As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.

Pesquisar este blog

Carregando...

Fora da caridade não há salvaçao?



https://youtu.be/S2GZ9uKJRME

Você citou uma frase que é frequência constante na literatura espírita, de Alan Kardec a Chico Xavier, e quer saber se concordo. Discordo do espiritismo mas concordo com a frase. Exatamente. Fora da caridade não há salvação. Mas o que é caridade? Meu dicionário diz que é uma "disposição favorável em relação a alguém em situação de inferioridade". Assim, o rico ajuda o pobre, o saudável ajuda o doente, o forte ajuda o fraco, o maior cuida do menor. E, num caso extremo, um dá a vida pelo outro.

E se subirmos na escala, quem é o maior, que mais pode, que mais faz, que mais cuida? Aquele que tem maior caridade. E "ninguém tem maior caridade do que esta, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos". Mas a caridade vai a extremos, além de amigos e "Deus prova a Sua caridade para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores".

Mas, afinal, que caridade é essa que fora dela não há salvação? Simples. "Nisto está a caridade, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados". 1 João 4:10

Fora DESSA caridade não há salvação. Mas há os que relutam em serem o objeto dessa caridade, o receptáculo desse amor. Somente alguém que se ache muita coisa, que não reconheça sua nulidade, ruína e imperfeição, terá a audácia de dizer a Deus: "A MINHA caridade é que me trará salvação".

Mais acessadas da semana