fonte

Qual versao da Biblia voce usa?



https://youtu.be/BcUFwbSeNo0

Eu gosto da Almeida Revista e Corrigida e também da Corrigida Fiel, mas às vezes é bom conferir passagens e compará-las com outras, pois há detalhes sutis entre as diferentes versões. Veja o caso de Isaías 7:14:

(Almeida Corrigida e Fiel) Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que A virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.

(Almeida Revista e Corrigida) Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que UMA virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.

A tradução Almeida Corrigida Fiel usa o artigo definido "a" (correto), enquanto a Almeida Revista e Corrigida usa o artigo indefinido "uma" (incorreto). A questão é que não existe dúvida quanto a que virgem Isaías está se referindo, pois o Emanuel só poderia vir de uma virgem, aquela mencionada na profecia de Gên 3:15

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua [da mulher] semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar".

Quando Deus falou isso Ele indicou que a semente da mulher seria responsável por ferir a cabeça da serpente (Satanás). Só existe uma semente (descendente) da mulher, Jesus, pois todas as outras pessoas são descendentes da união homem-mulher. Na sua humanidade, Jesus descende apenas de mulher, não de homem, já que foi gerado pelo Espírito Santo de uma virgem (Maria) e não teve um pai humano.

Aproveitando, na passagem em Gênesis há também informações interessantes, como o fato de Deus se referir a uma descendência da serpente ("a tua semente"), o que obviamente não são filhotes de cobra, mas seres humanos ligados a Satanás. Algumas pistas no Novo Testamento nos mostram que são pessoas que deliberadamente rejeitam a Cristo contra todas as evidências, como foi o caso daqueles que são chamados segundo essa identidade, tanto por João Batista, como pelo Senhor:

Mat_3:7 E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?
Mat_12:34 Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? 
Mat_23:33 Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?
Joã_6:70 Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? e um de vós é um diabo.
Joã_8:44 Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai.
Ats_13:10 Disse: O filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?
1Jo_3:10 Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.

Outro fato interessante do capítulo 3 de Gênesis é que Deus pergunta ao homem e à mulher a razão de sua desobediência, dando a eles assim a chance de se justificarem, embora não consigam fazê-lo. Mas o simples fato de perguntar já indica que Deus tinha o desejo de dar a eles uma segunda chance, o que não ocorre com a serpente, à qual Deus nada pergunta, lavrando direto o seu juízo sem discutir.

Mais um ponto a ser notado em Gênesis 3 é a declaração de Deus à serpente:

Gên 3:15 E porei inimizade entre ti e a mulher...

O raciocínio é simples: a serpente havia iniciado uma amizade com a mulher e esta tinha correspondido a isso, confiando na serpente. A partir daquele momento Satanás tinha uma amiga e aliada no Éden, Eva, a qual ele induziu a pecar. Adão, porém, não foi enganado, como nos fala 1 Timóteo 2:14, mas seguiu sua mulher. Adão não caiu diretamente na conversa da serpente, não podia ser dito que houvesse um vínculo de amizade entre Adão e a serpente, como ocorreu com a mulher.

Naquele momento Deus destruiu esse vínculo de amizade entre Satanás e a mulher, para o bem desta, e transformou aquilo em inimizade. A partir daquele dia Satanás passaria a ter um ódio especial contra a mulher, não apenas porque Deus determinou que assim fosse, mas também porque da mulher viria o descendente que condenaria o diabo e salvaria o homem.

Muitos hoje não entendem a razão de Deus ordenar, na doutrina dada à igreja, que a mulher ocupe uma posição mais resguardada e não de atuação pública no ministério e ensino da Palavra, chegando a pedir que ela permaneça calada nas reuniões da igreja. Não se trata de costume da época ou machismo de Paulo, como alguns querem acreditar. É a providência de Deus.

Longe de ser falta de consideração pela mulher, esta é uma iniciativa de Deus para protegê-la de seu arqui-inimigo, Satanás, que irá sempre procurar atacá-la com o engano, como já fez no Éden, mas agora de um modo ainda mais feroz.

Se um pai de família vê sua casa invadida por um bandido, o que ele faz? Coloca-se entre o bandido e sua mulher, que permanece atrás dele contando com sua proteção. A cena é típica até dos filmes que passam na TV - o homem colocando-se como um escudo à frente de sua mulher. É este o lugar que hoje Deus deu à mulher, não para humilhá-la, mas para protegê-la.

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça