fonte

Quanto tempo vive o homem?



https://youtu.be/dh8_2DkzQdw

Sua dúvida é sobre o que eu disse na mensagem #282 "Uma nova chance" do "Evangelho em 3 Minutos" a respeito do tempo de vida das pessoas. Talvez seja melhor eu traduzir o que encontrei no "Concise Bible Dictionary" a respeito do assunto:

Idade do Homem - De Adão a Noé os homens viviam muito mais do que no período que se seguiu. Adão viveu 930 anos, Noé 950 e Matusalém 969, a maior idade registrada na Bíblia. Após o Dilúvio Sem viveu 600 anos, mas ninguém depois dele chegou aos 500. Em Pelegue vemos outro declínio: ele viveu 239 anos. Abraão viveu apenas 175 anos.

Podemos facilmente entender a razão de Deus permitir que as pessoas vivessem mais na antiguidade da terra do que mais tarde. Deus disse a Adão: "Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra" (Gn 1:28). Ele também disse o mesmo a Noé após o dilúvio em Gênesis 9:1-7. Quando a terra se tornou cada vez mais povoada, o tempo de vida do homem foi reduzido.

O único indício do que hoje talvez possa ser considerada uma longevidade normal para o homem está em Salmo 90:10, e mesmo assim trata-se de um lamento por sua vida breve e atribulada: "Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando".

Trata-se de algo notável por ser, conforme o início do Salmo, a "Oração de Moisés, homem de Deus", já que lemos que ele viveu 120 anos e que "os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu o seu vigor" (Dt 34:7). Porém os Salmos eram proféticos tanto para o nossa época como para as épocas futuras.

Durante os mil anos do Milênio aparentemente ninguém morrerá, exceto os ímpios, e cem anos de idade será considerada idade de criança: os dias do povo de Deus serão como os dias de uma árvore, e Seu povo irá, após a maldição ter sido removida, desfrutar uma idade avançada desfrutando do trabalho de suas mãos.

Isa 65:20-21 Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; porém o pecador de cem anos será amaldiçoado. E edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o seu fruto. 

[Traduzido de "Concise Bible Dictionary"]  por Mario Persona

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça