fonte

Jesus foi o primeiro a ser criado?



https://youtu.be/4QbtNL5Fyt0

Quando encontramos tantas passagens que nos falam da divindade de Jesus e nos deparamos com esta que você citou, é bom verificarmos se ela tem sentido literal ou não. A passagem que citou é a que fala de Jesus como "o primogênito de toda a criação" e sua dúvida é se aqui está dizendo que ele foi criado por Deus.

Em Lucas Jesus também é chamado de "primogênito", porém o contexto mostra que está falando disso em relação a Maria: "E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem" Luc 2:7.

O sentido aí é literal, pois Maria certamente estava tendo o primeiro filho gerado em seu ventre, ou "primogênito". Se abrir em Êxodo verá a mesma palavra, porém usada em sentido figurado: "Israel é meu filho, meu primogênito" Êx 4:22. Qualquer um entenderia que Deus não está falando de Israel como o primeiro criado por Deus, pois existiu muita gente antes. A palavra aqui tem o sentido de primazia, de preferência.

Por exemplo, veja como primogenitura (ou o status de primogênito) é tratada aqui, não como a ordem real do parto, mas como um título de preferência:

Gên 25:31-33 Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura. E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura? Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó.

Na própria Lei dada a Israel havia uma situação em que o direito da primogenitura e herança era garantido ao primeiro a nascer, e isso indicava que existia o costume de se dar a primogenitura àquele que o pai quisesse:

Deu 21:15-17 Quando um homem tiver duas mulheres, uma a quem ama e outra a quem despreza, e a amada e a desprezada lhe derem filhos, e o filho primogênito for da desprezada, Será que, no dia em que fizer herdar a seus filhos o que tiver, não poderá dar a primogenitura ao filho da amada, preferindo-o ao filho da desprezada, que é o primogênito. Mas ao filho da desprezada reconhecerá por primogênito, dando-lhe dobrada porção de tudo quanto tiver; porquanto aquele é o princípio da sua força, o direito da primogenitura é dele.

Mas no Salmo 89 vemos a soberania de Deus agindo para com Davi, o caçula dos filhos de Jessé, e que neste salvo é uma figura de Cristo em seu reino:

Slm 89:20 Achei a Davi, meu servo; com santo óleo o ungi... Também o farei meu primogênito mais elevado do que os reis da terra. A minha benignidade lhe conservarei eu para sempre, e a minha aliança lhe será firme, E conservarei para sempre a sua semente, e o seu trono como os dias do céu.

Deus promete assim a Jesus, o Rei de Israel, um lugar de primazia e supremacia, dando a ele a primogenitura, chamando-o de "primogênito de toda a Criação" para certificar-se de que nenhum ser criado pudesse ser considerado como estando acima dele.

Embora jamais tenha sido criado, por ser Deus, Jesus é o Filho eterno, isto é, sempre esteve nesta posição diante do Pai e do Espírito Santo formando a Trindade, três Pessoas, um só Deus. Adão é chamado de filho de Deus por ter sido o único homem realmente e diretamente criado por Deus a partir de matéria inerte e sem vida. Todos os outros homens são, obviamente, criaturas de Deus, porém, ao contrário de Adão, vieram de matéria viva e "nasceram do sangue... da vontade da carne... da vontade do homem" (Jo 1:13), como aparece no contraste daquele que é nascido de Deus, no caso, os crentes em Jesus. Outros seres foram criados diretamente por Deus, e são os anjos, mas estes não têm capacidade de procriarem no estado angelical. Por isso os anjos que hoje existem são os mesmos que Deus criou.

Se a passagem do versículo 15 de Colossenses pudesse deixar alguma dúvida sobre o significado de "primogênito" ali, as passagens seguintes e o contexto elimina totalmente tal dúvida:

Col 1:16-19 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,

Para que "todas as coisas que há nos céus e na terra" fossem criadas por Jesus e para Jesus, e se ele é antes de todas as coisas e todas as coisas subsistem por ele, não haveria qualquer possibilidade de ele ter sido criado "antes" desse "antes de todas as coisas".

Quando abrimos em Gênesis e lemos no hebraico vemos que "No princípio criou ELOHIM os céus e a terra" Gn 1:1. A palavra "Elohim" no hebraico significa Deus, porém na designação de plural com três ou mais. Quando Elohim criou o homem, encontramos também o plural até no verbo "façamos o homem à nossa imagem", o que demonstra que ali temos o Pai, o Filho e o Espírito Santo agindo em conjunto.

Você encontra novamente "primogênito" no versículo 18 associado à ressurreição de entre os mortos, e aqui sim Cristo é "as primícias", o primeiro a ser ressuscitado em um corpo incorruptível (todas as ressurreições de que falam os evangelhos e Atos foram de pessoas que morreram novamente mais tarde). Finalmente, a última frase do versículo 18 fecha o contexto declarando qual a razão de tudo isso: "para que em tudo tenha a preeminência".

Muitos ímpios e incrédulos usam passagens como o versículo 15 isolando-a do contexto para tentar provar suas teorias. É importante sempre tomar o cuidado de verificar o contexto da passagem, quem disse, para quem foi dito, quando, por quê etc. Caso contrário alguém poderá até usar a Bíblia para provar que Deus não existe, pois há uma parte de um versículo que diz exatamente assim: Slm_14:1 "Não há Deus".

por Mario Persona

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça