As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.
ATENÇÃO: POR FALTA DE TEMPO SÓ RESPONDEREI PERGUNTAS INÉDITAS. NÃO RESPONDO NO WHATSAPP.
PESQUISE "assunto"+"mario persona" NO GOOGLE PARA VER SE JÁ EXISTE RESPOSTA.

Pesquisar este blog

Meu filho que tem paralisia cerebral pode ser batizado?



https://youtu.be/BJPXiVCa-EY

Não vejo nenhuma restrição na Bíblia a você batizar seu filho, mesmo que ele não entenda por ter sofrido paralisia cerebral durante o parto. Eu batizei meu filho que tem paralisia cerebral, quando nós o adotamos aos quatro anos de idade. O batismo não salva, mas coloca a criança a salvo, no sentido de introduzi-la na esfera cristã. Quem não é batizado é pagão. O importante não é quem batiza ou onde a pessoa é batizada, mas A QUEM ela é batizada, isto é, a Cristo.

Leia Efésios 4:4-6 de trás para frente para entender os três círculos da humanidade, um dentro do outro como se estivesse estudando a teoria dos conjuntos que aprendeu no ginásio:


A) "Um só Deus e Pai [no sentido de Criador] de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós." (Ef 4:6) - Este é o círculo ou conjunto maior da Criação que inclui pagãos, cristãos professos e cristãos salvos.

B) "Um só Senhor, uma só fé, um só batismo" (Ef 4:5) — Este círculo médio, dentro do anterior, inclui todos os cristãos nominais e os salvos, mas não os pagãos. Pessoas que reconhecem que Cristo é Senhor, professam uma mesma fé cristã e foram batizados no batismo cristão.

C) "Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação" (Ef 4:4) — Este círculo menor que inclui apenas os salvos por Cristo, pois são membros de seu Corpo e habitados pelo Espírito Santo.

O batismo tira a pessoa do círculo A e a coloca no B, mas não salva, a menos que ela creia em Jesus como Salvador, o que a leva para o círculo C. O convertido passa a fazer parte do círculo C quando é salvo por Jesus. Eu não quis deixar meus filhos entre os pagãos do círculo A e tratei de logo introduzi-los na esfera cristã, pois este é um princípio que encontro em figura ao longo das Escrituras e também associado ao batismo. Será que Noé teria deixado para trás algum neto por ser criança ou sofrer de paralisia cerebral? No entanto aquela água toda que inundou o mundo era uma figura do batismo.

"...quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água; que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo" (1 Pe 3:20)

Quando Moisés atravessou o mar será que deixou para trás crianças e deficientes? E a travessia do mar é figura do batismo.

"Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar. E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar" (1 Co 10:1-2).

Antes que você retruque, NÃO, a Bíblia não ensina batismo de crianças, mas SIM, a Bíblia fala de batismo de famílias inteiras, e isso incluía até os servos. "E, depois que [Lídia] foi batizada, ela e a sua casa ... e logo [o carcereiro] foi batizado, ele e todos os seus... E batizei também a família de Estéfanas" (At 16:15, 33; 1 Co 1:16).

Mais sobre batismo:

http://manjarcelestial.blogspot.com/2011/11/batismo.html
http://escritosdolemao.blogspot.com/2012/07/batismo.html
http://www.respondi.com.br/2011/10/o-cristao-hoje-nao-precisa-ser-batizado.html
http://www.respondi.com.br/2010/07/por-quem-voce-foi-batizado.html
http://www.respondi.com.br/2011/11/recebemos-o-espirito-quando-somos.html
http://www.respondi.com.br/2009/10/o-batismo-nos-torna-membros-da-igreja.html
http://www.respondi.com.br/2009/06/o-batismo-salva.html
http://www.respondi.com.br/2005/05/o-que-significa-o-batismo.html
http://www.respondi.com.br/2009/10/qual-idade-minima-para-ser-batizado.html
http://www.respondi.com.br/2009/01/quem-pode-batizar-uma-pessoa.html
http://www.respondi.com.br/2007/10/so-posso-ser-batizado-se-estiver.html
http://www.respondi.com.br/2013/01/posso-participar-de-uma-cerimonia-de.html
O batismo que salva - https://youtu.be/hZh9ZE9CtRM

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Mais acessadas da semana