As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.

Pesquisar este blog

Romanos 2 ensina salvacao por obras?



https://youtu.be/UZLXuF-iwM8

Em Romanos 2 Paulo não está ensinando que a salvação eterna seja recebida por meio de boas obras. A passagem que citou é: "Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento? Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus; o qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade; tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego; glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego; porque, para com Deus, não há acepção de pessoas." (Rm 2:4-11).

Se reparar você verá que a própria passagem diz que é "a benignidade de Deus" que leva uma pessoa ao arrependimento, ou seja, a salvação começa em Deus, não no homem; começa de cima, não de baixo, e se nos aprofundarmos no assunto veremos que ela começa na eternidade, e não no tempo. Da nossa parte tudo o que é exigido é a fé na Palavra de Deus e na Pessoa de Jesus, o Salvador. Quando os discípulos perguntaram "Que faremos para executarmos as obras de Deus?" a resposta de Jesus foi "A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou." (Jo 6:28-29).

Portanto a salvação começa na maior de todas as obras que alguém pode fazer, que é crer naquele que Deus enviou ao mundo — o seu Filho Eterno — para morrer no lugar do pecado. O andar do crente e suas boas obras são resultado de uma fé genuína assim, e foram preparadas por Deus, como também afirma Paulo em Efésios 2: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas." (Ef 2:8-10).

Usar a passagem de Romanos como argumento de que a vida eterna seja recebida por obras é ignorar as dezenas de passagens na Bíblia que afirmam que a salvação, justificação ou vida eterna é recebida pela fé. Só para citar algumas: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida." (Jo 5:24); "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo" (Rm 5:1); "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome" (Jo 1:12). Alguém contou mais de 150 passagens da Bíblia que falam da fé que salva.

O que diz em Romanos, que "recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção..." pode ser também entendido como a recompensa estar sendo dada aos que buscam glória, honra e incorrupção, coisas que só podem ser encontradas em Cristo. Mas também acredito que possa ser entendida mais ou menos como o professor que entra na sala de aula e diz:

"Ontem eu disse a vocês que reprovaria quem não acreditasse em mim e viesse para a aula sem o trabalho que mandei fazer. Hoje vamos ver quem realmente creu em mim. Apresentem seus trabalhos!"

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Mais acessadas da semana