fonte

Problema de virgula?



https://youtu.be/zkKkhdzXA3Q

Você escreveu discordando de meu comentário sobre um erro grave da doutrina adventista sobre Lucas 23:43, e disse que a verdadeira tradução bíblica para essa passagem seria "em verdade te digo hoje [vírgula], estarás comigo o paraíso", e não "em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso". Segundo você, Jesus não disse que o ladrão estaria no paraíso com ele naquele mesmo dia, mas que Jesus teria dito naquele dia que ele ainda estará no paraíso apenas no futuro. Será?

Se eu enviar a você uma mensagem sucinta e sem pontuação dizendo: "Podes crer hoje vou passar na tua casa", o que você entenderia? Que "podes crer hoje" ou que "hoje vou passar na tua casa"? Seria uma bobagem eu incluir no bilhete a palavra "hoje" apenas para dizer que "hoje" é o dia de minha mensagem, mesmo porque não seria possível eu ter dito isso amanhã ou ontem. Além disso, o verbo que antecede o "hoje" está no presente. Por isso creio que Jesus quis sim dizer ao malfeitor na cruz: "Hoje estarás comigo no Paraíso". Além disso outras passagens deixam muito claro que no momento posterior à morte o crente está com Cristo.

Fp 1:23 "Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor." Paulo não disse que "dormir é ainda muito melhor" ou "partir e esperar estar com Cristo". Sua certeza era de um encontro imediato com seu Salvador, e não da passagem para uma sala de espera ou ser colocado em um "coma" espiritual.

Algumas religiões roubam de seus seguidores a certeza de que o verdadeiro crente em Cristo estará com ele imediatamente após a morte. Para adequarem a Palavra de Deus às suas doutrinas elas argumentam que existe um problema com os dois pontos ou a vírgula (dependendo da edição) em Lucas 23:43, que no original grego diz simplesmente: "E JESUS LHE DISSE VERDADEIRAMENTE TE DIGO HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO". Isso mesmo, sem ponto nem vírgula, porque não existia pontuação no grego antigo que também era todo em maiúsculas.

E aí? Será que Jesus estaria dizendo "Verdadeiramente te digo hoje: Estarás comigo no Paraíso" ou "Verdadeiramente te digo: Hoje estarás comigo no Paraíso"? Um leitor do primeiro século que não tivesse sido reprovado em interpretação de texto no vestibular saberia associar a palavra "hoje" ao dia em que o malfeitor convertido estaria com Cristo, e não ao dia em que a afirmação estava sendo feita (como querem os adeptos dessas religiões que pregam a incerteza). Basta reparar que a pergunta do malfeitor tem um QUANDO e um ONDE e a resposta de Jesus também tem um QUANDO e um ONDE.

Lc 23:42 "E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim, QUANDO tiveres entrado NO TEU REINO!"
Lc 23:43 "Jesus respondeu-lhe: Em verdade te digo: HOJE estarás comigo NO PARAÍSO."

Se você está sendo privado da certeza da imediata passagem desta vida para a presença de Cristo, sugiro que refute as doutrinas dessas seitas e agarre-se à mesma esperança do apóstolo Paulo, quando disse que o evento que vem imediatamente após o crente deixar este corpo é habitar com o Senhor, e não numa suposta ausência de sua companhia.

2Co 5:8 "Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor."

Tenho mais de vinte versões da Bíblia em minha coleção e apenas uma coloca a pontuação do tipo "te digo hoje". Qual? A corrupta versão publicada pela Sociedade Torre de Vigia das Testemunhas de Jeová, a mesma seita que adulterou outras passagens transformando Jesus em um homem comum e negando sua divindade.

Mais sobre o assunto nos links abaixo (antes de discordar sugiro ler todos eles, pois é possível que seu argumento já tenha sido comentado):
http://www.respondi.com.br/2011/04/os-mortos-estao-dormindo.html
http://www.respondi.com.br/2012/02/o-livro-de-jo-ensina-o-sono-da-alma.html
http://www.respondi.com.br/2011/11/para-onde-o-crente-vai-quando-morre.html
http://www.respondi.com.br/2010/09/jesus-mentiu-para-o-ladrao-na-cruz.html
http://www.respondi.com.br/2011/11/jesus-mentiu-para-o-ladrao-na-cruz.html
http://www.respondi.com.br/2015/04/sua-meta-e-ir-para-o-ceu.html
http://www.respondi.com.br/2012/06/onde-diz-que-o-crente-vai-para-o-ceu.html
http://www.respondi.com.br/2008/12/jesus-foi-pregar-no-inferno.html

por Mario Persona


Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça