fonte

Que vantagem existe em congregar ao nome do Senhor?



https://youtu.be/iFVFoCimB3w

Você diz que independente de onde congrega, a pessoa é salva pela fé em Jesus. Então pergunta qual seria a vantagem de estar congregado somente ao nome de Jesus fora das denominações. E acrescenta: "Que bênçãos e vantagens você e os irmãos que congregam assim têm que não têm os que congregam em outros apriscos?"

Depois de ter sido salva por Cristo por graça e pela fé, será que você só faz as coisas se tiver alguma "vantagem", ou faz por ser esta a vontade do Senhor expressada em sua Palavra? Um dia você foi como o cego que se aproximou de Jesus e ouviu de seus lábios: "Que queres que eu faça?", e você respondeu, "Senhor, que eu veja!" (Lc 18:40-41). Então você passou a enxergar, e o que um coração grato faria em troca? A mesma pergunta que o Senhor fez, você faria a ele: "Senhor, que queres que eu faça?". Ou, como perguntou Pedro, quando o Senhor disse para ele e os outros irem preparar a Páscoa: "Senhor, onde queres que a preparemos?" (Lc 22:9).

O verdadeiro crente em Jesus, que conhece o valor do que recebeu ao ter sido perdoado de todos os seus pecados, terá um coração tão cheio de gratidão que irá perguntar ao Senhor qual deve ser o seu próximo passo, e não decidir por sua própria vontade. E a resposta encontrará na Palavra.

A segunda frase sua também responde por si só. Não se trata de escolher este ou aquele aprisco, mas de não estar em aprisco nenhum. Não se trata de congregar dentro das paredes de um dogma denominacional, mas em redor da Pessoa que nos tirou, não só do pecado e da morte, mas da maldição da Lei que cercava o aprisco judeu.

"Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz." (Jo 10:1-4).

Quando o Senhor falou de aprisco no evangelho de João ele estava se referindo a Israel, que era um sistema cercado pelo muro da lei como é um aprisco. Até ali aquela cerca tinha servido de proteção ou "aio"  para eles não descambarem na idolatria das outras nações. A passagem que explica é esta:

"A Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes. Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus." (Gl 3:22-26).

Mas o Pastor tinha vindo para tirá-los do aprisco, não para construir outro aprisco. Os libertos por ele não seriam mais reunidos por limites como as cercas do aprisco, mas se reuniriam em torno do Pastor como a limalha de ferro se reúne em torno do ímã. Então é isso que acontece quando Cristo é o centro para o cristão. Ele irá querer estar congregado a ele, ao seu Nome e a nenhum outro nome. Isso não é de hoje, mas até para Israel Deus havia ensinado que não deviam adorar em qualquer lugar que escolhessem, mas ao Nome.

"Mas o lugar que o Senhor vosso Deus escolher de todas as vossas tribos, para ali por O SEU NOME, buscareis, para sua habitação, e ali vireis. E ali trareis os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e os vossos votos, e as vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas ovelhas...  Não fareis conforme a tudo o que hoje fazemos aqui, cada qual tudo o que bem parece aos seus olhos... Então haverá um lugar que escolherá o Senhor vosso Deus para ali fazer habitar O SEU NOME..." (Dt 12:5-11).

"Porque, onde estiverem dois ou três reunidos AO MEU NOME, aí estou eu no meio deles." (Mt 18:20)

http://www.respondi.com.br/2016/03/o-ladrao-de-joao-10-e-o-diabo.html
http://manjarcelestial.blogspot.com/2016/02/que-denominacao-e-esta.html
http://manjarcelestial.blogspot.com.br/2010/06/por-que-nos-reunimos-somente-ao-nome-de.html
http://manjarcelestial.blogspot.com/2009/11/igreja-de-deus-nos-dias-de-hoje.html
http://manjarcelestial.blogspot.com/2011/10/verdadeira-igreja-j-h-smith.html
http://respondi.blogspot.com/2005/05/por-que-h-tantas-denominaes.html
http://respondi.blogspot.com/2005/05/em-que-templo-devo-adorar.html
http://respondi.blogspot.com/2005/05/o-que-significa-mesa-do-senhor.html
http://respondi.blogspot.com/2005/05/como-celebrar-ceia-do-senhor.html
http://respondi.blogspot.com/2005/05/onde-celebrar-ceia-do-senhor.html
http://respondi.blogspot.com/2005/05/o-que-significa-palavra-igreja.html
http://respondi.blogspot.com/2005/05/o-que-significa-reunir-se-ao-nome-do.html
http://respondi.blogspot.com/2005/05/qual-o-verdadeiro-lugar-de-adorao.html
http://respondi.blogspot.com/2005/05/quem-deve-liderar-nas-reunies-da.html
http://respondi.blogspot.com/2005/05/devemos-usar-instrumentos-musicais-na.html
http://respondi.blogspot.com/2005/05/voc-j-pertenceu-alguma-denominao.html
http://respondi.blogspot.com/2005/05/possvel-congregar-com-desprendimento.html
http://respondi.blogspot.com/2005/06/qual-hierarquia-na-igreja.html
http://respondi.blogspot.com/2005/06/devemos-obedecer-aos-pastores.html
http://respondi.blogspot.com/2005/06/o-que-significa-o-arraial-de-hebreus.html
http://respondi.blogspot.com/2005/06/como-deve-ser-o-clero-na-igreja.html
http://www.stories.org.br/textos/principios.html
http://www.stories.org.br/gather_p.html
http://www.stories.org.br/textos/vpp.html

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça