As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.

Pesquisar este blog

Carregando...

Os mortos estao dormindo?



https://youtu.be/mzpxkCglLbw

Quando a Bíblia fala em "dormir" ou "sono" referindo-se a pessoas que morreram, existem duas situações: Algumas passagens tratam os salvos que faleceram como estando "dormindo", enquanto para os incrédulos geralmente a expressão usada é que morreram.

Outra situação é quando o objetivo da passagem é demonstrar a relação do morto com esta vida, ou seja, para o observador que ainda está vivo neste mundo, o que morreu está dormindo, isto é, não está ativo e participante das coisas que ocorrem debaixo do sol como quando estava vivo. Na Bíblia é importante entender o ponto de vista de onde o observador vê a coisa. Por exemplo, dizemos que o sol se põe no horizonte, quando na verdade o sol continua no mesmo lugar, e foi a terra que girou.

Eu diria que suas afirmações, de que todos ficamos dormindo até a ressurreição, estão equivocadas. O fato alegado por você, de que a Bíblia não diz que Lázaro foi para o céu enquanto esteve morto, não significa que ele tenha ficado dormindo esse tempo. A Bíblia não diz porque o assunto não era esse, e sempre que o assunto não é o ponto principal a Bíblia omite a informação. Por exemplo, onde Jesus esteve até começar seu ministério? A Bíblia não diz porque não interessa ao contexto do que Deus quer nos mostrar. Usando seu argumento alguém poderia dizer que Ele esteve dormindo.

Quando Jesus fala do rico e de Lázaro, o rico está bem acordado e conversando, mesmo estando no hades (o lugar dos mortos). Não me parece que ele esteja dormindo ali. Veja se tem alguém dormindo nestas cenas do além-vida:

Lucas 16:22-24: "E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno [hades], ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama".

Uma pessoa em estado de "sono da alma", como dizem alguns, não seria capaz de erguer os olhos, sofrer, ver, clamar e dizer coisas. Nos versículos que se seguem vemos uma conversação rolar ali que somente alguém bem acordado e consciente seria capaz de ter. Semelhante caso você encontra na cena dos mortos de Apocalipse:

Apocalipse 6:9-10 "E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?"

Quando o Senhor é transfigurado no monte, surgem ao lado dele dois homens do Antigo Testamento, Moisés, que morreu e cujo corpo Deus escondeu, e Elias, que não morreu mas foi arrebatado ao céu. Os dois estão falando com Jesus e os discípulos os identificam como pessoas conscientes (eles provavelmente estavam em pé), e não como sonolentos. Os discípulos imediatamente sugerem fazerem três tendas, uma para Jesus, uma para Moisés e outra para Elias, e não uma tenda para Jesus e duas camas, para Moisés e Elias.

Mateus 17:3 "E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele".

A partida de um salvo deste mundo é também a certeza de sua entrada na companhia de Cristo para desfrutar dessa companhia, o que obviamente não se faz dormindo. Paulo fala de sua morte como estar com Cristo, e não faria sentido toda essa excitação pela partida se estivesse pensando em dormir pelos dois mil anos que se seguiriam:

Filipenses 1:23-24 "Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor".

A passagem que iniciou nosso diálogo em outro email também fala desse estar com Cristo:

Lucas 23:43 "E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso".

Sua afirmação de que "a bíblia afirma que o morto não tem consciência alguma do que acontece na terra ou no céu" é equivocada e distorcida, porque você introduziu "no céu" por conta própria. O versículo não fala de céu, mas de terra, por isso usa a expressão "debaixo do sol":

Ecl 9:5-6 Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.

Talvez você seja Adventista do Sétimo Dia, e se for, há muitos motivos para rever o que aprendeu nessa denominação. O Adventismo segue os ensinos de uma mulher, todavia a Palavra de Deus proíbe a mulher de ensinar justamente por ela estar sujeita ao erro e sob a ameaça constante de Satanás. Isso ficou estabelecido em Gên 3:15 - "E porei inimizade entre ti e a mulher" - e não mudou até hoje. Pela mesma razão a mulher é proibida de falar nas reuniões da assembleia.

1Tm 2:11-14 A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, SENDO ENGANADA, caiu em transgressão. Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação. 

1Co 14:34-37 Como em todas as igrejas dos santos as vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja. Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós?  Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.
 

Mais sobre o assunto aqui:
http://www.respondi.com.br/2010/08/como-assim-salvar-se-dando-luz-filhos.html
http://www.respondi.com.br/2008/01/quem-morre-vai-ao-ceu-ou-ao-paraiso.html

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Mais acessadas da semana