fonte

A profecia se cumpriu com a volta dos judeus em 1948?



https://youtu.be/kNBuNjyu1vo

O retorno de Israel à sua terra em 1948 pode ser o cumprimento de Mateus 24:32-34, Marcos 13:28-30 e Lucas 21:29-32, mas não creio que seja o cumprimento da profecia do Antigo Testamento que prevê sua volta. Estas passagens dos evangelhos acima falam da figueira brotando, não frutificando.

Mat_24:32 Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão.

Na Bíblia, "folhas" são uma representação do que é apenas exterior, porém sem grande utilidade. Foi com um cinto de folhas que Adão e Eva tentaram esconder sua nudez, mas Deus precisou fazer roupas de peles para eles.

Mat_21:19 E, avistando uma figueira perto do caminho, dirigiu-se a ela, e não achou nela senão folhas. E disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente.

O Israel que vemos hoje de volta à Palestina em 1948 não passa de folhas, pois não traz qualquer fruto para Deus. O povo voltou em estado de incredulidade e insubordinação, e obviamente não é isto o que a profecia diz.

Deu 30:1-3 E será que, sobrevindo-te todas estas coisas, a bênção ou a maldição, que tenho posto diante de ti, e te recordares delas entre todas as nações, para onde te lançar o SENHOR teu Deus, E te converteres ao SENHOR teu Deus, e deres ouvidos à sua voz, conforme a tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, com todo o teu coração, e com toda a tua alma, Então o SENHOR teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas as nações entre as quais te espalhou o SENHOR teu Deus. [leia todo o capítulo 30]

A promessa de restauração é para um tempo quando Israel se converter ao Senhor e for fiel a ele, não no estado em que se encontra o povo. A rigor, o pior lugar para um judeu estar será na terra de Israel, pois dois terços da população daquele país será morta por ocasião da grande tribulação.

Zac 13:8-9 E acontecerá em toda a terra, diz o SENHOR, que as duas partes dela serão extirpadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela. E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O SENHOR é o meu Deus.

Mas a volta de Israel à terra, mesmo em desobediência, tem seu significado, ainda que não seja o cumprimento da profecia do Antigo Testamento. O Senhor disse para observarmos a figueira, que representa Israel como nação. Disse também para observarmos as outras árvores, ou seja, as outras nações.

Luc 21:29 E disse-lhes uma parábola: Olhai para a figueira, e para todas as árvores;

Hoje vemos as "arvores" (nações) tomando cada uma o seu lugar no palco. A peça ainda não começou, mas os personagens começam a se posicionar. Isto vale para Israel, vale para a Europa, que já esboça uma volta à unidade do antigo Império Romano, vale para os países árabes, Rússia etc.

Mas, volto a repetir, não devemos achar que todas as artimanhas de Israel para não arredar o pé da terra prometida sejam aprovadas por Deus, e nem devemos mandar os judeus voltarem para sua terra, como fazem alguns cristãos. Devemos pregar o evangelho a eles para que se convertam a Cristo e sejam salvos. Era isso que Paulo e os outros apóstolos faziam quando encontravam um judeu. Embora cientes de sua eleição como povo terreno de Deus, os apóstolos não os paparicavam como crianças mimadas, mas diziam veementemente: "Arrependam-se!".

Ats 3:19-21  Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio. 

Cada judeu que se converte passa a ser um membro da Igreja, e não é mais visto por Deus como judeu ou israelita, pois a Palavra indica claramente a distinção que Deus faz das três classes de pessoas: judeus, gentios e Igreja de Deus.

1Co_10:32  Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus

por Mario Persona

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça