As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.

Pesquisar este blog

O que significa a fe' uma vez dada aos santos?



http://youtu.be/ZQjQBKu30Yg

Ao ler a tradução do livro "Teologia do Pacto ou Dispensacionalismo", de Bruce Anstey, você disse ter estranhado a citação de um versículo da epístola de Judas neste trecho: "Foi somente nos anos 1800 que Deus efetuou uma restauração completa da verdade 'que uma vez foi dada aos santos' (Jd 3) e a verdade dispensacional voltou a ser conhecida."

A igreja envia missionarios?



http://youtu.be/jTeCM1vSCAE

Fiz uma busca na Bíblia e não encontrei a palavra "missionário", porém encontrei as passagens que vou acrescentar no final, que falam de diferentes pessoas que se dedicavam à obra do Senhor de diferentes maneiras. Entendi que perguntou sobre pessoas dedicadas em tempo integral ou talvez em parte ao trabalho de pregação do evangelho, visitar irmãos, auxiliar os necessitados etc. Você verá que todos os mencionados nas passagens de um modo ou de outro faziam isso.

Somos criaturas ou filhos de Deus?



http://youtu.be/KTmhdExNQKo

Às vezes usamos indistintamente palavras como "criatura de Deus" de Deus ou "filho de Deus", mas existem algumas diferenças entre os termos. Pense, por exemplo, em um automóvel. Ele é criado por uma equipe de engenheiros, projetistas e designers que produz um protótipo. Geralmente são feitas modificações nesse protótipo que acabam afetando também o projeto original. Vamos chamar o projeto original de "criação" e o protótipo de "criatura".

Mesas denominacionais sao de demonios?



http://youtu.be/Mw2_x5vBzco

Ninguém pode dizer que um cristão que participe da ceia em uma denominação esteja participando da mesa de demônios. A mesa de demônios em 1 Coríntios 10 é a mesa dos pagãos, o altar em que os pagãos sacrificavam seus animais para os ídolos, atrás dos quais haviam demônios. Não tem nada a ver com cristãos. Vamos ao texto:

Por que nao posso ofertar?



http://youtu.be/gHUT0GF-Jkw

Sempre que alguém me diz que pretende visitar os irmãos congregados ao nome do Senhor eu costumo esclarecer alguns pontos para a pessoa não ser surpreendida ou até sentir-se excluída. Basicamente são três os pontos que chamam a atenção de quem visita uma reunião: O ministério da Palavra não ser feito por um só homem, a ceia do Senhor ser restrita aos que foram previamente recebidos à mesa do Senhor, e a coleta não ser estendida a visitantes que não estão à mesa do Senhor participando da ceia.

Qualquer um pode participar da ceia?



http://youtu.be/cSim3uRRgNE

Qualquer pessoa pode participar da ceia, desde que seja convertida a Cristo, tenha sido batizada e peça seu lugar à mesa do Senhor para poder ser conhecida e recebida pela assembleia. Estar à mesa do Senhor nestes dias de tanta confusão religiosa envolve um TRIPLO julgamento:

Mulheres podem ensinar na escola dominical?



http://youtu.be/eIVzDoL8KJg

Mas nada de errado ela ensinar na escola dominical, se os que aprendem são crianças e isto for feito em ambiente separado do ambiente público onde ficam os demais. O que a Bíblia é clara em proibir é que a mulher ensine, obviamente não crianças porque até a mãe e avó de Timóteo são citadas por terem feito um bom trabalho com o filho e neto. É comum hoje as pessoas seguirem a própria opinião sem antes buscarem na Palavra, e aqui vai o que diz a Palavra de Deus:

Posso ser denominacional e congregar com voces?



http://youtu.be/hQt9_bvIsCY

Sua pergunta completa foi: "Pode-se estar numa das igrejas citadas e visitar a reunião de vocês, participando ativamente?" A resposta é "Sim" e "Não", porque você fez duas perguntas em uma só. Uma pessoa que congregue em uma denominação pode visitar quantas vezes quiser as reuniões, mas não poderá participar delas. Quando digo participar refiro-me a estar à mesa do Senhor em comunhão para partir o pão e o vinho com os irmãos, ou ministrar a Palavra.

Preciso ser rebatizado?

Você perguntou se há necessidade de rebatismo quando um membro dessas igrejas denominacionais passa a estar congregado somente ao nome do Senhor, fora dos sistemas religiosos.

Membros de denominacoes nao sao seus irmaos?

Sua pergunta foi: "Vocês, reunidos ao nome do Senhor, reconhecem os membros dessas igrejas (não só essas, mas todas as que ainda pregam um evangelho saudável), como irmãos em Cristo?". O problema da pergunta está em colocar "membros dessas igrejas" como elemento qualificador. Nada na Bíblia nos autoriza a julgarmos se alguém é salvo ou não pelo fato de essa pessoa pertencer ou não a uma determinada organização chamada "igreja".

Mulheres podem escrever sobre o Senhor?



http://youtu.be/8xrb3FjGqR0

Na Bíblia encontramos muitas mulheres serem usadas por Deus e elas efetivamente têm seu lugar dentro da esfera que lhes é designada. Há coisas para as quais os homens são péssimos e as irmãs tiram de letra. O importante é sempre entender que as irmãs não têm um testemunho público e de ensino -- como pregar em público por exemplo -- mas elas têm sim seu lugar em outras esferas, como as descritas nos últimos capítulos de Romanos, quando Paulo cita várias irmãs.

Mais acessadas da semana