fonte

A igreja envia missionarios?



http://youtu.be/jTeCM1vSCAE

Fiz uma busca na Bíblia e não encontrei a palavra "missionário", porém encontrei as passagens que vou acrescentar no final, que falam de diferentes pessoas que se dedicavam à obra do Senhor de diferentes maneiras. Entendi que perguntou sobre pessoas dedicadas em tempo integral ou talvez em parte ao trabalho de pregação do evangelho, visitar irmãos, auxiliar os necessitados etc. Você verá que todos os mencionados nas passagens de um modo ou de outro faziam isso.

A distorção ocorre quando comparamos isto com títulos como o de "Missionário" ou "Missionária", adotados por pessoas como se fosse uma profissão. Sei de irmãos que se dedicam em tempo integral à obra do Senhor e que, quando indagados por algum incrédulo do que fazem, respondem "Sou missionário", porque é mais fácil assim do que explicar tudo o que vou explicar abaixo.

Quando Cristo subiu aos céus ele deu dons aos homens, e o modo como utilizam de seus dons pode ser em tempo integral, em tempo parcial, ou nunca, como fez o homem da parábola que enterrou o dinheiro que seu senhor havia confiado em suas mãos. Mas esses dons não estão sujeitos a homens, mas só ao Senhor, e é o Espírito Santo que envia aqueles que Ele deseja enviar, aonde quer que vão, o que devem e com quem se encontrar.

Ats_13:2 E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

Ats 8:26 E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta.

Ats_8:29 E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.

Ats_10:19 E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três homens te buscam.

Ats_11:12 E disse-me o Espírito que fosse com eles, nada duvidando; e também estes seis irmãos foram comigo, e entramos em casa daquele homem;

Fica muito claro que não é um homem, uma junta de homens, uma igreja ou organização missionária que envia, mas o próprio Deus, o Senhor e o Espírito Santo. Mas quando o homem se faz surdo aos apelos do Senhor, pode ser que Deus use das circunstâncias que lhe apraz para colocar os seus em movimento a fim de que façam a sua obra.

Assim foi no princípio, quando depois de ter ficado claro que Deus queria que o evangelho fosse pregado em todos os lugares, inclusive aos gentios como Pedro aprendeu com o episódio de Cornélio, os judeus convertidos continuaram confortavelmente instalados em Jerusalém, sem planos de ir além de seus territórios. Deus usou da perseguição para fazê-los andar.

Ats 11:19-21 E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. E havia entre eles alguns homens cíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor.

Você talvez observe que no versículo seguinte (22) diz que a notícia chegou a Jerusalém e enviaram Barnabé a Antioquia. Barnabé e Saulo já trabalhavam neste sentido antes, portanto entendo que esse "enviou" significa que a igreja em Jerusalém teve comunhão com eles na missão que já haviam recebido do Espírito Santo. Aí sim, podemos ver Deus usar de uma assembleia local ou mesmo de alguma organização para "enviar" (no sentido de ter comunhão) alguém para alguma atividade relacionada à obra de Deus. Estes links podem esclarecer melhor isto:

http://aordemdedeus.blogspot.com.br/2011/06/o-senhor-da-seara-dirige-os-dons.html
http://aordemdedeus.blogspot.com.br/2011/07/imposicao-de-maos_11.html

Mas quando lemos este versículo em 1 Coríntios vemos que nem mesmo o apóstolo Paulo, com a influência que tinha, sabia que não devia partir dele uma ordem para que um irmão saísse na obra:

1Co 16:12 E, acerca do irmão Apolo, roguei-lhe muito que fosse com os irmãos ter convosco, mas, na verdade, não teve vontade de ir agora; irá, porém, quando se lhe oferecer boa ocasião.

Deixo você agora com as passagens que mencionei e que mostram que todo cristão pode ser um "missionário" na esfera que Deus o colocar. Mas em nenhum momento um cristão sincero e conhecedor de onde vem suas ordens e o poder para trabalhar irá chamar-se a si mesmo "missionário" do mesmo modo como na vida secular alguém pode dizer de si "doutor" ou "professor" ou "diretor" etc. Nas coisas de Deus sabemos que nada vem de nós, não somos enviados por homens e nem devemos satisfação a homens, quando o assunto são os dons. Mas estes, obviamente, só podem ser utilizados em amor.

Leia também estes links:
http://aordemdedeus.blogspot.com.br/2011/06/titulos-lisonjeiros.html
http://aordemdedeus.blogspot.com.br/2011/06/organizacoes-para-eclesiasticas-auxilio.html

1Co_15:58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

1Co_16:10 E, se Timóteo for, vede que esteja sem temor convosco; porque trabalha na obra do Senhor, como eu também.

1Co_16:16 Que também vos sujeiteis aos tais, e a todo aquele que auxilia na obra e trabalha.

1Tm_5:18 Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário.

2Tm_2:15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

Rom_16:6 Saudai a Maria, que trabalhou muito por nós.

Rom_16:12 Saudai a Trifena e a Trifosa, as quais trabalham no Senhor. Saudai à amada Pérside, a qual muito trabalhou no Senhor.

Flp_4:3 E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida.

Rom_16:1 Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia,

por Mario Persona


Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça