fonte

O primeiro a falar do arrebatamento foi John Nelson Darby? Mario Persona



https://youtu.be/z3igDltMZZM

Não, o primeiro a falar do arrebatamento não foi John Nelson Darby. Apesar de Darby ter escrito bastante sobre o assunto, e também sobre as diferentes dispensações ou formas de Deus tratar com o homem nas diferentes épocas, existem referências ao arrebatamento da Igreja feitas por outros autores contemporâneos a eles e também referências bem mais antigas. Algumas trazem alguns ensinamentos confusos, mas ao menos servem para mostrar que a idéia de um arrebatamento era conhecida no passado entre os cristãos.

Uma delas está em um manuscrito chamado Pseudo-Efraim escrito entre o ano 374 e 627 (não existe uma concordância quanto à data exata):

"Portanto, por que não rejeitamos todo cuidado terrenal e nos preparamos para encontrar o Senhor Cristo, de modo que Ele possa nos tirar da confusão que toma conta do mundo?... Pois todos os santos e eleitos de Deus são reunidos, antes da tribulação que virá, e são levados para o Senhor a fim de não verem a confusão que está para dominar o mundo por causa de nossos pecados"

Outro texto foi escrito por Morgan Edwards em 1744 e publicado em 1788:

"A distância entre a primeira e a segunda ressurreição será de aproximadamente mais de mil anos. Digo aproximadamente mais porque os santos mortos ressuscitarão e os vivos serão transformados quando Cristo aparecer nos ares; e isso acontecerá cerca de três anos e meio antes do milênio, como veremos a seguir: mas ficarão ele e eles nos ares todo esse tempo? Não: eles subirão ao paraíso, ou para alguma das muitas mansões na casa do Pai, e desaparecerão durante o periodo de tempo mencionado. O objetivo dessa retirada e desaparecimento será para julgar os santos ressuscitados e transformados; pois eis que o tempo do juízo deve começar e isso pela casa de Deus...

Há também um texto de 1316 chamado "História do Irmão Dolcino", escrito por um autor anônimo da diocese de Vercelli no norte da Itália. O texto em latim fala das obras e crenças de uma ordem religiosa chamada de Irmãos Apostólicos, sob a liderança de Irmão Dolcino, existente naquela época. O texto foi recopiado em 1551 e mais tarde impresso em 1740 no Rerum Italicarum Scriptores. A edição mais recente é de 1907. A ordem dos Irmãos Apostólicos foi perseguida pelo Papa e apenas no ano de 1307 mais de 400 deles foram mortos pelo exército do Papa. Vamos ao texto, que mostra existir naquela época uma idéia da existência de um arrebatamento, muito embora o relato seja de alguém ligado a Roma e pode não representar com precisão as crenças de Dolcino:

"Dolcino acreditava e pregava e ensinava que naqueles três anos o próprio Dolcino e seus seguidores pregarão a vinda do Anticristo. E que o Anticristo vinha ao mundo naquele período de três anos e meio; e que após vir, então ele (Dolcino) e seus seguidores seriam transferidos para o Paraíso, no qual estão Enoque e Elias. E desse modo eles serão poupados da perseguição do Anticristo. E que então os próprios Enoque e Elias descerão à terra para pregar contra o Anticristo. Então eles serão mortos pelos servos do Anticristo, e assim o Anticristo irá reinar por um longo tempo. Mas quando o Anticristo for morto, o próprio Dolcino, que então será o santo padre, e seus seguidores que o seguiram, descerá à terra e pregará a verdadeira fé em Cristo a todos, e converterá aqueles que crerem à verdadeira fé de Jesus Cristo".

Todavia, é inegável a influência que o pensamento de Darby e os muitos livros que publicou tiveram na sociedade do século 19 e na história do mundo. Mesmo sem ter se envolvido com política, hoje sabemos que até a decisão da Inglaterra de apoiar a criação do estado de Israel foi tomada sob influência do pensamento dispensacional, do qual Darby foi um dos principais propagadores. Outros cristãos também tiveram grande influência na história do mundo cada um em seu tempo, como foi o caso de Martinho Lutero e Charles Wesley.

Embora não fosse intencional, a configuração do mundo cristianizado atual é consequência do modo como Deus usou Lutero, e a a própria manutenção da coroa britânica deve muito a Charles Wesley e ao volume de pessoas que se converteu em uma época quando a inquietação pública estava a ponto de levar o país a uma revolução. Quando hoje vemos cristãos falando em arrebatamento, vinda do Senhor antes da tribulação ou que o cristão não tem nada que dominar a Terra, mas que isso será dado a Israel no futuro, poucos sabem o quanto do que creem teve a influência dos escritos de John Nelson Darby.

Uma matéria escrita por um jornalista britânico faz críticas aos pensamentos de Darby, mas atribui a ele boa parte do desenho do mundo político atual. Obviamente Darby não tinha qualquer intenção de se intrometer em política, mas é interessante ler o artigo abaixo para entender o lugar que teve na história, leia o trecho que colei no final.

"Se o ensino de Darby e de outros que compartilhavam sua perspectiva tivesse permanecido simplesmente um tópico de debate entre os cristãos sobre como interpretar as difíceis passagens apocalípticas das Escrituras, teria tido pouco impacto nos assuntos mundiais. Do jeito que foi, teve grande influência : Os ensinamentos de Darby influenciaram figuras políticas britânicas importantes do século XIX, numa época em que o Império Britânico ainda estava a todo vapor.

A mais importante dessas figuras foi Lord Anthony Ashley Cooper, sétimo conde de Shaftesbury.23 Lord Shaftesbury foi uma figura influente entre os evangélicos de sua época. Ele também foi ouvido por poderosos políticos britânicos, incluindo o ministro das Relações Exteriores britânico, Lord Palmerton. Shaftesbury tornou-se um defensor incansável da abordagem dispensacionalista do ensino bíblico, tanto em seu trabalho com a igreja quanto no cenário político.CHRISTIAN ZIONISM: A HISTORICAL ANALYSIS AND CRITIQUE By John Hubers

"John Nelson Darby (1800-81), um padre anglicano irlandês renegado, acrescentou várias características únicas aos ensinamentos de Way, incluindo a doutrina do "Arrebatamento", por meio da qual os "cristãos nascidos de novo" seriam literalmente removidos da história e transferidos para o céu antes até o retorno de Jesus. Darby também colocou um Israel restaurado no centro de sua teologia, alegando que um verdadeiro estado judeu chamado Israel se tornaria o instrumento central para Deus cumprir Seus planos durante os últimos dias da história.") Os cristãos seriam removidos da história antes da batalha final do Armagedom através do Arrebatamento - com base em sua interpretação literal de 1 Tessalonicenses 4:16.

Os extensos escritos de Darby e a carreira de 60 anos como missionário consolidaram uma forma de fundamentalismo chamada "pré-milenismo" (Jesus retornaria antes da Batalha do Armagedom e de seu governo milenar na terra). Darby fez seis viagens missionárias à América do Norte, onde se tornou um professor e pregador popular. The premillennial theology and its influence on Christian fundamentalism and the emerging evangelical movement in the United States can be directly traced to Darby's influenceChristians and Zion: Part I - Part I: "British Stirings" - by Donald Wagner - Daily Star"

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça