As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.

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O "anjo" em Apocalipse 1 e 2 e' o pastor?



https://youtu.be/rIzPSJXB07Q

Esta é uma dúvida de muitas pessoas que pertencem ao sistema denominacional, pois há muitos líderes eclesiásticos como "pastores", "profetas", "reverendos", "apóstolos", ou seja lá qual título adotam, que arvoram para si o título de "anjo da igreja".

Mas a expressão "ao anjo da igreja que está em...", repetida no início de cada mensagem às igrejas em Apocalipse 2 e 3, não está se referindo a essas figuras que compõem o clero das religiões modernas.

Aliás, a própria ideia de um clero é combatida nas mensagens às igrejas de Éfeso e Pérgamo. Nicolaítas vem de "Nico", que significa "conquistar" em grego, e "laíta", que significa "pessoas" (ou "povo"). A palavra pode significar "conquistador de pessoas" ou "conquistador das pessoas".

Para responder sua dúvida vou traduzir um trecho de "Notes on the Revelation", escrito por Hugh Henry Snell (1815-1891), um médico britânico que deixou sua profissão para dedicar-se ao evangelho em tempo integral. Os trechos entre [ ] foram acrescentados por mim para esclarecimento.

"Quando se pergunta 'Qual o significado do 'anjo' da igreja, ao qual cada carta é endereçada', nossa resposta é: Não existe qualquer fundamento nas escrituras para identificar esse anjo com 'o pastor'. Apesar de pastores serem dons benditos concedidos por Jesus ressuscitado, a ideia do "pastor" [no sentido denominacional] não é encontrada no Novo Testamento, mesmo porque deviam existir muitos 'pastores' em cada assembleia. Em Éfeso havia muitos supervisores [pessoas que tinham o cuidado da assembleia], como também 'bispos' e 'diáconos' na igreja em Filipo. É mais fácil dizer o que não é o 'anjo' do que definir o que é. Portanto é humildemente que falamos de um assunto envolto em tanta controvérsia.

"Mas ao encontrarmos a expressão, 'O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra... são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas' (Ap 1:20), e notarmos que eles são segurados pela 'destra' do Jesus ressuscitado que subiu ao céu, somos inclinados a acreditar que o anjo é uma figura das pessoas portadoras dos dons mencionados em Efésios 4, aqueles que têm a obra do Senhor no coração, através dos quais o Senhor poderia comunicar Seus pensamentos, e os quais Ele tem, em certo sentido, como responsáveis, tanto pela fidelidade quanto pelo fracasso da assembleia."

Outro autor, F. W. Grant, comentando o mesmo livro de Apocalipse, acrescenta: "A responsabilidade de cada coisa errada é atribuída ao anjo; é ele que tem aqueles que professam a doutrina dos Nicolaítas; é ele que permite a mulher Jezabel; é ele que é ameaçado com a remoção de seu castiçal. Fica bem claro que ele de algum modo representa a igreja, e deve-se notar que a palavra 'anjo' possui esta força de ser um representante".

Volto a lembrar que esse papel de "representante", apesar do singular "anjo", sempre é visto na doutrina dos apóstolos como uma função coletiva. Não havia "o pastor" nas congregações que encontramos em Atos e nas Epístolas, mas "pastores", que eram dons como também eram "evangelistas" e "mestres" ou "doutores". Não havia qualquer ideia de um "reverendo" ou, resumindo, de um homem à frente de uma congregação. A representação sempre era plural, mais por um papel de responsabilidade assumida do que de cargo delegado.

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