As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.

Pesquisar este blog

Carregando...

Por que Farao' e Judas foram culpados?



https://youtu.be/hmHG7gsWN2U

Alguém perguntou: "Se foi Deus quem endureceu o coração de Faraó para não deixar os israelitas saírem do Egito, e se foi Satanás quem entrou em Judas para este trair Jesus, como se poderia atribuir a eles culpa pelo que fizeram?" O processo de endurecimento de Judas (e posterior morada de Satanás) é semelhante ao de Faraó e ao dos que receberão o anticristo no futuro, e também ao de qualquer pessoa que rejeite a Palavra de Deus. Primeiro a pessoa endurece o próprio coração para não dar ouvidos a Deus, depois Deus endurece o coração da pessoa.

Ao que parece Faraó endureceu seu próprio coração cinco vezes (número da responsabilidade humana) antes de Deus endurecer seu coração: "Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu..." (Êx 7:13, 22; 8:15, 19, 32). "Porém o Senhor endureceu o coração de Faraó" (Êx 9:12).

O endurecimento próprio não vem da ignorância, mas justamente o contrário. Vem de conhecer e deliberadamente rejeitar. Judas encaixa-se no que é dito em Hebreus 6:4-6, como alguém que teve todos os privilégios de ter andado com Jesus, porém sem nunca ter crido nele: "Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo. E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento".

No futuro, os que receberão o anticristo... "esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem" chegarão a esse ponto "porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.". Uma vez tendo eles próprios endurecido seus corações quando havia oportunidade de se salvarem, e não o fizeram, Deus age para aceitem a mentira como verdade. "E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade" (2 Ts 2:9-12)

Isso é mais ou menos o que está em Provérbios 29:1: "O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio".

por Mario Persona


Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Mais acessadas da semana