As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.
ATENÇÃO: POR FALTA DE TEMPO SÓ RESPONDEREI PERGUNTAS INÉDITAS. NÃO RESPONDO NO WHATSAPP.
PESQUISE "assunto"+"mario persona" NO GOOGLE PARA VER SE JÁ EXISTE RESPOSTA.

Pesquisar este blog

Por que Noe' amaldicoou seu filho?



https://youtu.be/ghjP6_5bjuQ

Na verdade Noé não amaldiçoou Cão (ou Cam), mas seu descendente Canaã. A passagem é esta: "E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora. Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai. E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera. E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos. E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.  Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo." (Gn 9:22-27).

 A Bíblia não diz a razão dessa maldição, mas talvez Cão não tenha apenas avisado seus irmãos. Além de não ter tomado a iniciativa de cobrir seu pai, preferiu espalhar a notícia de sua embriaguez e nudez, e pode ser esta a razão. Outra possibilidade seria Cão ter falhado no modo como  comunicou a nudez de seu pai a seus irmãos, talvez com zombaria ou falta de respeito.

Podemos deduzir isto das duas maneiras como as pessoas reagem quando veem um amigo ou parente embriagado. Alguns não fazem qualquer coisa para ajudá-lo, mas simplesmente zombam, tiram fotos, gravam vídeos, e tornam pública a vergonha do amigo. Outros correm ampará-lo para escondê-lo da humilhação pública.

Talvez seja o caso aqui, mas a Bíblia não diz. Certamente Noé não teria amaldiçoado a descendência de Cão sem uma razão, que está embutida na frase do versículo 24: "e soube o que seu filho menor lhe fizera". Quanto ao versículo 26 não diz que Noé tenha abençoado a Sem, mas abençoou "o Senhor Deus de Sem", de quem viria o povo de Israel. Jafé foi indiretamente incluído na mesma bênção como quem seria beneficiado por habitar nas tendas de Sem.

Infelizmente a parte mais triste de tudo isso coube aos cristãos, que interpretaram a passagem como se Cão (ou Cam) fosse negro e tivesse dado origem às etnias negras, usando do pretexto de que Canaã seria servo de seus irmãos para escravizar pessoas pela cor da pele.

http://www.respondi.com.br/2008/12/deus-destinou-os-negros-para-serem.html

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Mais acessadas da semana