As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.

Pesquisar este blog

Carregando...

Cachorros nao vao para o ceu?



https://youtu.be/KbIdQFtizI0

O texto de sua dúvida é Ap 22:14-15: "Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas. Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira".

A Bíblia é um texto que se vale de recursos literários para expressar ideias, portanto muitas vezes você encontra nela linguagem figurada, como também usamos em nossas conversas. Por exemplo, se eu pedir a você que me dê uma mão, isto não significa que você deve cortar sua mão para me entregar, mas que apenas quero sua ajuda. Quando alguém me diz que está morto de vontade de comer chocolate, isto não quer dizer que a pessoa faleceu. Também costumamos dizer que uma pessoa é cega como uma toupeira ou teimosa como uma mula.

Na Bíblia você encontra pessoas que são comparadas a porcos ou cães por causa de sua ferocidade, impiedade ou impureza. Portanto, entenda a palavra "cães" como uma forma de designar pessoas más ou desprezíveis.

2Sm_9:8 Então, se inclinou e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?

Prv_26:11 Como o cão que torna ao seu vômito, assim é o insensato que reitera a sua estultícia.

Flp_3:2 Acautelai-vos dos cães! Acautelai-vos dos maus obreiros! Acautelai-vos da falsa circuncisão!

Mat_7:6 Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem.

Isa_56:11 Tais cães são gulosos, nunca se fartam; são pastores que nada compreendem, e todos se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, todos sem exceção.

Isa_56:10 Os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; sonhadores preguiçosos, gostam de dormir.

Slm_22:16 Cães me cercam; uma súcia de malfeitores me rodeia; traspassaram-me as mãos e os pés.

2Pe_2:22 Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: A porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal.

Portanto, a palavra "cães" em todas essas passagens está se referindo a pessoas. Se a sua dúvida é se algum animal vai para o céu, a resposta é não, pois os animais deixam de existir quando morrem. Eles têm corpo e alma (que é a morada das emoções e sentimentos), mas não têm espírito, que é a nossa porção imortal. Para alguns pode parecer estranho eu dizer isto, já que encontram animais nas profecias bíblicas do Antigo Testamento, como nos textos abaixo:

Isa 11:6-9 E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar.

Isa_65:25  O lobo e o cordeiro pastarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; pó será a comida da serpente. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o SENHOR. 

Porém estes textos estão falando do reino de mil anos de Cristo na terra, depois que ele voltar. Será uma terra em condições diferentes das que temos hoje, já que as pessoas não morrerão exceto se pecarem, mas ainda será um mundo natural com seres humanos naturais vivendo aqui. Os salvos por Cristo, que pertencem à Igreja, não viverão na terra, mas no céu. Nessa terra viverão os que escaparam do juízo trazido pelo Senhor no final da grande tribulação quando ele tiver voltado para reinar. Nessa terra haverá velhos e crianças, além de animais, e também pessoas e animais morrerão, coisas que não encontraremos no céu.


por Mario Persona

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Mais acessadas da semana