fonte

Como lidar com as falhas na Bíblia?



https://youtu.be/38pEgxF90JM

Você tirou seus questionamentos do livro "O Espiritismo e as Igrejas Reformadas", de Jayme Andrade, e eis as respostas para elas:

P. Como pode Deus criar a luz antes do Sol? - (Gen. 1:3 14).

Deus não criou a luz. A luz sempre existiu pois é um atributo de Deus "Deus é luz" 1 Jo 1:5. Em Gênesis Deus disse "HAJA luz, e houve luz".

P. Como afirmar que do Éden saia um rio que se dividia em outros quatro?

Ninguém sabe onde fica o Éden e o mundo mudou apos o dilúvio, portanto é irrelevante qualquer pesquisa neste sentido.

P. Por que a proibição de comer do fruto da 'árvore da ciência do bem e do mal' (Gen. 2:17), se é fato que, dando a razão ao homem, Deus só poderia encorajá-lo a instruir-se? Acaso preferia Ele ser servido por um tolo?

No Éden o homem não precisava de coisa alguma. Portanto, instruir-se de quê e para quê se ele podia conversar com Deus? Veja onde foi parar o homem instruído! Isso é evolução?

P. Por que se atribuiu à serpente o papel de Satã (Apoc. 12:9), se a Bíblia apenas diz que 'a serpente era o mais astuto dos animais' (Gen. 3:1)?

A Bíblia inclui também o livro de Apocalipse, onde diz que "Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás" Ap 20:2

P. Como puderam encerrar 'casais de todos os animais da Terra' (Gen. 6:19) numa arca de 300 côvados (198 m) de comprimento por 50 de largura e 30 de altura (Gen. 6:15)?

Não foram todos os animais da Terra, mas apenas "dois de cada espécie" Gn 6:19. Além disso o maior número de espécies vive na água e continuaram lá durante o dilúvio. Existem hoje cerca de 17 mil espécies de animais, naquele tempo poderiam ser classificados em menor numero de espécies (a espécie dos felinos tem dezenas de animais, mas são da mesma espécie). A capacidade da arca era igual a 522 vagões de trem cargueiro. Podia caber nela 125 mil animais do tamanho de um carneiro. Considerando que a maior parte dos animais do mundo são menores que um carneiro, deixo para você fazer as contas.

P. Como conseguiram apanhar todos esses animais e reunir tantos e tão variados alimentos e de que modo se houve as 8 pessoas a bordo (Gen. 7:13) para alimentar todos eles (e limpar todos os dejetos) durante mais de um ano? Note-se que o dilúvio começou a 17 do 2.o mês (Gen. 7:11) e os que nela haviam entrado sete dias antes (Gen. 7:10) só saíram da Arca a 27 do segundo mês (do ano seguinte é obvio) (Gen. 8:14)

Os animais só passaram a ter medo do homem ao saírem da arca (Gn 9:2), ao mesmo tempo em que Deus deu a carne como alimento (os homens eram vegetarianos). Muitos animais hibernam e não seria difícil que o tivessem feito por um período de tempo. A maioria dos animais é vegetariano, principalmente os maiores. Outros tomam leite... Mas isto é suposição, pois não entendemos muito de um mundo onde não chovia antes do dilúvio (foi a primeira chuva no mundo). A Terra era regada por um vapor (Gn 2:6). Além disso, Ei! Estamos falando de Deus aqui, e será que Ele não teria resolvido esses detalhes?

P. Se Deus é justo e se foi Ele próprio que endureceu o coração do Faraó para que não permitisse a saída dos israelitas (Ex. 11:10), por que teria de matar todos os primogênitos do Egito, inclusive muitos milhares de inocentes crianças e até os primogênitos de todos os animais? (Êxodo 12:29)

Se ler o texto inteiro verá que Ele só endureceu o coração de Faraó depois que este já havia tomado uma decisão. Verá também que Deus colocou uma opção diante de Faraó, tornando-o responsável por todas as consequências de sua decisão. Se numa guerra o adversário avisa que sua cidade será bombardeada, se você ignorar o aviso e permanecer com sua família a responsabilidade será sua. Não poderá dizer que não lhe foi dada uma chance.

P. Como teriam os magos egípcios transformado a água do Nilo em sangue (Êxodo 7:22), se Moises já o fizera antes? (Êxodo 7:20).

Você já ouviu dizer que rio corre? Sabe o que acontece com água corrente depois de transformada em sangue? Ora, todo mundo sabe! Vai voltando a virar água. Os magos, com poder demoníaco, só conseguiram piorar a situação do Egito, prolongando a falta d'agua.

P. Se o mar tragou todo o exercito do Faraó, este inclusive (Êxodo 14:28) não é de se estranhar que com a decifração dos hieróglifos, que permite hoje conhecer toda a historia do antigo Egito, não se tenha encontrado uma só referencia a tão espantosa calamidade?

Não precisamos ir longe. Na historia da União Soviética, a cada ano, desapareciam personagens de fotos históricas nos livros escolares. Haviam sido proscritos do partido e sua memória precisava ser apagada. Você acredita na Historia do Brasil? E ela não tem quinhentos anos! O que esperar da historia de um povo como o Egípcio que, no auge de seu poder, foi tão humilhado pelo Deus de seus escravos? Algum historiador egípcio seria louco de escrever isso nos anais de sua historia?

P. Como entender que os autores do Antigo Testamento, tão precisos ao citar pelos nomes dezenas de pequenos reis das cidades vencidas não tenham mencionado o nome do Faraó que reinava ao tempo da fuga dos israelitas, o qual é citado tantas vezes nos primeiros 14 capitulos do livro de Ex.?

"Faraó" era o titulo da época. Assim ele era conhecido. Do mesmo modo como "César" ou "Amaleque", que também era um titulo. Se Deus não achou necessário citar o nome do Faraó é porque queria que prestássemos atenção naquilo que Ele achou que foi necessário citar. Por que insistir em ler o que não está escrito quando temos tanta coisa escrita que está sendo negligenciada? Você pergunta por que Deus não escreveu. Eu pergunto porque você não crê naquilo que Ele escreveu?

P. Como entender que fossem eleitos e protegidos por Deus assassinos como Eude, que apunhalou a traição o rei Eglom (Juizes 3:21), Davi, que fez morrer Urias, para tomar-lhe a mulher (2.a Samuel 11:15) e Salomão, que tendo 700 mulheres e 300 concubinas (1.a Reis 11:3), mandou matar seu irmão Adonias só porque este lhe pedira uma? (1.a Reis 2:21 e 25)

Porque Deus é um Deus de graça, algo que homens que se consideram justos nunca irão entender. Na genealogia do Senhor Jesus você encontra esses homens, e ainda uma moabita, uma prostituta, uma adultera e tantos outros homens pecadores como eu e você. Somente em um Deus de graça podemos encontrar perdão.

Somos tão pecadores quanto Davi ou Caim e enquanto você não reconhecer isto, não poderá ser salvo. Cristo Jesus veio salvar pecadores. Ele não veio buscar os sãos, mas os doentes. Os que se justificam a si mesmos, como os fariseus, batem no peito e dizem: Eu não sou um assassino como Eude, nem como Davi, o adúltero e homicida. Eu não sou como Salomão, com tantas mulheres. Eu não roubo, não bebo, não adultero. Eu sou justo!

Se for este o seu caso, não há salvação para você pois Cristo veio salvar PE-CA-DO-RES!
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça