As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.
ATENÇÃO: POR FALTA DE TEMPO SÓ RESPONDEREI PERGUNTAS INÉDITAS. NÃO RESPONDO NO WHATSAPP.
PESQUISE "assunto"+"mario persona" NO GOOGLE PARA VER SE JÁ EXISTE RESPOSTA.

Pesquisar este blog

Se Deus amou o mundo por que nao devemos amar o mundo?



https://youtu.be/WZ23DFCxgqw

Sua dúvida surgiu quando comparou João 3:16, que diz que "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna", com 1 João 2:15 que diz "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele."

Se esta é sua dúvida, vou lhe dar mais cinco questões para embaralhar ainda mais sua cabeça:

1. "Moro numa casa que por ser muito grande não consigo parar dentro dela. Quem sou?"

2. "A casa caiu! Mesmo assim continuo morando no mesmo lugar. Como pode ser isso?"

3. "O carcereiro de Filipo foi batizado com toda a sua casa. De que tamanho era o rio ou lago para caber uma construção?"

4. "Se conseguir mudar a vírgula apenas uma casa o resultado será diferente".

5. "Uma casa de tolerância é o lugar onde todos os membros da família são pacientes e tolerantes, certo?"

Percebeu que uma palavra pode ter diferentes significados dependendo do contexto onde aparece? Em ambas passagens da Bíblia que você citou a palavra grega para "mundo" é "kosmos", porém o significado você só obtém conhecendo o contexto e a própria Bíblia como um todo. Nas duas a tradução foi "mundo", mas que mundo teria Deus amado de tal maneira em João 3:16 para entregar seu Filho? Pois há muitos mundos no universo. E se estiver falando do planeta terra, será que Deus amou as qualidades geológicas ou geográficas do mundo? Para piorar as coisas, o que você diria de alguém que "vive no mundo da Lua"?

Obviamente o contexto de João 3:16 é o da humanidade, e não do globo terrestre. E se considerar que a frase "deu o seu Filho Unigênito" tem a ver com o capítulo 1, quando diz que Jesus "veio para o que era seu e os seus não o receberam", verá que tudo aponta para a obra de Cristo para a salvação dos que creem. Portanto podemos concluir que Deus amou a humanidade perdida, que incluía o povo judeu ("o que era seu" João 1:11). Considerando que o povo judeu para quem Jesus veio iria rejeitá-lo e pregá-lo numa cruz, isto já joga por terra a teoria de que Deus teria amado apenas os salvos ou os eleitos. Principalmente se você juntar a isso o que é dito de Jesus quando encontra um judeu rico que em questão de segundos o rejeitaria:

"E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades." (Mc 10:21-22).

Agora vamos para a outra passagem, e acrescento o contexto para você perceber que ali "mundo", ou "kosmos" no original, aparece no sentido do sistema de coisas que teve seu início em Caim, cujos descendentes foram os inventores do agronegócio, artes e tecnologia (Gn 4:20-22). Inclui também as atitudes do ser humano em relação às coisas materiais, pois ali repete as coisas que levaram Eva a atender ao sibilo da serpente, quando viu "que aquela árvore era boa para se comer (concupiscência da carne), e agradável aos olhos (concupiscência dos olhos), e árvore desejável para dar entendimento (soberba da vida)" (Gn 3:6). É de "mundo" neste sentido que fala a passagem de 1 João 2:15-17.

"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre." (1 Jo 2:15-17).

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Mais acessadas da semana