fonte

O "anjo" em Apocalipse 1 e 2 e' o pastor?



https://youtu.be/rIzPSJXB07Q

Esta é uma dúvida de muitas pessoas que pertencem ao sistema denominacional, pois há muitos líderes eclesiásticos como "pastores", "profetas", "reverendos", "apóstolos", ou seja lá qual título adotam, que arvoram para si o título de "anjo da igreja".

Mas a expressão "ao anjo da igreja que está em...", repetida no início de cada mensagem às igrejas em Apocalipse 2 e 3, não está se referindo a essas figuras que compõem o clero das religiões modernas.

Aliás, a própria ideia de um clero é combatida nas mensagens às igrejas de Éfeso e Pérgamo. Nicolaítas vem de "Nico", que significa "conquistar" em grego, e "laíta", que significa "pessoas" (ou "povo"). A palavra pode significar "conquistador de pessoas" ou "conquistador das pessoas".

Para responder sua dúvida vou traduzir um trecho de "Notes on the Revelation", escrito por Hugh Henry Snell (1815-1891), um médico britânico que deixou sua profissão para dedicar-se ao evangelho em tempo integral. Os trechos entre [ ] foram acrescentados por mim para esclarecimento.

"Quando se pergunta 'Qual o significado do 'anjo' da igreja, ao qual cada carta é endereçada', nossa resposta é: Não existe qualquer fundamento nas escrituras para identificar esse anjo com 'o pastor'. Apesar de pastores serem dons benditos concedidos por Jesus ressuscitado, a ideia do "pastor" [no sentido denominacional] não é encontrada no Novo Testamento, mesmo porque deviam existir muitos 'pastores' em cada assembleia. Em Éfeso havia muitos supervisores [pessoas que tinham o cuidado da assembleia], como também 'bispos' e 'diáconos' na igreja em Filipo. É mais fácil dizer o que não é o 'anjo' do que definir o que é. Portanto é humildemente que falamos de um assunto envolto em tanta controvérsia.

"Mas ao encontrarmos a expressão, 'O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra... são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas' (Ap 1:20), e notarmos que eles são segurados pela 'destra' do Jesus ressuscitado que subiu ao céu, somos inclinados a acreditar que o anjo é uma figura das pessoas portadoras dos dons mencionados em Efésios 4, aqueles que têm a obra do Senhor no coração, através dos quais o Senhor poderia comunicar Seus pensamentos, e os quais Ele tem, em certo sentido, como responsáveis, tanto pela fidelidade quanto pelo fracasso da assembleia."

Outro autor, F. W. Grant, comentando o mesmo livro de Apocalipse, acrescenta: "A responsabilidade de cada coisa errada é atribuída ao anjo; é ele que tem aqueles que professam a doutrina dos Nicolaítas; é ele que permite a mulher Jezabel; é ele que é ameaçado com a remoção de seu castiçal. Fica bem claro que ele de algum modo representa a igreja, e deve-se notar que a palavra 'anjo' possui esta força de ser um representante".

Volto a lembrar que esse papel de "representante", apesar do singular "anjo", sempre é visto na doutrina dos apóstolos como uma função coletiva. Não havia "o pastor" nas congregações que encontramos em Atos e nas Epístolas, mas "pastores", que eram dons como também eram "evangelistas" e "mestres" ou "doutores". Não havia qualquer ideia de um "reverendo" ou, resumindo, de um homem à frente de uma congregação. A representação sempre era plural, mais por um papel de responsabilidade assumida do que de cargo delegado.

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Nunca compartilharemos seu email com terceiros.

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça