fonte

A profecia de Joel 2 se cumpriu em Atos 2?



https://youtu.be/LUsdPJCDvdg

Atos 2 faz referência à profecia de Joel 2, mas não creio que Pedro esteja afirmando ali que a profecia estivesse se cumprindo em sua sua totalidade. Tudo indica que aquilo foi apenas uma prévia do que será o pleno cumprimento da profecia nos "últimos dias".

É comum encontrarmos profecias na Bíblia que começam a se cumprir em um momento e só terminam anos ou séculos depois. Um caso assim é o da profecia de Ezequiel 26 sobre Tiro. A primeira parte, que fala da destruição da cidade no versículo 4, aconteceu entre 587 AC e 574 AC e foi protagonizada por Nabucodonosor quando destruiu a porção continental da cidade, derrubando suas muralhas.

O versículo 5, porém, só veio a ocorrer 250 anos depois, quando Alexandre, o Grande, usou as ruínas da cidade destruída por Nabucodonosor para alcançar a ilha fortificada de Tiro, para onde fugiram os habitantes após a destruição da porção original e continental da cidade. Alexandre usou o entulho das muralhas para construir um caminho no mar e atacar a ilha fortificada, que era conhecida então como Tiro.

A profecia de Joel 2:28 segue nos versículos posteriores, e inclui algumas pistas importantes. Por exemplo, Joel fala dos "últimos dias" e um estudo das epístolas mostra que existe uma diferença entre "últimos tempos" e "últimos dias", os "últimos tempos" são de maior amplitude e os "últimos dias" referem-se a um tempo do fim do atual estado de coisas. Ainda que Atos 2 fosse considerado como "últimos tempos", hoje, 2 mil anos depois, sabemos que não eram os "últimos dias".

Outra pista importante da profecia está na expressão "do meu Espirito derramarei sobre toda a carne", o que obviamente não foi o caso em Atos 2, pois um número limitado de pessoas foi ali beneficiada com o derramar do Espírito.

A promessa de "prodígios em cima no céu e sinais em baixo na terra: sangue fogo e vapor de fumaça" também mostra que Atos 2 não é o total cumprimento da profecia de Joel. Tudo isso tem muito mais a ver com a vinda de Cristo para Israel no final do que com a formação da Igreja, que é o que encontramos em Atos 2.

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça