As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.

Pesquisar este blog

Carregando...

Existe consciencia no pos-morte para quem nao foi salvo?



https://youtu.be/ly5Odsnd8dY

Sim, há consciência no pós-morte, pois é isso que encontro na Bíblia, seja no Hades, o lugar dos mortos que não foram salvos, seja no lago de fogo, seu destino final depois de ressuscitarem para comparecerem diante do Grande Trono Branco e serem condenados para sempre.

No que diz respeito aos perdidos, temos alguns exemplos claros de consciência e sofrimento, tanto no pós-morte como no final, quando forem lançados no lago de fogo. Expressões como sede, tormento, pranto, ranger de dentes não fariam sentido caso se referissem a pessoas dormindo ou em alguma espécie de coma.

Curiosamente, é Jesus quem mais fala do inferno ou da condenação:

Lc 16:22-24 "E aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico e foi sepultado. E, no Hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão e Lázaro, no seu seio. E, clamando, disse: Abraão, meu pai, tem misericórdia de mim e manda a Lázaro que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama".

Mt 13:42 "E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali, haverá pranto e ranger de dentes".

Mt 13:50 "E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali, haverá pranto e ranger de dentes".


Mar 9:43-46 "E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga, onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, no fogo que nunca se apaga, onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga". 

Mt 8:12 "E os filhos do Reino serão lançados nas trevas exteriores; ali, haverá pranto e ranger de dentes".


Mt 22:13 "Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o e lançai-o nas trevas exteriores; ali, haverá pranto e ranger de dentes".


Mt 24:51 "e separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes".


Mt 25:30 "Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali, haverá pranto e ranger de dentes".


Lc 13:28 "Ali, haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no Reino de Deus e vós, lançados fora".


Ap 20:10 "E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre".


Apo 14:10-11 "também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso, nem de dia nem de noite, os que adoram a besta e a sua imagem e aquele que receber o sinal do seu nome".

Soube de um ateu que recebeu em seu portão um Testemunha de Jeová, e este lhe afirmou que após a morte ele seria totalmente aniquilado, não restando qualquer memória de sua existência. O ateu quis confirmar:

- Você garante que morreu, acabou? Que não vou sofrer e simplesmente deixarei de existir?

- Sim, garanto, pode ter certeza disso - confirmou o Testemunha de Jeová achando que estava fazendo progresso em sua tentativa de conquistar mais um membro para sua organização.

O ateu, radiante, encerrou a conversa:

- Muito obrigado mesmo! Esta foi a melhor notícia que você podia me dar. Não tenho mais motivo para me preocupar!

Mais acessadas da semana