fonte

Noe' tinha filhos quando foi avisado do fim do mundo?



https://youtu.be/1K5EfpyZI0w

Acredito que Noé ainda não tivesse filhos quando foi avisado por Deus que o mundo seria destruído por um dilúvio. Lendo a história toda, do capítulo 5 ao 9 de Gênesis, e fazendo algumas contas com as idades também de outros capítulos, você irá descobrir que Noé não tinha filhos quando soube que o mundo iria terminar e foi instruído a construir a arca.

Se você já escutou algum casal dizer que não quer filhos porque o mundo está ruim então já dá para ter uma ideia do que Deus pensa disso. Noé não só vivia em um mundo ruim; Noé vivia em um mundo condenado a ser destruído, um mundo com data de vencimento. Mesmo assim ele decidiu ter filhos, pois era um homem de fé. É disto que estou falando, da fé que confia e espera em Deus e não se aflige com as circunstâncias.

Noé é uma figura do crente neste mundo que caminha para o juízo. Com o que Noé estava ocupado? Certamente não com a melhoria do mundo para sua família, mas com a salvação de si mesmo, de sua família e de qualquer um que acreditasse na mensagem que ele pregava. Noé era um pregador da justiça divina, avisando a todos do dilúvio que viria e mostrando na prática que cria no que Deus disse.

Evidentemente os outros deviam achar que ele fosse louco por falar em dilúvio quando nem chuva havia, como podemos deduzir de Gênesis 2:5-6. A enorme arca que construía em terra seca num tempo em que a vegetação era regada, não por chuvas, mas por neblina, era bem visível a todos. Naquelas condições os homens de então viviam mais e Noé devia ter uns 480 anos quando foi avisado por Deus do juízo que viria e recebeu instruções de como se salvar por meio da Arca, que é uma figura de Cristo.

Se eu não estiver enganado em meus cálculos, e se tomarmos Gênesis 6:3 não como uma data limite para a vida humana, mas como uma contagem regressiva para a destruição de toda a carne, então Deus devia estar avisando Noé que o dilúvio viria cento e vinte anos após o momento da ordem para construir a arca. "Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos." (Gn 6:3). Então o dilúvio teria vindo cento e vinte anos anos mais tarde, ou quando "era Noé da idade de seiscentos anos, quando o dilúvio das águas veio sobre a terra" (Gn 6:7).

Considerando que o dilúvio tenha vindo quando Noé tinha seiscentos anos, então subtraindo os 120 anos da contagem regressiva podemos deduzir que o aniversário de 480 anos de Noé ocorreu no ano em que ele recebeu a ordem para construir a arca. Baseado em Gênesis 5:32 ele já estaria  trabalhando há pelo menos vinte anos na construção quando nasceu seu primeiro filho: "Era Noé da idade de quinhentos anos e gerou a Sem, Cam e Jafé". Isto não quer dizer que Noé teve trigêmeos quando tinha quinhentos anos, todos no mesmo ano, mas que por volta dessa idade foi que começou a ter filhos. Apesar de a passagem apresentar a ordem "Sem, Cão e Jafé", talvez não tenha sido Sem o primogênito, e sim Jafé, ficando Cam ou Cão na posição de caçula.

Digo isto porque existem dúvidas sobre a melhor tradução de Gênesis 10:21. J. N. Darby traduziu a Bíblia dos originais hebraicos e gregos para o inglês, o que em português seria: "E a Sem — a ele também nasceram filhos; ele é o pai de todos os filhos de Eber, o irmão de Jafé o mais velho". De acordo com Gênesis 11:10 Sem devia ter 98 anos de idade quando ocorreu o dilúvio, mas na genealogia de Gênesis 5:32 ele aparece primeiro por ser dele que viria a linhagem de Israel. "Estas são as gerações de Sem: Sem era da idade de cem anos e gerou a Arfaxade, dois anos depois do dilúvio".

Se meus cálculos estiverem corretos, Noé tinha 480 anos e ainda não tinha filhos quando recebeu o aviso de que o mundo que conheceu até então seria destruído e que deveria construir uma arca. Vinte anos mais tarde começaram a nascer seus três filhos e cento e vinte anos depois do aviso veio o dilúvio. Assim quando você achar que o mundo atual está ruim para colocar filhos nele, pense em Noé, que é citado em Hebreus dentre os homens de fé: "Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé." (Hb 11:7).

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça