fonte

O apostolo recorre 'a lei para ordenar o silêncio das mulheres?



https://youtu.be/wBMvwDW9RQ8

Sua dúvida está em 1 Coríntios 14:34-37, que diz: "As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja. Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós? Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor." 

Você perguntou se essa "lei" seria a lei de Moisés dada no Antigo Testamento, e mostrou-se confuso, porque se os discípulos já não estavam mais debaixo da lei, e sim da graça, como Paulo poderia ter feito referência à lei neste caso. Entendo que a ênfase do que ele diz esteja na palavra "também", de "como TAMBÉM ordena a lei...". Ou seja, o apóstolo poderia estar dando um mandamento que coincidisse com aquilo que era praticado na Lei, não que existisse na Lei um mandamento do tipo "Mulheres: Não falem nas igrejas", mas a submissão da mulher ao marido estava implicada em muitos outros preceitos da Lei. A doutrina dada à igreja não está na Lei dada a Israel, embora você também encontre alguns pontos semelhantes ou coincidentes em ambas.

Mas também pode ser que Paulo estivesse se referindo a uma lei mais antiga ainda dada no Éden, quando após a queda Deus disse à mulher: "O teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará." (Gn 3:16). Lembre-se de que, ainda que não estejamos debaixo da Lei mosaica, estamos debaixo da Lei de Cristo e de seus mandamentos. Sim, existe uma "Lei de Cristo" e existem "Mandamentos do Senhor" espalhados pelas epístolas, e faremos bem se os seguirmos, não para sermos salvos, mas para andarmos de maneira agradável ao Senhor. Estas passagens são exemplos da "Lei de Cristo":

"Aos sem lei, como se eu mesmo o fosse, não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que vivem fora do regime da lei." (1 Co 9:21)

"Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo." (Gl 6:2)

Certamente para alguém envolvido em uma cristandade que há muito tempo deixou de lado a Palavra de Deus e passou a decidir o que quer ou não seguir dela, um "mandamento do Senhor" como este que Paulo menciona. Em nossa "sociedade moderna" isso irá parecer politicamente incorreto, machista, opressor e tantos outros adjetivos que no passado só eram encontrados na boca de incrédulos ao se referirem à Bíblia, mas hoje é usual até entre cristãos professos. Por isso, como se estivesse prevendo esse abandono da verdade, o Espírito Santo fez questão de frisar no final do preceito para o silêncio da mulher nas reuniões da igreja o seguinte: "Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós? Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor." (1 Co 14:36-37).

Para saber mais sobre o mesmo assunto sugiro:

Mulher
http://manjarcelestial.blogspot.com.br/2016/02/homem-e-mulher-os-papeis-distintos-na.html
http://www.respondi.com.br/2015/05/na-biblia-mulheres-julgavam.html
http://www.respondi.com.br/2013/04/se-deus-usou-debora-por-que-mulher-deve.html
http://www.respondi.com.br/2010/08/como-assim-salvar-se-dando-luz-filhos.html
http://www.respondi.com.br/2009/01/mulheres-podem-ser-pastoras.html
http://www.respondi.com.br/2008/10/biblia-proibe-o-ministerio-das-mulheres.html
http://www.respondi.com.br/2009/12/deus-aboliu-diferenca-homem-mulher.html
http://www.respondi.com.br/2006/04/bblia-discrimina-mulher.html
http://www.respondi.com.br/2005/11/por-que-mulher-no-deve-ensinar.html
http://www.respondi.com.br/2005/05/bblia-considera-mulher-inferior-ao.html
http://www.respondi.com.br/2007/09/mulheres-cristas-no-podem-falar.html
http://www.respondi.com.br/2009/12/por-que-so-paulo-manda-as-mulheres.html
http://www.respondi.com.br/2013/08/mulheres-podem-escrever-sobre-o-senhor.html
http://www.respondi.com.br/2012/07/as-mulheres-tambem-tem-dons.html
http://manjarcelestial.blogspot.com.br/2014/01/a-mulher-seu-lugar-nas-escrituras-j.html

Cobertura
http://manjarcelestial.blogspot.com/2010/03/por-causa-dos-anjos-paul-wilson.html
http://manjarcelestial.blogspot.com.br/2016/02/homem-e-mulher-os-papeis-distintos-na.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/mulher-que-ora-sem-cobrir-cabea-est.html
http://www.respondi.com.br/2013/01/a-mulher-deve-evitar-o-veu-para-nao.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/bblia-probe-mulher-de-cortar-o-cabelo.html
http://aordemdedeus.blogspot.com.br/2011/07/cobertura-para-cabeca.html
http://aordemdedeus.blogspot.com.br/2011/07/cobrir-cabeca-era-um-costume-cultural.html
http://aordemdedeus.blogspot.com.br/2011/08/mas-o-cabelo-da-mulher-e-o-seu-veu.html


por Mario Persona


Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça