fonte

Qual a melhor hora para se ler a Biblia?



https://youtu.be/ekuj49rEqvo

É importante ler a Bíblia sempre que possível, e lê-la de tal maneira que nossos pensamentos sejam formados por ela. Hoje isso ficou até mais fácil porque temos tecnologia não apenas para ler em qualquer lugar, mas para ouvir também. Alguns preferem ler de manhã, outros à tarde, outros à noite.

A Bíblia pode ser lida também em conjunto com algum livro devocional ou de comentários para ajudar a entender algumas passagens, mas é importante sempre saber a origem e autoria desses textos. Alguns livros, principalmente de autores católicos e pentecostais, mais atrapalham do que ajudam. Eu costumo sugerir aos que me escrevem que usem o bom e breve comentário de autoria de Norman Berry, um irmão em Cristo que vivia no Canadá e já partiu para estar com o Senhor. Ele costumava ficar em minha casa quando vinha ao Brasil.

Norman deixou sua profissão numa grande agência de publicidade para dedicar-se em tempo integral a pregar o evangelho, comprando uma tenda que costumava armar em diferentes localidades para pregar a Palavra de Deus. Nessa época publicava em mimeógrafo um panfleto chamado "Chapter-a-Day", ou "um capítulo por dia", que era enviado gratuitamente por correio a milhares de pessoas. Traduzi seus textos para o português e no início da Internet eu enviava por e-mail a milhares de pessoas que solicitavam. Depois publiquei no site www.stories.org.br/chaday em um formato que você pode ler como se fosse um calendário com uma mensagem para cada dia do ano. Uma irmã canadense traduziu grande parte dos textos também para o francês.

Quando meus filhos eram pequenos líamos todos os dias de manhã dois capítulos e cantávamos um hino. Quando ficaram maiores e o emprego e a escola não permitiam, líamos cada um por si, geralmente de manhã. Mas à noite a família se reunia na sala para ler dois capítulos (5 versículos cada um) e cantar um hino. Mas não pense que isso fosse uma obrigação ou que meus filhos faziam isso de má vontade. Todos desfrutavam daquele momento e realmente sentíamos falta quando algum compromisso impedia nossa leitura, porque não ficava apenas na leitura, mas acabava se transformando em uma conversa entre amigos que incluía aquele "Amigo" que é mais chegado que um irmão (Pv 18:24).

Existe um princípio no Antigo Testamento que pode ser de ajuda. Quando os israelitas colhiam o maná, o pão que caía do céu, eles faziam isso cedo de manhã, antes de o sol esquentar o chão, e deviam colher todos os dias, exceto aos sábados. Este princípio do Antigo Testamento nos ensina que o melhor é nos ocuparmos com o pão do céu quando o sol das atividades diárias ainda não esquentou nossa cabeça. Vamos ler alguns trechos da passagem.

"Então, disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover do céu pão, e o povo sairá e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu ponha à prova se anda na minha lei ou não. Dar-se-á que, ao sexto dia, prepararão o que colherem; e será o dobro do que colhem cada dia....

E, quando se evaporou o orvalho que caíra, na superfície do deserto restava uma coisa fina e semelhante a escamas, fina como a geada sobre a terra. Vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Pois não sabiam o que era. Disse-lhes Moisés: Isto é o pão que o Senhor vos dá para vosso alimento. Eis o que o Senhor vos ordenou: Colhei disso cada um segundo o que pode comer, um gômer por cabeça, segundo o número de vossas pessoas; cada um tomará para os que se acharem na sua tenda. Assim o fizeram os filhos de Israel; e colheram, uns, mais, outros, menos. Porém, medindo-o com o gômer, não sobejava ao que colhera muito, nem faltava ao que colhera pouco, pois colheram cada um quanto podia comer. Disse-lhes Moisés: Ninguém deixe dele para a manhã seguinte. Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, e alguns deixaram do maná para a manhã seguinte; porém deu bichos e cheirava mal. E Moisés se indignou contra eles. Colhiam-no, pois, manhã após manhã, cada um quanto podia comer; porque, em vindo o calor, se derretia...

Deu-lhe a casa de Israel o nome de maná; era como semente de coentro, branco e de sabor como bolos de mel. Disse Moisés: Esta é a palavra que o Senhor ordenou: Dele encherás um gômer e o guardarás para as vossas gerações, para que vejam o pão com que vos sustentei no deserto, quando vos tirei do Egito. Disse também Moisés a Arão: Toma um vaso, mete nele um gômer cheio de maná e coloca-o diante do Senhor, para guardar-se às vossas gerações. Como o Senhor ordenara a Moisés, assim Arão o colocou diante do Testemunho para o guardar. E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos limites da terra de Canaã. Gômer é a décima parte do efa." Êxodo 16

http://www.3minutos.net/2016/07/676-de-madrugada-no-deserto-orando.html

por Mario Persona


Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça