fonte

Estas passagens dizem que Deus aboliu o veu?



https://youtu.be/H9hHf_2Kx3U

Alguém tentou provar a você que a mulher não precisa mais cobrir a cabeça com um véu conforme 1 Coríntios 11:1-16 porque Deus teria abolido o véu e mostrou essas passagens que você enviou. Eu já tinha ouvido esses argumentos sendo usados na tentativa de invalidar aquilo que o Espírito Santo ordenou em 1 Coríntios 11:1-16, e geralmente quem usa desse argumento não entendeu o que o apóstolo inspirado escreveu ali e nem percebeu que é uma ordem dada, não apenas à mulher (para cobrir-se), mas também para o homem (para não se cobrir).

As passagens que citou são:

"Destruirá neste monte a face da cobertura, com que todos os povos andam cobertos, e o véu com que todas as nações se cobrem." (Is 25:7)

"E dize: Assim diz o Senhor Deus: Ai das que cosem almofadas para todas as axilas, e que fazem véus para a cabeça de pessoas de toda a estatura, para caçarem as almas! Porventura caçareis as almas do meu povo, e as almas guardareis em vida para vós? E vós me profanastes entre o meu povo, por punhados de cevada, e por pedaços de pão, para matardes as almas que não haviam de morrer, e para guardardes em vida as almas que não haviam de viver, mentindo assim ao meu povo que escuta a mentira? Portanto assim diz o Senhor Deus: Eis aí vou eu contra as vossas almofadas, com que vós ali caçais as almas fazendo-as voar, e as arrancarei de vossos braços, e soltarei as almas, sim, as almas que vós caçais fazendo-as voar. E rasgarei os vossos véus, e livrarei o meu povo das vossas mãos, e nunca mais estará em vossas mãos para ser caçado; e sabereis que eu sou o Senhor." (Ez 13:18:21)

"Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar. E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório. Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido; e até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará. Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor." (2 Co 3:12-18).

Sem entrar na questão do que significam estas passagens, que certamente nada têm a ver com 1 Coríntios 11:1-16, a resposta para sua dúvida é muito simples: Não existe a palavra "véu" nos primeiros versículos de 1 Coríntios 11:1-16. Se você ler no original ou em alguma tradução literal verá que onde está "...se a mulher não se cobre com véu" no original está "...se a mulher não estiver velada ("não se velar"), e "... que ponha o véu" está "...que esteja velada (ou "se vele")". É um verbo, não um substantivo, e como verbo "velar" não significa apenas ficar de vigia ou participar de um funeral, mas também cobrir ou proteger algo.

A palavra "véu" só vai aparecer mais adiante no versículo 15, "o cabelo lhe foi dado em lugar de véu", mas aí está associando a cobertura que a mulher deve trazer sobre a cabeça com a cobertura que naturalmente as mulheres têm quando comparadas com os homens. O sentido aí é de "algo para velar ou cobrir", por isso fala do cabelo. No caso do homem, ele por natureza não tem uma cobertura natural tão abundante quanto a da mulher, pois costuma ter cabelo curto ou maior probabilidade de ficar calvo do que as mulheres. É o que a natureza nos ensina (que é o exemplo usado aí pelo apóstolo).

Não sei a razão das traduções aparecerem assim. Um palpite é que os tradutores teriam trocado "...se a mulher não estiver velada" por "...se a mulher não se cobre com véu" porque alguns iriam pensar que ele estaria falando e uma mulher morta sendo velada no funeral. Ou talvez tenham deixado de usar o verbo "velar" para alguns não acharem que estivesse falando de pingar cera de vela sobre a cabeça. Ok, agora estou exagerando, mas acho que você entendeu.

Para não deixar você velado ou no escuro quanto aos três versículos que citou, em Isaías o assunto é a ignorância ou as trevas em que as pessoas estavam, e é esta a condição natural de todo ser humano, pois Satanás faz tudo para cegar-lhes o entendimento (daí o véu sobre a cabeça para não pensarem como deviam). A passagem de Ezequiel parece ter mais a ver com costumes de religiões pagãs e suas feitiçarias. A passagem de 2 Coríntios também fala de obscurecer ou velar o entendimento.

Mais sobre o assunto aqui:

http://manjarcelestial.blogspot.com.br/2016/10/cobertura-para-cabeca-r-boulard.html
http://manjarcelestial.blogspot.com/2010/03/por-causa-dos-anjos-paul-wilson.html
http://manjarcelestial.blogspot.com.br/2016/02/homem-e-mulher-os-papeis-distintos-na.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/mulher-que-ora-sem-cobrir-cabea-est.html
http://www.respondi.com.br/2013/01/a-mulher-deve-evitar-o-veu-para-nao.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/bblia-probe-mulher-de-cortar-o-cabelo.html
http://aordemdedeus.blogspot.com.br/2011/07/cobertura-para-cabeca.html
http://aordemdedeus.blogspot.com.br/2011/07/cobrir-cabeca-era-um-costume-cultural.html
http://aordemdedeus.blogspot.com.br/2011/08/mas-o-cabelo-da-mulher-e-o-seu-veu.html

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça