As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.

Pesquisar este blog

Carregando...

Tamar queria mesmo cometer incesto?



https://youtu.be/lopYS06McDI

Você parece surpreso com a intenção de Tamar de se vestir de prostituta para enganar seu sogro Judá e engravidar dele (Gênesis 38). Nós erramos quando lemos a Bíblia em busca de heróis, como se fosse um daqueles livros de História do ginásio, nos quais D. Pedro I aparece como um homem perfeito que devemos imitar. A Bíblia mostra o contraste entre o homem pecador e o Homem perfeito, Jesus.

Ats_14:15 E [Barnabé e Paulo] dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles;

Tgo_5:17 Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós

Tamar obviamente era uma mulher com todos os defeitos que temos e armou aquele esquema para garantir uma descendência, já que tinha ficado viúva dos filhos de Judá. Para um israelita, cujas promessas eram terrenas e de muitos filhos, muitas terras, muitos rebanhos etc. seria uma desonra para ela não deixar descendência. Mas obviamente ela estava pecando ao praticar um incesto, e seu sogro também pecou com ela, mesmo sem reconhecê-la, por buscar uma prostituta. Deus condena o incesto e a prostituição.

Mas então vemos no Novo Testamento, em Mateus 1:3, o nome de Tamar entre os que compõem a árvore genealógica de Jesus, juntamente com Raab, uma prostituta, Davi, um rei adúltero e homicida, Batseba, a que adulterou com Davi, e outros não menos pecadores. Judá, que dormiu com Tamar pensando que ela era uma prostituta, aparece na genealogia de Jesus em Lucas 3:33-34. Tudo isso só revela a graça de Deus e faz refulgir com maior força a Pessoa perfeita de Jesus, nosso Salvador. Falei sobre isso neste link.

Existe também no episódio de Tamar e Judá um aspecto dispensacional no qual vemos figuras dos acontecimentos proféticos. Se observar o capítulo 37, que precede o episódio de Tamar e Judá, encontrará José, que é uma figura de Jesus, sendo rejeitado, vendido por seus irmãos e levado para uma terra distante na qual Deus o prepararia para ser o vice-rei de todo o Egito. Veja que interessante o paralelo que existe entre as sombras do Antigo Testamento e a realidade do Novo Testamento:

Gênesis 37: José rejeitado, vendido e morto (em figura, jogado na cova) por seus irmãos. Jesus é rejeitado, vendido e morto (realmente) por seus irmãos, os judeus.

Ats_2:23 A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos;

Gênesis 38-40: José fica ausente de seus irmãos, e na sua ausência a iniquidade deles só aumenta, chegando ao ponto do incesto entre Judá e Tamar. Enquanto isso José, no Egito, é preparado para assumir o lugar de vice-rei e salvar seus irmãos da fome. Jesus está hoje ausente de seus irmãos, os judeus, e eles caminham em desobediência e rejeição rumo ao seu juízo na terra.

Ats_3:15 E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.

Gênesis 41: José reina em poder, justiça e sabedoria sobre toda a terra. Jesus volta para reinar neste mundo.

Zac_2:10 Exulta, e alegra-te ó filha de Sião, porque eis que venho, e habitarei no meio de ti, diz o SENHOR.

Gênesis 42-44: Os irmãos de José descobrem que a salvação da fome e da miséria pode ser encontrada naquele que reina no Egito, mas que eles não sabem que é seu próprio irmão. Um remanescente de judeus passando pela tribulação percebe que a salvação está naquele que um dia foi rejeitado por seus irmãos, Jesus, o Rei de Israel.

Zac_13:6 E se alguém lhe disser: Que feridas são estas nas tuas mãos? Dirá ele: São feridas com que fui ferido em casa dos meus amigos.

Gênesis 45: José se revela a seus irmãos. Jesus se revela ao remanescente judeu que se converterá em tempos de tribulação.

Joã_19:37 E outra vez diz a Escritura: Verão aquele que traspassaram.

Gênesis 46-47: Israel (Jacó) é reunido a todos os seus filhos (as tribos), inclusive aquele que tinha por morto, José. Israel é restaurado e passa a desfrutar das bênçãos que Deus prometera para eles na terra, como protegidos de Jesus, o rei de Israel.

1Cr_16:31 "Alegrem-se os céus, e regozije-se a terra; e diga-se entre as nações: O SENHOR reina".

1Cr 16:36 "Bendito seja o SENHOR Deus de Israel, de eternidade a eternidade. E todo o povo disse: Amém! E louvou ao SENHOR".

Slm_93:1 "O SENHOR reina; está vestido de majestade. O SENHOR se revestiu e cingiu de poder; o mundo também está firmado, e não poderá vacilar".

Apesar de a Igreja nunca aparecer nas profecias do Antigo Testamento, podemos nos deliciar com as sombras que vêm da pena dos profetas, mesmo sem que eles estivessem entendendo tudo o que escreviam. No período da rejeição de José por seus irmãos, os gentios estavam sendo abençoados por sua presença no meio deles.

1Co 10:11  Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.

Rom_15:4  Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.


Hoje, enquanto Israel permanece na sua incredulidade e rebeldia, Jesus está abençoando a Igreja, sua noiva tomada dentre os gentios, assim como José, que recebeu uma esposa que não era do povo hebreu, a qual lhe deu dois filhos cujos nomes representam bem a disposição do Senhor para com os judeus neste momento e o fato de Jesus estar sendo glorificado neste mundo por meio da Igreja:



Gên 41:50  E nasceram a José dois filhos (antes que viesse um ano de fome), que lhe deu Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om. E chamou José ao primogênito Manassés, porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu paiE ao segundo chamou Efraim; porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição


Efs 3:1-7  Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Jesus Cristo por vós, os gentiosSe é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada; Como me foi este mistério manifestado pela revelação, como antes um pouco vos escrevi; Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetasA saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho; Do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus, que me foi dado segundo a operação do seu poder.  

por Mario Persona

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Mais acessadas da semana