As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.

Pesquisar este blog

Carregando...

A profecia de Joel 2 se cumpriu em Atos 2?



https://youtu.be/LUsdPJCDvdg

Atos 2 faz referência à profecia de Joel 2, mas não creio que Pedro esteja afirmando ali que a profecia estivesse se cumprindo em sua sua totalidade. Tudo indica que aquilo foi apenas uma prévia do que será o pleno cumprimento da profecia nos "últimos dias".

É comum encontrarmos profecias na Bíblia que começam a se cumprir em um momento e só terminam anos ou séculos depois. Um caso assim é o da profecia de Ezequiel 26 sobre Tiro. A primeira parte, que fala da destruição da cidade no versículo 4, aconteceu entre 587 AC e 574 AC e foi protagonizada por Nabucodonosor quando destruiu a porção continental da cidade, derrubando suas muralhas.

O versículo 5, porém, só veio a ocorrer 250 anos depois, quando Alexandre, o Grande, usou as ruínas da cidade destruída por Nabucodonosor para alcançar a ilha fortificada de Tiro, para onde fugiram os habitantes após a destruição da porção original e continental da cidade. Alexandre usou o entulho das muralhas para construir um caminho no mar e atacar a ilha fortificada, que era conhecida então como Tiro.

A profecia de Joel 2:28 segue nos versículos posteriores, e inclui algumas pistas importantes. Por exemplo, Joel fala dos "últimos dias" e um estudo das epístolas mostra que existe uma diferença entre "últimos tempos" e "últimos dias", os "últimos tempos" são de maior amplitude e os "últimos dias" referem-se a um tempo do fim do atual estado de coisas. Ainda que Atos 2 fosse considerado como "últimos tempos", hoje, 2 mil anos depois, sabemos que não eram os "últimos dias".

Outra pista importante da profecia está na expressão "do meu Espirito derramarei sobre toda a carne", o que obviamente não foi o caso em Atos 2, pois um número limitado de pessoas foi ali beneficiada com o derramar do Espírito.

A promessa de "prodígios em cima no céu e sinais em baixo na terra: sangue fogo e vapor de fumaça" também mostra que Atos 2 não é o total cumprimento da profecia de Joel. Tudo isso tem muito mais a ver com a vinda de Cristo para Israel no final do que com a formação da Igreja, que é o que encontramos em Atos 2.

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Mais acessadas da semana