fonte

Podemos orar ao Espirito Santo ou adora-lo?



https://youtu.be/rLLYM5-sylU

No Novo Testamento e em especial nas epístolas temos a completa revelação de Deus sobre Aquele que era previsto no Antigo Testamento pelos profetas: Jesus. Temos também a revelação da Pessoa do Espírito Santo, que é Deus, assim como o Filho e o Pai. Mas você não encontra em nenhuma situação alguém orando ao Espírito ou adorando o Espírito Santo.

Sendo assim, o que não encontramos os discípulos fazendo ou os apóstolos dizendo para fazermos, nós devemos humildemente entender que deve existir uma razão para não fazermos. Além disso, não faz sentido orar para o próprio Espírito Santo que nos ensina como devemos orar, por intermédio de quem oramos, e que intercede pelos santos. Somos exortados a orar NO Espírito, não PARA o Espírito.

Rom 8:26 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

Rom 8:27 E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.

É importante lembrar também que, ao contrário do Pai e do Filho, que hoje estão no céu, o Espírito Santo está no mundo e também habita no crente. Ele é o penhor, ou a garantia da nossa redenção, e é por intermédio dele que elevamos nossa adoração ao Pai e ao Filho. Não há um versículo sequer na Bíblia que inclua o Espírito Santo como o destino de nossa adoração ou súplicas. Todavia, esse erro você encontra em muitos livros cristãos e até mesmo em letras de hinos que trazem frases exaltando o Espírito Santo ou o adorando.

Jesus é Deus, mas enquanto estava no mundo ele deixou claro que estava em submissão ao Pai. Mas quando foi adorado ele não recusou adoração. Porém prometeu enviar o Consolador e este desceu em um caráter diferente daquele em que Jesus veio. Embora também seja Deus, no caráter em que o Espírito Santo está hoje no mundo não há qualquer base bíblica para adorá-lo ou fazer orações dirigidas a ele. Ele atua nos bastidores levando nosso olhar e atenção para Cristo, não para si mesmo.

Alguns alegam que quando adoramos a Deus estamos adorando o Espírito Santo, ou quando oramos a Deus estamos orando ao Espírito Santo. É evidente que o Espírito Santo é Deus e uma Pessoa da Trindade, porém devemos respeitar a ordem que Deus estabelece na sua Palavra. Por exemplo, apesar de ser Deus, Jesus andou neste mundo na condição de Filho obediente ao Pai, não fazendo a sua própria vontade (embora perfeita), mas sujeitando-se inteiramente à vontade do Pai. Os céticos e incrédulos indagam como Jesus poderia ser Deus se agia assim, mas era tudo uma questão de ordem.

Alguns cristãos costumam fazer coisas, como orar para o Espírito e adorá-lo, por ignorarem as Escrituras. Outro erro é chamarmos a Jesus de Rei, algo que não encontramos os apóstolos fazendo, embora ele seja o Rei dos Judeus. Mas para a Igreja ele é Senhor.

Outra coisa é que encontramos o Senhor Jesus nos chamando de irmãos, mas NUNCA encontramos os apóstolos o chamando de Irmão, o que pode significar que ele tem a liberdade de nos chamar assim, mas não foi dada a nós a mesma liberdade de chamá-lo de irmão.

Complementando, encontramos, obviamente, instruções para orarmos ao Pai, mas vemos também os discípulos se dirigindo ao Senhor Jesus:

Paulo: 2 Co 12:8  Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.

Estêvão: Ats 7:59  E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.

João: Apo 22:20  Ora vem, Senhor Jesus.

Também ações de graças dirigidas a Jesus:

1Tm 1:12  E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus Senhor nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério;

Louvor e adoração dirigidos a Jesus:

Efs 5:19  Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;

Jesus sendo invocado pelas assembleias:

1Co 1:2  À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça