fonte

Qual a idade minima para ser batizado?



https://youtu.be/GpgfNFQ3GrE

Não existe qualquer indicação de idade para alguém ser batizado. Eu batizei meus filhos pois creio que o batismo introduz a criança na esfera cristã. Parece existir uma associação do batismo neste sentido com a saída dos hebreus do Egito, quando as crianças passaram pelas águas juntamente com os adultos, pois não iriam deixá-las no Egito (símbolo do mundo).

Quando o carcereiro foi batizado, sua família foi batizada junto e não é dito quais eram as idades. Eu batizei meus filhos quando ainda eram bebês e eles vieram a crer mais tarde, mas ainda na infância. Eu creio que os pais cristãos devem batizar seus filhos, porque o batismo os introduz na esfera da profissão cristã.

Alguns irmãos entendem que somente depois de crer é que a pessoa deva ser batizada, e às vezes a alegação é de que, no caso da criança, ela deve ter idade suficiente para tomar a decisão se seguirá ou não a Cristo. Mas mesmo os pais que acreditam assim criam seus filhos no temor do Senhor, ensinam a Palavra a eles e, de certa forma, procuram mantê-los na esfera cristã (embora tecnicamente eles seriam pagãos enquanto não fossem batizados).

O modo de batizar fica claro na Palavra de Deus que é em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O batismo que encontro na Bíblia é por imersão, mas como a forma não foi incluída na fórmula, não se pode criar uma regra a respeito disso. Se existe a possibilidade de se batizar por imersão, então é o mais adequado pelos textos que temos. Se a pessoa está doente numa UTI, obviamente ninguém irá querer que entre na água, aí pode-se usar outra forma. Normalmente isso é um trabalho para um irmão fazer, mas como já disse, não existe uma regra e se a única possibilidade de alguém ser batizado for por uma mulher, eu não acredito que Deus iria preferir que a pessoa deixasse de ser batizada por isso.

Você encontra algo sobre o batismo no link abaixo, mas este é um assunto que acaba ficando para a consciência de cada pai, porque não existe uma indicação clara. Meu genro pretende batizar seu filho que nasceu só quando ele tiver idade para decidir pelo batismo, pois é assim que enxerga. Isso não é motivo para divisão.

O batismo é sempre uma iniciativa de quem batiza (ide... e batizai) e não de quem é batizado. Mesmo assim, devido à confusão que existe hoje na cristandade, um novo convertido pode ficar em dúvida se o batismo que recebeu na "igreja A ou B" foi bíblico. Na dúvida, nada impede de ser batizado "de novo".

Seja estes links:


http://respondi.blogspot.com/2005/05/o-que-significa-o-batismo.html
http://respondi.blogspot.com/2007/10/so-posso-ser-batizado-se-estiver.html

Creio que o maior equívoco é que muitos cristãos consideram o batismo como uma forma de ser adicionado à igreja, o que não é o caso. Pior ainda é achar que o batismo é a porta de entrada para uma determinada denominação.
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça