As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.
ATENÇÃO: POR FALTA DE TEMPO SÓ RESPONDEREI PERGUNTAS INÉDITAS. NÃO RESPONDO NO WHATSAPP.
PESQUISE "assunto"+"mario persona" NO GOOGLE PARA VER SE JÁ EXISTE RESPOSTA.

Pesquisar este blog

Os sonhos e visões de muçulmanos são o cumprimento de Joel 2?



https://youtu.be/rIvwrPrx2Xo

Sua dúvida é se os relatos de muçulmanos que tiveram sonhos e visões e se converteram a Cristo seria o cumprimento da profecia de Joel 2. Não, a profecia de Joel cumpriu-se em parte em Atos 2, quando a Igreja foi formada por judeus que se arrependeram e creram em Cristo, como o próprio Pedro demonstrou. A segunda parte deverá se cumprir quando um remanescente de Israel se converter em tempos de grande tribulação e na instalação do reino de mil anos de Cristo. Então ela se cumprirá na totalidade. Repare que nos dois casos existem elementos comuns: judeus arrependidos e crendo no Cristo.

A profecia inteira está aqui: "E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o Senhor, e entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar" (Joel 2:28-32).

Se você mora no mesmo planeta que eu, então aposto como ainda não viu "prodígios no céu e na terra, sangue e fogo, colunas de fumaça, o sol convertido em trevas e a lua em sangue", portanto Joel 2 ainda não se cumpriu 100%. O que tem acontecido nos países islâmicos é que pessoas estão se convertendo e relatam terem sido atraídas a Cristo por sonhos e visões. Deus pode usar diferentes maneiras de atrai-las para o evangelho, embora continue sendo a Palavra de Deus e o Espírito Santo os elementos essenciais a uma conversão. O que vier a mais é figuração.

É bom lembrar que em momentos assim também existem as "maria-vai-com-as-outras", uma prática muito comum nas igrejas pentecostais, com pessoas inventando sonhos e visões para não se sentirem inferiores aos que fazem sucesso ali com testemunhos mirabolantes. Também existem os pregadores oportunistas que contratam pessoas que contam um conto e aumentam um ponto para garantir seu cachê. É isso mesmo, no meio evangélico existe um pujante mercado de testemunhos e as pessoas com as conversões mais dramáticas são as mais requisitadas e com cachês mais altos. Os pastores as contratam porque elas garantem audiência e aumento de receita pelas ofertas.

Por isso não mergulhe de cabeça nas afirmações de livros e sites sobre o assunto, achando que tudo seja verdade. Já viu esses filmes com os dizeres "Baseado em Fatos Reais"? Já viu aquelas caixinhas no supermercado que dizem "Contém Suco da Fruta"? Então não preciso explicar como são essas coisas. Mantenha o desconfiômetro ligado e dê glória a Deus pelos que se converteram, mas não queira fazer do modo de conversão de outros um padrão de conversão, nem se sinta frustrada por em sua conversão não ter sonhado, tido visões ou entrado num êxtase como o de Santa Teresa de Ávila na escultura de Gian Lorenzo Bernin.

O que importa não é o modo COMO somos levados a Cristo, mas a Pessoa a QUEM somos levados. Ocupar-se demais com sinais que porventura tenham acompanhado uma conversão é o mesmo que uma mãe embalar nos braços a placenta ao invés de cuidar do bebê que nasceu.

Visite estes links:

http://www.respondi.com.br/2011/04/profecia-de-joel-cumpriu-se-em.html
http://www.respondi.com.br/2010/12/profecia-de-joel-2-se-cumpriu-em-atos-2.html

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Mais acessadas da semana