral.

E' errado estudar a Biblia em casa?



https://youtu.be/vd8y1q7DXUA

Você diz que abandonou a "Congregação Cristã no Brasil" por não concordar com algumas das coisas que viu e aprendeu lá. Dentre as coisas que descreveu, você teria aprendido que estudar a Bíblia em casa seria errado, que o Espírito Santo seria suficiente para ensinar na hora do culto e o estudo de antemão seria um obstáculo à ação do Espírito.

Recebemos o Espirito quando somos batizados nas aguas?



https://youtu.be/U2Pz3SA-eqc

Você leu Atos 2:38 e ficou em dúvida se recebemos o Espírito Santo quando somos batizados nas águas. A resposta será longa por envolver muitos aspectos que são hoje pouco entendidos pela cristandade, portanto procure uma poltrona confortável para ler, comparando tudo com sua Bíblia.

Deus ama apenas os eleitos e predestinados?



https://youtu.be/kvCsKtk_Pg8

Você conta que ao falar de eleição e predestinação com algumas pessoas, essas argumentaram mais ou menos assim: "Então quer dizer que se eu não aceitar que preciso de um Salvador e que o sangue de Jesus, na cruz, me lavará de meus pecados... Quer dizer que Deus amou mais você do que a mim, visto que ele escolheu lhe salvar, lhe deu poder pra isso, e não deu pra mim?"

A eleicao ou predestinacao e' para a igreja ou individuos?



https://youtu.be/btqWDvu4YPo

É difícil falar em eleição sem falar de indivíduos, mesmo porque a igreja é formada por indivíduos. Ao se dirigir aos cristãos de Éfeso (à igreja que está em Éfeso), Paulo está falando a pessoas, portanto ao dizer "nos elegeu" ele pode tanto se referir ao coletivo como ao individual.

Qual a religiao verdadeira?



https://youtu.be/RL7W-XiO1aU

Acredito que você tenha agido corretamente ao não interromper o treinamento de ética na empresa para contestar as palavras da consultora. Pelo que você disse, antes de afirmar que todas as religiões estão certas, ela perguntou se existia alguma religião errada. Mas a pergunta dela foi retórica, ou seja, apenas para fazer uma ponte para a conclusão à qual queria chegar.

Por que os discipulos nao reconheceram Jesus?



https://youtu.be/y66qNqOXaJQ

Não nos é dito na Palavra a razão de alguns discípulos não terem reconhecido Jesus ressuscitado. Isso aconteceu com Maria Madalena (João 20:15), com os discípulos pescando (João 21:4) e com os dois discípulos no caminho de Emaús (Lucas 24:13-35). Portanto, para aquilo que não está explicitamente declarado só podemos trabalhar com conjecturas.

Mais acessadas da semana