As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.
ATENÇÃO: POR FALTA DE TEMPO SÓ RESPONDEREI PERGUNTAS INÉDITAS. NÃO RESPONDO NO WHATSAPP.
PESQUISE "assunto"+"mario persona" NO GOOGLE PARA VER SE JÁ EXISTE RESPOSTA.

Pesquisar este blog

A que autoridade devemos obedecer na igreja?



https://youtu.be/oICTKRbTyuk

O cristão deve viver sujeito às autoridades instituídas por Deus. Se não existissem as autoridades a sociedade seria uma anarquia, com cada um fazendo aquilo que bem entender. Para que as coisas funcionem precisamos de presidentes, comandantes, governadores, prefeitos, pais, professores etc.

O que voce acha da Biblia anotada por Scofield?



https://youtu.be/yHl6mv29H-I

Em 1826, alguns jovens universitários na Grã-Bretanha começaran a ler a Bíblia tentando ver se havia alguma similaridade entre o que eles encontravam na Palavra de Deus e o que viam ao redor, concernente à Igreja. Aqueles jovens estudantes de Dublin chegaram à conclusão de que não havia nada na cristandade organizada que pudesse ser comparado ao padrão bíblico e, assim, decidiram que a Palavra de Deus deveria exercer sobre suas vidas um poder maior do que qualquer hierarquia criada por homens. Eram eles J.N. Darby, Edward Cronin, W. Hutchinson e J.G. Bellet, sendo este último o mais velho dos quatro. Assim, em 1827 passaram a se reunir na residência de Hutchinson.

Tocar no ungido de Deus significa falar mal do pastor?



https://youtu.be/QnsblhezGI0

Isso é uma grande bobagem inventada por esses pastores mercenários para não perderem seus seguidores e a renda. O versículo geralmente usado é Slm 105:15 "Não toqueis os meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas". Valendo-se deste versículo isolado homens corruptos podem gozar de um tipo de "imunidade parlamentar" nos meios religiosos, deixando de ser julgados e condenados por seus atos.

Jesus foi o primeiro a ser criado?



https://youtu.be/4QbtNL5Fyt0

Quando encontramos tantas passagens que nos falam da divindade de Jesus e nos deparamos com esta que você citou, é bom verificarmos se ela tem sentido literal ou não. A passagem que citou é a que fala de Jesus como "o primogênito de toda a criação" e sua dúvida é se aqui está dizendo que ele foi criado por Deus.

O um so' batismo de Ef 4:5 seria o batismo do Espirito?



https://youtu.be/vpFBABm8sCg

Sua dúvida é se o "um só batismo" de Ef 4:5 estaria se referindo ao batismo do Espírito Santo ou ao batismo cristão nas águas. Eu creio que a passagem de Efésios 4:3-5 fica mais "lógica" quando a entendemos como três círculos concêntricos (tipo teoria dos conjuntos que a gente aprendia na escola).

A palavra escrituras no Novo Testamento refere-se ao Antigo Testamento?



https://youtu.be/BYJHU5H4htY

Sim, sempre que lemos "escrituras" nos evangelhos, Atos e até nas epístolas, está se referindo ao Antigo Testamento. Para um judeu ou um prosélito (gentio convertido ao judaísmo) que conhecesse as escrituras do Antigo Testamento, o evangelho fazia todo sentido, pois era a concretização das promessas feitas pelos profetas.

Essas igrejas deveriam se unir?



https://youtu.be/V74PVsj8hjI

Você se diz triste com uma matéria que viu na TV na qual uma organização religiosa criticava o líder de outra organização religiosa por uso indevido do dinheiro arrecadado dos fiéis. Aqui no interior temos um nome para isso: "O roto falando mal do rasgado". Você escreveu também: "Essa guerra entre igrejas é horrível e desprezível, deveriam trabalhar juntas para ganhar almas e não prejudicarem mais ainda a imagem que os cristãos tem".

Qual o problema de cristaos louvarem com instrumentos musicais?



https://youtu.be/5tY_0ogBAhc

Acredito que um dos grandes erros da cristandade hoje é não entender as dispensações, isto é, as diferentes maneiras de Deus tratar com o homem ao longo das eras. Quando não entendemos isso fazemos a maior confusão tentando aplicar para hoje coisas que foram ditas a outras pessoas, em outras épocas e lugares, para outras situações.

A pena de morte em Israel era por apedrejamento ou crucificacao?



https://youtu.be/UMAMtD7g3qc

A pena de morte em Israel costumava ser por apedrejamento, não crucificação, que era um costume romano e de outros povos. Então por que vemos no Antigo Testamento uma previsão para o que fazer com o que fosse pendurado no madeiro? Esta dúvida levou você a indagar se a pena de morte em Israel não seria também por crucificação.

Devo dar esmolas?



https://youtu.be/Rk_0yX3I0Qw

Sua dúvida é a de muitos: Quando alguém pede esmolas, o cristão deve dá-las liberalmente ou não? A resposta mais fácil seria simplesmente citar Mat 5:42: "Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes". Também o Slm 41:1 "Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre". Há muitas outras passagens que mostram que a forma correta de um cristão agir é ajudando o pobre:

Como a minha justica pode exceder a dos fariseus?



https://youtu.be/oxnGtRbtbiY

Sua dúvida é como alguém pode ser justificado, se o Senhor exige que nossa justiça seja maior que a dos fariseus, que já eram tão zelosos em cumprir a Lei e os mandamentos. O versículo que citou é este: Mat 5:20 "Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus".

Os islamitas vao dominar a populacao mundial?



https://youtu.be/z45jb9Yn-JY

Você escreveu preocupado com as matérias que leu "a respeito do crescimento gigantesco do islamismo, baseado numa taxa de natalidade de 8,1 por casal contra 1,3 dos cristãos, alguns artigos afirmam que em 50 anos, o cristianismo estará em menos de 10% da população mundial, nesse ritmo, praticamente se extinguiria em poucas décadas".

Que profeta chamou Jesus de Nazareno?



https://youtu.be/3gK5Jg1cXAE

Sua dúvida está na citação que Mateus faz no capítulo 2:23 daquele evangelho, quando diz: "Para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno". Na verdade não existe um versículo específico no Antigo Testamento que corresponda a esta passagem, como não existem outras passagens que são citadas no Novo Testamento, mas que não encontramos a origem.

O que voce acha deste texto?



https://youtu.be/XOo7Khq4LfY

Você enviou um texto sobre o dízimo e gostaria que eu analisasse antes de enviar a outros irmãos. Recebo um número imenso de links, vídeos, textos e livros de leitores de meus blogs, e obviamente não teria tempo de ler todos ou analisar se estão corretos ou não. Como existe hoje muita coisa publicada na Internet, e uma vida não seria suficiente para ler tudo, antes de ler um texto cristão eu faço algumas perguntas.

Quem levou Davi a fazer o censo: Deus ou o diabo?



https://youtu.be/Ts34hoKiXdY

Se lermos a Bíblia isolando passagens umas das outras, podemos pensar que existem contradições. Se lermos usando as passagens para se complementarem, entenderemos melhor o que Deus quis dizer. Em certas passagens são omitidas informações que existem em outras por causa do que Deus quer transmitir ali.

Profetizar significa ver o futuro?



https://youtu.be/94uR9l46SDY

Profetizar é "falar por Deus". Os profetas nos deixaram a Palavra de Deus ao falarem inspirados por Deus. Às vezes essa Palavra se refere a acontecimentos futuros, mas nem sempre. Hoje que temos a revelação completa de Deus continuamos a profetizar sempre que falamos do que está nessa palavra. É este o sentido do profetizar que vemos nas epístolas para as igrejas.

Se Deus sabe como vai terminar por que continua seu projeto?



https://youtu.be/xbYmz9JJ0gs

Você escreveu que não consegue entender a razão de Deus, com todo seu poder e toda sua infinita sabedoria, ter continuado o seu projeto aqui na Terra mesmo já sabendo como será o seu fim. Justamente por isso: ele sabe como vai terminar, e nós não. O problema é que nós não conseguimos enxergar o fim, mas apenas uma pequena parte do projeto.

Deus matou o homem que abandonou a denominacao?



https://youtu.be/cEggQ8f33VE

Sua dúvida é a dúvida de muitos, pois existe hoje em muitas "igrejas" homens ímpios que pastoreiam a si mesmos e ameaçam com fogo e enxofre os membros de sua organização que ousarem contradizê-los e abandonar suas organizações. O apóstolo Paulo avisou que esse dia chegaria: "Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho. E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de atrair os discípulos" At 20:29.

Por que Farao matou apenas meninos?



https://youtu.be/EtLrmhH-Zi8

Sua dúvida é por que Faraó mandou matar apenas os meninos e não as meninas, se a sua preocupação era com a superpopulação do povo hebreu. "Acaso as meninas não continuariam a gerar filhos que seriam também hebreus?" - pergunta você. Vamos ver o contexto para entender melhor:

Por que o diabo nos tenta se nao pode nos fazer perder a salvacao?



https://youtu.be/Qv72y5MNEsQ

Quando Jesus afirmou que nada e nem ninguém pode tirar uma ovelha salva das mãos do Pai, ele deixou bem claro que a salvação é impossível de ser perdida. Então por que Satanás perderia seu tempo tentando um salvo para fazê-lo cair em pecado, se com isso não irá conseguir levá-lo para o lago de fogo?

Devo aguardar na denominacao enquanto nao existe uma assembleia?



https://youtu.be/I0du0b1LA6E

Você escreveu que decidiu continuar congregando em sua denominação enquanto não existir uma assembleia congregada ao nome do Senhor em sua cidade. Temo que você não tenha compreendido o que é realmente estar congregado ao nome do Senhor fora do arraial religioso.

Como educar meus filhos?



https://youtu.be/o21s-4ONvf4

Um livro que me ajudou muito com os filhos foi "Ouse disciplinar" de James Dobson. Mas veja se encontra alguma edição antiga em um sebo, porque temo que as edições novas tenham sido censuradas e alteradas para ficarem politicamente corretas. Na antiga ele falava na necessidade da disciplina física conforme é ensinado na Bíblia.

Mais acessadas da semana