fonte

A arca de Noe' seria uma figura do arrebatamento?

Pelo tom que você usou em seu e-mail, aplicando LETRAS MAIÚSCULAS em algumas partes, como se estivesse GRITANDO, fico na dúvida se você está realmente querendo saber sobre o arrebatamento, afirmar o que pensa saber ou apenas começar uma discussão. Pelo sim, pelo não, aqui vão alguns links que o ajudarão a entender melhor o arrebatamento.

Mas já posso adiantar que sua dificuldade está em você não discernir e separar as passagens que falam da Igreja e as que falam do remanescente judeu que será salvo após o arrebatamento. Nos evangelhos você só encontra a igreja em duas passagens, Mateus capítulos 16 e 18, e ainda assim como algo futuro, portanto é preciso cuidado ao tentar aplicar passagens dos evangelhos à verdade da igreja que só foi revelada a partir do apóstolo Paulo. Este é um princípio importante quando se deseja entender as Escrituras:

"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (2 Tm 2:15). Uma tradução alternativa e mais clara seria "...dividindo de forma precisa a palavra da verdade".

Embora a arca de Noé possa ser usada às vezes como figura do cuidado de Deus em preservar os seus dos perigos deste mundo, ela é antes uma figura do remanescente de Israel que será preservado durante a grande tribulação para poder habitar no reino milenial de Cristo. Noé e sua família são uma figura dos que irão repovoar a terra depois da grande tribulação. O arrebatamento é melhor representado por Enoque, aquele que foi tirado da terra antes que viesse a tribulação do dilúvio, pela qual Noé e sua família passariam.

Portanto a passagem que citou na tentativa de provar que os santos que pertencem ao corpo de Cristo que é a igreja passariam pela tribulação não se sustenta. A passagem a que você aparentemente se referiu ao falar de Noé acredito ser Mateus 24:38, que diz:

"Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem. Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra." (Mt 24:38-41)

Repare que no contexto o verbo levar não está sendo usado no sentido de arrebatamento, mas de se levado pela morte. O dilúvio "levou a todos", ou seja, matou todos os que não creram na pregação de Noé, e assim será no final da grande tribulação quando os incrédulos serão levados pela morte, independente de onde estiverem, seja trabalhando no campo, seja moendo o trigo. Tente ler a passagem desta maneira: "Assim como... o dilúvio os levou a todos [os que comiam e bebiam despreocupadamente]... assim será também... será levado um, e deixado outro".

Os que são deixados permanecerão vivos para entrarem no milênio e habitarem na terra durante o reino de mil anos de Cristo. É por isso que Deus decidiu abreviar os dias da grande tribulação, caso contrário não restariam vivos para participarem do milênio, que será um reino de pessoas vivas com o mesmo corpo com que viveram na terra, e não com corpos ressuscitados como terão nessa ocasião os santos do Antigo Testamento e os do período da Igreja que viverão no céu e reinarão com Cristo sobre a terra (e não na terra).

"E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias." (Mt 24:22).

É bom também lembrar que os que habitarão na terra, judeus e gentios, se multiplicarão nesse período de mil anos. Nem todos serão realmente convertidos, o mesmo acontecendo com aqueles que irão gerar, mas estarão em uma terra onde a justiça reina e o pecado será imediatamente penalizado com a morte. No final do milênio serão os falsos convertidos que se submeterão a Satanás que será libertado por um breve período de tempo e farão guerra a Cristo.

Sua comparação do arrebatamento com a saída de Ló e suas filhas de Sodoma também não tem fundamento. A destruição das cidades tem o mesmo caráter da figura que é Noé e sua família escapando do juízo que cairá sobre a terra, ou seja, temos uma população de ímpios e um remanescente que escapa desse juízo, tudo apontando para o remanescente de Israel que será preservado durante a grande tribulação.

Mas no caso de Sodoma a figura tem muito mais força ao descrever a condição moral do mundo do que em ocupar-se com o remanescente que escapa. Mesmo assim é digno de nota que quem tira Ló e sua família de Sodoma prestes a ser destruída não é o Senhor, como vemos em 1 Tessalonicenses 4 no caso do arrebatamento, mas os anjos. Assim será também o cuidado de Deus para com o remanescente espalhado por todo o mundo, o qual será recolhido por anjos para estarem na Jerusalém restaurada.

"E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus." (Mt 24:29).

Considere estas passagens, todas elas claramente relacionadas a Israel e não à Igreja (que ainda era um mistério não revelado no Antigo Testamento):

"Se o SENHOR dos Exércitos não nos tivesse deixado algum remanescente, já como Sodoma seríamos, e semelhantes a Gomorra." (Is 1:9).

"Os restantes se converterão ao Deus forte, sim, os restantes de Jacó. Porque ainda que o teu povo, ó Israel, seja como a areia do mar, só um remanescente dele se converterá; uma destruição está determinada, transbordando em justiça. Porque determinada já a destruição, o Senhor DEUS dos Exércitos a executará no meio de toda esta terra." (Is 10:21-23).

"E há de ser que naquele dia o Senhor tornará a por a sua mão para adquirir outra vez o remanescente do seu povo, que for deixado, da Assíria, e do Egito, e de Patros, e da Etiópia, e de Elã, e de Sinar, e de Hamate, e das ilhas do mar. E levantará um estandarte entre as nações, e ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra." (Is 11:11-12).

Estes links poderão ajudá-lo a entender melhor o arrebatamento:

ARREBATAMENTO
http://manjarcelestial.blogspot.com/2011/09/o-arrebatamento-secreto-j-g-bellett.html
http://manjarcelestial.blogspot.com.br/2009/05/o-mesmo-senhor-descera-do-ceu-j-n-darby.html
http://www.respondi.com.br/2010/09/o-arrebatamento-nao-seria-depois-da.html
http://www.respondi.com.br/2010/06/o-arrebatamento-sera-audivel-e-visivel.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/qual-diferena-entre-o-arrebatamento-e.html
http://www.respondi.com.br/2009/09/depois-do-arrebatamento-nao-havera.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/o-que-significa-o-arrebatamento.html
http://www.respondi.com.br/2009/03/o-arrebatamento-e-volta-de-jesus-nao.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/o-dia-de-cristo-o-arrebatamento.html
http://www.respondi.com.br/2009/10/os-incredulos-verao-ressurreicao-e-o.html
http://www.respondi.com.br/2009/03/o-primeiro-falar-do-arrebatamento-foi.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/mateus-2440-41-fala-do-arrebatamento.html
http://www.respondi.com.br/2009/08/o-que-acontecera-com-as-criancas-no.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/o-que-acontecer-com-o-esprito-santo-no.html
http://www.respondi.com.br/2009/06/quem-participa-da-primeira-ressurreicao.html
http://www.respondi.com.br/2009/03/profecia-perguntas-e-respostas.html
http://www.respondi.com.br/2010/02/o-evangelho-ja-foi-pregado-toda.html
http://www.respondi.com.br/2005/11/o-que-acha-do-livro-deixados-para-trs.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/qual-ordem-dos-acontecimentos.html
http://www.respondi.com.br/2005/07/o-evangelho-ser-pregado-em-todo-o.html
http://www.respondi.com.br/2009/08/como-entender-o-apocalipse.html
http://www.respondi.com.br/2011/01/o-dia-do-senhor-e-o-arrebatamento.html

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça