fonte

Fui eleito por Deus saber que eu iria crer?



https://youtu.be/AqoNjbQG_vE

Sua dúvida é se Deus teria elegido (ou predestinado) os salvos com base na Sua presciência. Ou seja, por Deus saber de antemão aqueles que um dia iriam crer em Jesus, decidiu elegê-los e predestiná-los para a salvação. Por mais inacreditável que possa parecer, esta é a ideia que a grande maioria de cristãos -- católicos e protestantes -- têm a respeito da eleição.

Isto seria mais ou menos como dizer que o presidente foi eleito porque os que votaram nele sabiam que ele seria presidente porque ele, de sua própria e espontânea vontade, assumiria o cargo no palácio presidencial. O problema com tal ideia é que foi a escolha ou eleição dos eleitores que deu àquele presidente o cargo, e não foi a decisão que ele tomou de ser presidente que lhe assegurou isso. Numa democracia o povo elege o presidente por vontade soberana do povo, ou não é uma eleição. A única expressão de vontade do candidato a presidente está em se candidatar ao cargo.

A coisa fica ainda mais absurda se imaginássemos alguém que nem mesmo fosse candidato, mas fosse totalmente avesso à ideia de ocupar tal cargo e quisesse manter distância dele a qualquer custo.

A questão é que os que foram salvos não queriam ser salvos e jamais teriam feito tal escolha. Aqueles que acreditam na teoria da mera presciência (e não da eleição ou predestinação divina) alegam que se Deus tivesse escolhido de antemão os que seriam salvos isso iria contra o livre arbítrio do ser humano.

Bem, o homem pode ter livre arbítrio quando se trata de escolher entre comer pão com ou sem manteiga, mas quando a escolha fosse entre ter a Deus ou não ter a Deus, o que ele escolheria? "Não queremos que este reine sobre nós!" (Lc 19:14). Se Deus dissesse "Quem ME quer, levante a mão" será que veríamos alguma mão levantada na classe humana? Os versículos abaixo respondem:

Rom 3:10-12 Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; NÃO HÁ NINGUÉM QUE BUSQUE A DEUS. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.

Jer 13:23 Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal.

Se eu entender que de mim mesmo não tenho capacidade ou vontade de buscar a Deus, só me resta esperar que Deus me salve por graça, não por escolha minha, mas por ELE QUERER ME SALVAR. E Ele certamente quis me buscar e salvar [1], e foi por isso que me escolheu quando eu nem existia [2], e isso não foi por Ele saber que eu viria a crer em Jesus, pois a presciência de Deus é boa o suficiente para também saber que antes de eu crer em Jesus Ele fez com que a Palavra chegasse a mim [3], o Espírito Santo operasse em mim o novo nascimento [4] me dando vida para poder sentir o peso de meu pecado [5], e me dando fé [6] para crer em Cristo como meu Salvador. E, afinal de contas, sua presciência também apontaria que Ele me escolheu antes da fundação do mundo [7].

[1] Luc_19:10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

[2] Efs_1:4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo

[3] 1Pe_1:23 Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus,
Efs_5:26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,

[4] Joã 3:5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água [Palavra de Deus] e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

[5] Joã_16:8 E, quando ele [Espírito Santo] vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.

[6] Efs 2:8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Flp 1:29 Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele
Rom 12:3 conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
1Co 4:7 E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido?

[7] Joã 15:16 Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós,

A ideia de que poderia existir algo de bom em nós que nos levasse a fazer a escolha correta entra em conflito com a completa perdição do homem pecador. Tal ideia dá margem a pensar que exista algum bem no ser humano; que não ficou tão arruinado assim. O melhor capítulo para esclarecer este assunto é Romanos 9. Ali Paulo deixa muito claro que a eleição é um ato soberano de Deus, e isso serviu tanto para os patriarcas, como para Israel e agora para a Igreja.

Os versículos abaixo são suficientes para aquele que reconhece a enormidade de seu próprio pecado e tem a certeza de que se não fosse por intervenção divina jamais teria crido em Jesus.

Rom 9:11 Porque, não tendo eles [Jacó e Esaú] ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), Foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor. Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú. Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.

Joã 6:37-44 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora... E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia... NINGUÉM PODE VIR A MIM, SE O PAI QUE ME ENVIOU NÃO O TROUXER; e eu o ressuscitarei no último dia.

Efs 1:3-11 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual... também NOS ELEGEU nele ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E NOS PREDESTINOU para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de SUA VONTADE, Para louvor e glória da sua graça, pela qual NOS FEZ AGRADÁVEIS A SI NO AMADO, Em quem temos a redenção pelo SEU SANGUE, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da SUA GRAÇA,... Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, HAVENDO SIDO PREDESTINADOS, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;

Rom 8:28-31 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também OS PREDESTINOU para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que...
  1. PREDESTINOU a estes também... 
  2. CHAMOU; e aos que chamou a estes também...
  3. JUSTIFICOU; e aos que justificou a estes também...
  4. GLORIFICOU. Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
http://www.respondi.com.br/2011/11/eleicao-ou-predestinacao-e-para-igreja.html
http://www.respondi.com.br/2011/10/os-perdidos-ficarao-decepcionados-com.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/bblia-fala-algo-sobre-eleio.html
http://www.respondi.com.br/2009/06/nao-somos-livres-para-escolher-salvacao.html
http://www.respondi.com.br/2010/06/deus-faz-acepcao-de-pessoas.html
http://www.respondi.com.br/2009/11/se-deus-quer-que-todos-sejam-salvos-por.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/existe-livre-arbtrio.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/deus-poderia-salvar-todos.html
http://www.respondi.com.br/2009/05/se-nao-tenho-o-livre-arbitrio-como.html
http://www.respondi.com.br/2009/09/posso-viver-despreocupado-com-o-pecado.html
http://manjarcelestial.blogspot.com/2010/05/soberania-e-responsabilidade-f-b-hole.html

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça