As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.

Pesquisar este blog

Carregando...

Jesus era negro?



http://youtu.be/srPBmYdjoSU

Você menciona uma teoria de que Moisés teria sido negro, que os judeus seriam negros e que Jesus teria tido pele bem morena. Se Moisés era negro não sei, mas tudo leva a crer que sua esposa era negra, originária da atual Etiópia.

Se Moisés foi negro ou não, se Cristo era moreno ou não, que diferença isso faz? Deus não considerou isso importante, pois se considerasse teríamos instruções a respeito na doutrina dos apóstolos. Mas tudo o que temos em Atos e nas epístolas é que havia irmãos de diferentes etnias e tons de pele.

Portanto hoje aqueles que consideram o ser ou não ser desta ou daquela cor estão apenas fazendo tempestade em copo d'água (ou buscando "pelo em ovo" ou "chifre em cabeça de cavalo", como se costuma dizer) para criar alarde de algo que não tem qualquer importância. Fuja dessas coisas, das teorias conspiratórias e coisas do gênero porque não trazem qualquer proveito. Ocupe-se com Cristo, e não com as bombas de fumaça que o diabo lança na tentativa de olharmos para outro lado.

Jesus tinha pele escura? Os verdadeiros judeus seriam negros ou brancos? Na verdade aparência física do Senhor é hoje totalmente irrelevante porque ele não está mais do mesmo modo como esteve aqui. Ele assumiu a forma humana para morrer e dar um fim à raça de Adão, inagurando uma nova linhagem, da qual ele ressuscitado é o primeiro representante ("as primícias"). Ele foi o último Adão e é o segundo Homem.

1Co 15:45-47 "Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.... O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu."

1Co 15:22-23 "Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda."

Portanto ficar ocupado com a aparência que Jesus teve neste mundo ou com a cor da pele das pessoas não faz qualquer sentido neste tempo pós-ressurreição de Cristo. Medite neste versículo:

2Co_5:16 "Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo"

Fazendo uma analogia, isso é como discutir se é melhor comprar um Gordini ou Dauphine e a resposta é que não devemos perder tempo com eles (a menos que você seja um colecionador), pois ambos saíram de linha e foram substituídos por carros modernos que não têm qualquer semelhança com os modelos do passado.

2Co 5:17 "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criação é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."

Sabe aquela imagem de Jesus que você vê em livros de histórias, imagens ou crucifixos? Supondo que essas imagens fossem fiéis à realidade da época (o que provavelmente não são), ninguém mais irá vê-lo daquele jeito. Hoje ele está no céu em glória, e não em humilhação, fraqueza e morte como esteve aqui.

"Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos." Hb 2:9

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Mais acessadas da semana