As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.

Pesquisar este blog

Carregando...

Quem levou Davi a fazer o censo: Deus ou o diabo?



https://youtu.be/Ts34hoKiXdY

Se lermos a Bíblia isolando passagens umas das outras, podemos pensar que existem contradições. Se lermos usando as passagens para se complementarem, entenderemos melhor o que Deus quis dizer. Em certas passagens são omitidas informações que existem em outras por causa do que Deus quer transmitir ali.

Mas não devemos tomá-las isoladamente. Em um evangelho o Senhor liberta um possesso, cujos espíritos imundos entram nos porcos. Em outro evangelho são dois possessos. Contradição? Não, na realidade eram dois mesmo, mas em um evangelho o foco não estava no número de possessos.

Em 2 Samuel diz que o Senhor incitou Davi a fazer o censo do povo.

2Sm 24:1 E a ira do SENHOR se tornou a acender contra Israel; e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.

Em 1 Crônicas diz que foi Satanás quem incitou Davi a isso.

1Cr 21:1 Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel.

Há outras questões na Bíblia que parecem contradição, como a da causa da morte de Judas, que em uma passagem diz que ele se enforcou e em outra que caiu de uma certa altura e morreu. Na verdade as duas coisas aconteceram: ele se enforcou e caiu, como aconteceu depois da invasão do Iraque com um dos ministros de Saddam Hussein: ele morreu enforcado e decapitado, porque era muito gordo e pesado, e a corda da forca, ao esticar, acabou arrancando sua cabeça com o impacto.

Tente imaginar que o mesmo que o que foi dito de Davi sobre o censo do povo e as consequências que isso trouxe fosse dito de Jó: suponha que existisse uma passagem dizendo que o Senhor lançou sobre Jó todo aquele sofrimento e em outra que foi Satanás quem fez isso.

Porém, como temos o texto de Jó bem detalhado, aprendemos dele o "modus operandi" de Deus. Fica claro que foi ideia de Satanás causar todo aquele mal, mas que ele não podia agir sem a permissão de Deus. Então precisou passar no céu e só saiu de lá com essa permissão porque Deus tinha algo a ensinar a Jó. No frigir dos ovos, Deus sempre cumpre os seus propósitos, ainda que tenham sido desencadeados pelo diabo, que nem se dá conta de que ele não passa de um peão no tabuleiro de Deus.

Portanto, na passagem do censo de Davi deve ter acontecido o mesmo, já que temos em Jó uma "jurisprudência" do modo de Deus administrar as coisas: Satanás maquina a coisa toda, Deus permite porque quer transformar aquilo em um instrumento de disciplina para o seu povo, e o diabo coloca seu plano em  ação.

De tudo isso podemos aprender que o diabo não tem poder para tocar o crente, a menos que tenha a permissão explícita de Deus para isso. Mas essa permissão Deus só dará se entender que aquilo é uma forma de nos disciplinar ou ensinar algo, fazendo com que o mal se transforme em bem para nós e em mais uma derrota para o diabo.

Afinal, com a traição e condenação de Jesus à cruz não parecia que o diabo estava levando vantagem? No entanto todas as suas maquinações para instigar Judas e os outros visando aquele desfecho só serviram para que Cristo consumasse a obra que viria a derrotar o diabo.

1Jo_5:18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.

Gên 50:20 Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida.


Mais sobre supostas contradições bíblicas aqui:

http://www.respondi.com.br/2008/05/existe-uma-contradicao-no-evangelho-de.html
http://www.respondi.com.br/2008/01/existem-contradicoes-na-biblia.html
http://www.respondi.com.br/2012/01/deus-mudou-de-opiniao-sobre-o-casamento.html
http://www.respondi.com.br/2008/04/as-pragas-no-egito-nao-mataram-todos-os.html
http://www.respondi.com.br/2008/12/existem-erros-no-texto-da-biblia.html
http://www.respondi.com.br/2011/04/enoque-morreu-ou-nao.html
http://www.respondi.com.br/2010/02/biblia-errou-na-semente-de-mostarda.html
http://www.respondi.com.br/2008/03/em-marcos-2-jesus-errou-o-nome-do-sumo.html

por Mario Persona

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Mais acessadas da semana